quarta-feira, 25 de julho de 2018

Saiba como evitar o estresse no ambiente de trabalho



 Atualmente um dos grandes problemas de saúde está relacionado ao estresse. Esse, por sua vez, na maioria das vezes, acontece em ambiente de trabalho. Segundo Renato Grinberg, especialista em gestão e liderança, existem alguns fatores que são os maiores causadores de estresse no trabalho. “O estresse pontual pode ser positivo para a produtividade do colaborador, mas, a longo prazo, traz resultados negativos, pois pode comprometer a saúde do colaborador e o rendimento da empresa”.

Os principais causadores de estresse no ambiente de trabalho são: a falta de clareza no que é esperado do profissional em um projeto ou trabalho; a falta de feedback recorrente e a falta de habilidade dos líderes em definir prioridades. Sendo assim, tanto empresa quanto colaborador podem ser prejudicados por essas situações de grandes e constantes incômodos durante o período de trabalho.  Confira algumas dicas de como evitar ou lidar com estresse no dia a dia em ambiente profissional.

Defina objetivos e treine líderes - Por parte da empresa, devem acontecer treinamentos de líderes para que eles saibam definir objetivos com clareza e para que façam acompanhamento dos seus liderados. Dessa forma, é possível ajudar a equipe a entender as prioridades estratégicas da empresa e das suas atividades

Seja transparente e converse com os superiores - Se você está em situação de estresse, converse com seu gestor para expor o que está sentindo que são as causas-raízes do estresse. Quanto mais você guardar esse sentimento, mais estresse poderá ser gerado.

Use a situação a seu favor - Para não prejudicar sua saúde e até a carreira, o profissional deve usar o que acredita estar causando estresse a seu favor. Por exemplo: Se você trabalha sob pressão, tente fazer disso um combustível para mostrar sua eficiência.


OUTRAS CONSIDERAÇÕES

O estresse pontual pode ser positivo para gerar foco e determinação. Já o estresse contínuo leva as pessoas a ficarem doentes. Um certo nível de estresse dentro de um contexto específico, como por exemplo, preparar uma apresentação importante para investidores ou algo assim, é positivo porque foca as pessoas. Porém, quando o estresse faz parte do dia a dia, inevitavelmente isso elevará a quantidade de erros e também a taxa de absenteísmo, pois com o estresse constante vem a síndrome do burn out, que invariavelmente incapacita as pessoas para continuar trabalhando.

Gastrite, hipertensão, depressão, doenças cardiovasculares. Esses são alguns dos problemas de saúde mais comuns dos brasileiros atualmente, e que podem acontecer, muitas vezes, por conta de altas cargas de estresse no dia a dia e no trabalho. Segundo uma pesquisa da International Stress Management Association – ISMA os trabalhadores brasileiros estão entre os mais estressados do mundo no quesito Esgotamento Profissional. Além disso, estima-se que no Brasil 3,5% do PIB é perdido com custos relacionados ao estresse no trabalho.

Para a empresa, esse fator deve ser sempre levado em consideração como um dos mais importantes para a qualidade de vida pessoal e profissional do colaborador, uma vez que um profissional não satisfeito e não saudável pode comprometer os resultados da empresa. Para isso, é preciso ter muito cuidado e atenção com os colaboradores. O estresse é "contagioso". Quem está estressado geralmente não toma boas decisões, o que afeta outros colaboradores de maneira negativa, gerando mais estresse e menos produtividade e rendimento nos trabalhos.

-------------------------------------------------------------------------------- 

PENSE NISSO

“Viver é isto: ficar se equilibrando, o tempo todo, entre escolhas e conseqüências”.

Jean Paul Sartre


quarta-feira, 11 de julho de 2018

Já que ninguém lê pensamentos, sejam claros e objetivos na relação




 Um dos grandes geradores de conflito entre os casais é a comunicação, ou melhor, os ruídos causados por ela. Tendemos a acreditar que o outro é capaz de compreender exatamente o que estamos querendo dizer, inclusive aquilo que está oculto na mensagem e que, inúmeras vezes, nem falamos por imaginar que está subentendido. Confira as dicas de especialistas do site de relacionamentos Meu Patrocínio.


É perceptível a diferença entre homens e mulheres em termos de comunicação, tanto ao emitir quanto ao receber uma mensagem.

Eles são mais diretos, dificilmente falam algo querendo dizer outra coisa. A palavra é um instrumento muito importante para os homens, ela é verdadeira e não há o que interpretar.

Para os homens o que vale é a expressão verbal do sentimento. Falar o que pensa é mais importante do que se preocupar com o que os outros irão pensar.

A mesma facilidade eles têm para dizer de forma objetiva o que desejam. A comunicação e o comportamento masculino são, basicamente, coerentes.

Do outro lado, estão as mulheres. Quase sempre deixando algo nas entrelinhas para ser descoberto, elas esperam que eles percebam o que querem, adivinhem seus pensamentos sem verbalizar os desejos claramente.

