Marca pessoal é
promessa e compromisso com o cliente!
Muitos empreendedores
agem de forma desfocada e desligada, como se bastasse vender um
produto ou prestar determinado serviço para fidelizar o cliente e
estabelecer seu nome no mercado. No mundo empresarial globalizado de
hoje, com os clientes cada vez mais antenados e ligados online, sua
imagem e seu nome também estão expostos online, de forma positiva
ou negativa. Que tal dar mais atenção para sua marca pessoal?
Confira as dicas do professor Augusto Cesar, especialista em
cerimonial, eventos e protocolo.
1 - Entenda que você,
enquanto marca pessoal, faz outra coisa que é vital para sua empresa
ou seu negócio: sua marca melhora a qualidade dos seus clientes,
aumentando sua receita. Isso só depende de como você constrói sua
marca.
2 - Digamos que você é
um assessor que se especializa em eventos sociais e, mais
especificamente, em casamento e 15 anos. Se a sua única maneira de
conquistar novos clientes é um anúncio nas páginas amarelas,
alguns anúncios em assentos de ônibus (ou Bus Door), além de
algumas visitas não anunciadas ou um telemarketing invasivo, que
tipo de cliente você acabará atraindo? Certamente clientes cujos
gastos são baseados principalmente nos custos. Você conseguirá
clientes que estão à procura do serviço mais barato que puderem
encontrar, mas que também desejam qualidade. Lembre-se que qualidade
tem um preço. Assim, você ficará com um monte de clientes
exigentes que tomam o seu tempo (sua maior riqueza) e que lhe dão
uma renda mínima… e alguns deles ainda reclamarão dos seus
preços.
3 – Quando você tem
uma marca pessoal que o coloca na posição de especialista e que
comunica quem você é e que valores representa, o tipo de cliente
atraído será diferente. Se os seus materiais promocionais
(panfletos, anúncios, placas, cartão de visita, artigos nas mídias
sociais e assim por diante) são elegantes, sofisticados, técnicos,
informativos e focados no seu mercado-alvo, você afastará algumas
daquelas pessoas centradas nos preços automaticamente. Em vez delas,
você terá mais possibilidades de receber chamadas de clientes que
pensam: “Nós somos parecidos; “Ele está na elite da sua
profissão ou atividade. Eu gostaria de trabalhar com ele!”
4 - Essas pessoas não
enxergarão o seu trabalho como uma conveniência, e sim como um
valioso serviço especializado. Elas pagarão mais pelo que você tem
a oferecer e, por isso, você poderá se afastar de muitos dos
serviços mais baratos. A marca certa (você, seu nome) leva a menos
clientes, porém mais lucrativos; menos horas de trabalho e mais
dinheiro por hora trabalhada; e a um negócio menos estressante e
mais agradável. Quem seria louco o suficiente para não desejar algo
assim?
5 - A partir do momento
que você cria uma marca pessoal e a lança no mercado, não há como
voltar atrás. Soa impiedoso, não é? Bem, os negócios podem mesmo
ser impiedosos. O fato é que, a partir do momento em que você
estabelece e lança a sua marca, você está compromissado, para o
bem ou para o mal. Tudo o que você faz na sua vida profissional (e
mesmo algumas das coisas que você faz publicamente na sua vida
pessoal) afeta a sua marca pessoal. Por isso você tem que ter muito
cuidado com o que fala, escreve posta nas mídias. Até mesmo seu
comportamento no meio corporativo e pessoal afeta sua marca pessoal
e, por conseguinte, seu negócio.
6 - Uma marca pessoal
sobrevive num delicado equilíbrio entre a promessa que você faz ao
seu mercado e as suas ações diárias. A partir do momento em que
você estabelece sua marca, tudo o que você faz confirma ou quebra a
sua promessa.
7 - Se a sua marca
compromete-se a oferecer uma incrível experiência de atendimento e
qualidade no serviço que presta ao cliente, você tem que
proporcionar essa experiência pelo menos 90% das vezes. Toda vez que
você falhar, sua marca é ligeiramente danificada. Se houver
fracassos o suficiente (muitas incoerências em relação à sua
promessa), você arruinará sua marca. As pessoas começarão a
pensar que a sua promessa é uma mentira e que você é um impostor.
Aí você naufraga.
8 - É por isso que, a
partir do momento que você cria a sua marca pessoal, tudo o que você
faz está relacionado a ela. Sua marca pessoal é uma promessa e um
compromisso. Cuide dela!
SERVIÇO: Confira mais
em www.augustolima.com.br
e em
williamfiqueatento.blogspot.com.br
Pioneiros
A faculdade IESAM
formou, no último dia 22, a primeira turma do curso inédito de
Tecnologia em Jogos Digitais. Os formandos comemoraram bastante com
seus familiares e amigos essa importante vitória. As fotos são da
QUADROS EVENTOS/MÁRIO QUADROS
Parabéns Felipe
Beppler Teixeira
O jovem Felipe Beppler
Teixeira colou grau em Engenharia e Controle de Automação, no
último dia 22, motivo de muito orgulho para seus pais o médico
neurologista Francileno Teixeira (na foto com o formando) e a
neuropsicóloga Mirtis. Felipe se formou pelo IESAN e esse passo
vitorioso em sua vida foi comemorado no Espaço Gastronômico Santa
Chicória. A solenidade de formatura aconteceu no auditório do
IESAN. Parabéns!
Relações
Internacionais
O jovem Marcelo
Henrique Campos colou grau, no último dia 22, no curso de Relações
Internacionais, pela Unama, e comemorou a conquista com seus
familiares, entre os quais seu pai Marcelino Campos. As fotos são de
Raimundo Bezerra.
Comunicação
Multimídia
A formatura do jovem
Valdo Sanderson no curso de Comunicação Multimídia pela faculdade
IESAM, no último dia 22, foi motivo de grande orgulho para seus pais
Sheila e Valdo Souza. As fotos são da QUADROS EVENTOS/MÁRIO QUADROS
Dedicação à família
Juracina Gomes Trindade
ganhou homenagem de seus filhos netos e bisnetos, ao completar 79
anos de idade. A festa para a matriarca da família foi organizada
por sua filha Zilka (na foto com a mãe) e seu esposo, o repórter
fotográfico Augusto Castro.
ACONTECE
Posse no TCE-PA
Em sessão solene de
posse nesta sexta-feira (30), no auditório do TCE-PA, os
conselheiros Luis Cunha, Lourdes Lima e André Dias serão
empossados, respectivamente, na presidência, vice-presidência e
corregedoria. Os integrantes da nova Mesa Diretora conduzirão o
TCE-PA no biênio 2015/2016.
PENSE NISSO
"A vida é uma
peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore,
dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça
termine sem aplausos".
Charles Chaplin
Nenhum comentário:
Postar um comentário