domingo, 23 de novembro de 2014

Você sabe interpretar o que está escrito nos convites?








Você sabe interpretar o que está escrito nos convites?


Se você tem uma vida social agitada ou é um jornalista, colunista social, autoridade ou personalidade, deve receber dezenas de convites. Tirando as informações básicas, como data, hora e local, você se depara com muitas palavras em inglês que desconhece o significado. E agora? Será que elas são importantes? O que querem dizer? O professor Augusto Cesar, especialista em cerimonial, eventos e protocolo vai esclarecer o significado de algumas delas.


1 - Receber um convite é sempre agradável, mas ao ler o texto, o excesso de abreviações e termos estrangeiros muitas vezes nos faz pensar em desistir do evento. O início é sempre padrão - quem convida, para o quê, quando e onde. Mas em seguida começam os problemas. No canto inferior, à direita, encontramos RSVP e, às vezes, R.S.V.P. O que é isso?

2 - O termo é francês e já conhecido por quase todos. Quase todos? Não, infelizmente, somente por quem frequenta o high society. High society? O que é isso? Trata-se simplesmente da alta sociedade, de quem frequenta e utiliza, pernosticamente, diga-se de passagem, termos franceses e ingleses para tudo. R.S.V.P. é uma expressão francesa - "Répondez S'il Vous Plaît", usual nos convites elitizados, que significa "Responda por favor" (ou "Favor confirmar a presença", para utilizar um termo mais brasileiro).

3 - Ótimo, confirmarei a presença, mas com quem e quando? Será que tem um prazo para esta confirmação? Utilizo a lógica e o bom-senso: se é para confirmar, logicamente que deve ser com antecedência, mas quanta? Logo ao receber o convite? E se depois não puder ir? A forma mais fácil e que orienta a todos é colocar o termo "Favor confirmar a presença até o dia ...., com ....., telefone......".

4 – Há casos em que o convite informa o telefone e nome, mas não era para confirmação. O termo é "Somente para escusas". Esse termo é a tradução do termo inglês "Regrets only", que significa que só se deve telefonar no caso do não comparecimento. O termo francês é "En cas de refus".

5 – Há o caso do convite em que está escrito "Pede-se a apresentação deste". Este termo é bem conhecido: preciso apresentar o convite para entrar, mas... para que apresentar o convite se já terei confirmado a presença? Um item não torna o outro desnecessário? E ainda: serve para o convidado e o cônjuge? Afinal, está endereçado aos dois. Não seriam necessários dois convites? Não, basta um, mas não posso esquecê-lo. Uma preocupação a mais: e se eu me esquecer? Como será a triagem, terá uma lista? Seremos barrados? Confirme logo a presença e guarde o convite consigo para usar no dia do acontecimento.

6 - Dando uma última olhada para gravar todos os dados e passá-los à agenda, vejo uma última informação: Traje - Tênue de Ville. Qual será esse tipo de traje? Tênue de Ville é pomposo, talvez seja o social. Este é um traje mais elitizado, com os homens de terno escuro, camisa branca, gravata; as mulheres com vestidos finos, longos ou curtos, pantalonas de seda. "Tênue de Ville" é um termo francês que indica que o traje é o usado na cidade, em eventos formais - é o Passeio Completo.

7 - O Passeio Completo é o terno com gravata para os homens, sempre em tom escuro para a noite, podendo ser claro ou escuro durante o dia; para as mulheres, as pantalonas, tailleurs, conjuntos de calça comprida - tipo terninho -, e vestidos com blazer.

8 – Já o traje Passeio prevê: calça e camisa para os homens, sem gravata, informal; para as mulheres, conjuntos de saia, calça comprida, vestidos, ain

SERVIÇO: Confira mais em www.augustolima.com.br
e em williamfiqueatento.blogspot.com.br



Pacto em Brasília

O presidente do TCE Cipriano Sabino participou do lançamento do Pacto pela Boa Governança esta semana em Brasília. Governadores eleitos e reeleitos compareceram em peso ao evento. Sabino foi um dos cinco conselheiros de todo o Brasil escolhidos para participar de um dos painéis. Ao lado do governador eleito de Alagoas, deputado federal Renan Filho, o conselheiro debateu Segurança Pública. O vice-presidente Michel Temer, que estava no exercício, participou da abertura dos trabalhos ao lado do presidente do TCU e anfitrião, ministro Augusto Nardes. O chefe da Casa Civil Aluízio Mercadante representou o governo encerrando a programação.


Trabalho de Nunes ganha elogios

O subtenente da Polícia Militar Domingos Nunes Teixeira, atualmente, exercendo a função de diretor de esportes da Associação de Subtenentes e Sargentos da Policia Militar do Pará (Assubsar), vem recebendo elogios pelo trabalho realizado à frente daquele departamento especializado, sobretudo, através dos dirigentes e atletas. Para alcançar esse sucesso, Nunes conta com o apoio da esposa Alda Vieira Teixeira e dos filhos Márcia, Marcilene e Márcio. Parabéns.


Aniversário de Beth Mendonça

A jornalista e empresária Beth Mendonça, que aniversariou no último domingo, comemorou a data na companhia dos filhos Caio e Caila, dos sobrinhos Luccas, Arthur, Júlia e Luly, além de outros familiares e amigos. Ela recebeu muitas felicitações pelo transcurso do seu natalício. Na foto, da esquerda para a direita: Caio, Luccas, Arthur, Júlia, a aniversariante, Luly e Caila.


Padre João Renato é o novo provincial do Brasil

O padre João Renato Eidt foi empossado novo provincial do Brasil, num momento todo especial do nascimento da nova província jesuíta, a Companhia de Jesus no Brasil, que uniu todo o território nacional em um único corpo apostólico. A solenidade ocorreu no Centro Cultural “João XXIII, no Rio de Janeiro. Prestigiaram ato solene os padres Silva, Nicolás(Geral), Inácio (novo Superior da Plataforma da Amazônia), Adelson e padre Cleomar, além do coordenador de Liturgia da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, advogado e administrador, José Célio Santos Lima.


Planejando as férias de fim de ano

Sérgio Humberto Brandão do Nascimento, diretor jurídico da Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar do Pará (Assubsar/PA), e a esposa Rutenalda já estão planejando as férias de fim de ano. Neste final de semana o casal vai relaxar em Salinópolis, em companhia dos filhos.


A bela Daniela Fernande

A universitária Daniela Fernandes brinda os leitores neste domingo com sua beleza e frescor da juventude.


Parabéns para Guilherme Gama

Quem aniversariou na quinta-feira passada foi o servidor público Guilherme Gama, figura estimada por muita gente devido a grandeza de sua natureza humana. Ele comemorou a data com um almoço com a esposa Cristiane, os filhos e neto.



ACONTECE


6° Fórum Nacional de Museus

De 24 a 28 de novembro Belém será sede do 6° Fórum Nacional de Museus (FNM), evento realizado a cada dois anos pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O fórum reunirá centenas de participantes de todo o País no Hangar. Tendo como tema "Museus Criativos - Experiências e Práticas Inovadoras nos Museus" o fórum contará com conferências, painéis, minicursos, grupos de trabalho e apresentações de estudos e pesquisas.


Novo espaço cultural em Belém

Uma iniciativa de vários artistas contemporâneos ocupa o Centro Cultural do Carmo, um espaço novo que a cidade ainda precisa conhecer, localizado em frente à Praça do Carmo. A proposta do movimento surgiu da mesma forma que o local, de iniciativa própria. Diversos artistas foram se juntando, cada um contribuindo da forma que era possível, emprestando sua arte e seu talento para construir o movimento e se apropriar do espaço disponível.


Natal Encantado no Centur

A cidade já está respirando o clima natalino. Na sexta-feira passada aconteceu a solenidade de abertura do Natal Encantado, no Centur, com a presença de um grande público. O evento é uma realização da Faz e Acontece Cerimonial e Eventos.



PENSE NISSO

"O tempo é muito lento para os que esperam, é muito rápido para os que têm medo, muito longo para os que lamentam, muito curto para os que festejam, mas para os que amam, o tempo é eterno".

Henry Van Dyke

Nenhum comentário:

Postar um comentário