Mais sensíveis aos sinais não verbais da comunicação, muitas vezes, elas fazem uma leitura completamente equivocada ao tentar entender o que estaria por trás do comportamento masculino, tomando o seu como referência.

Atitudes antagônicas na hora de se comunicar levam homens e mulheres a cometer erros de compreensão.

Se ela estiver triste e disser que está tudo bem, provavelmente ele irá acreditar e ficará espantado no momento em que a verdade aparecer.

Na percepção feminina, o relacionamento ideal, com uma sintonia absoluta, estaria pautado na troca de olhares e na observação da linguagem corporal, sem necessidade de palavras.

Mas, para manter e fazer prosperar uma relação, é necessário muito mais, é preciso empreender esforços para evitar desentendimentos, frustrações e discussões. O caminho é a transparência e objetividade na comunicação.

Ansiedade e insegurança na hora de expor os desejos só trarão frustrações. Se as reais expectativas não forem verbalizadas, nunca irão se concretizar.

Certa vez uma universitária teve uma grande decepção com o ex-namorado. Quando questionada por ele sobre o que gostaria de presente de aniversário, respondeu “nada”. O que ganhou? Nada, exatamente como pediu.

O namorado deveria ter percebido que ela esperava que ele procurasse um presente legal, algo que partisse dele e que tivesse a ver com ela. Ela aprendeu a lição, agora diz exatamente o que quer.

Homens e mulheres devem priorizar uma relação verdadeira e transparente, com propósitos alinhados desde o início, ou seja, uma convivência alicerçada em uma comunicação clara, sem joguinhos do tipo “adivinhe o que estou pensando e satisfaça a minha vontade”.

A comunicação é essencial nos relacionamentos e deve ser considerada uma aliada para alcançar os objetivos e transformar a relação em algo mais saudável e duradouro.

Através dela é possível expressar verdadeiramente sentimentos e pensamentos. Se for eficaz, transparente e direta impedirá a criação de fantasias e expectativas que jamais serão atendidas.

-----------------------------------------------------------------

PENSE NISSO

"A alma é essa coisa que nos pergunta se a alma existe".

 Mario Quintana

quarta-feira, 4 de julho de 2018

Veja como reduzir a conta de energia elétrica




 Um valor que causa dano nas finanças das famílias é a conta de luz, porém, por mais que sempre escutássemos nossas mães gritando para apagarmos a luz, nunca o impacto nos bolsos foi tão grande, principalmente com aumentos recentes na cobrança desse serviço em praticamente todo País. Mesmo para quem já tem o hábito de poupar, é preciso redobrar o cuidado e para que não haja susto na hora de pagar a conta. Veja algumas orientações de consumo consciente que podem fazer a diferença na ponta do lápis:


De olho no chuveiro - Segundo dados do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), o chuveiro elétrico é um dos grandes vilões no preço da conta de luz, representando cerca de 25% do valor em uma casa com quatro pessoas. Por isso é preciso sempre ficar atento à duração dos banhos diários, mesmo que no inverno, principalmente das crianças, que aproveitam para se divertir nesse momento.


Substitua as lâmpadas - Outra medida que pode fazer a diferença é substituir as lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED, que além de economizar muito mais energia, iluminam melhor e têm uma durabilidade maior, sem a necessidade de serem trocadas com tanta frequência.


Abra as janelas - Durante o dia, tente aproveitar melhor a luz natural dos ambientes da sua casa ou apartamento abrindo as cortinas ou janelas. Nem sempre é preciso acender a luz para todas as atividades do cotidiano.


Ar condicionado - Em dias mais quentes, utilizar o ar condicionado para manter o ambiente climatizado é, sem dúvida, muito bom, mas é válido manter o aparelho entre 23ºC e 26ºC, pois quanto mais as temperaturas baixarem, o consumo tende a aumentar proporcionalmente.


Desligue os aparelhos - Nem todos se atentam a esse detalhe, mas deixar aparelhos eletrônicos conectados na tomada, mesmo que desligados, gera o consumo de energia elétrica, portanto lembre-se de conectá-los apenas quando for utilizá-los.


Cuidado com a geladeira - Ficar abrindo  a geladeira a todo momento sem necessidade faz com que ela consuma mais energia, portanto abra-a apenas quando for pegar ou guardar algum alimento. Sempre que possível, faça o degelo do seu refrigerador, pois o gelo acumulado faz o motor trabalhar mais, consequentemente gastando mais energia. Verifique se a borracha da porta está em boas condições: uma boa forma de fazer isso é prender uma folha de papel na porta, se ela sair com facilidade é sinal que está na hora de trocar a borracha.

Viu como pode ser simples e fácil se tornar um consumidor mais consciente? Além de contribuir para o seu bolso, você também ajuda na preservação do meio ambiente, portanto faça o exercício de tentar mudar os hábitos no dia-a-dia e drible o aumento da energia.

-----------------------------------------------------------------

PENSE NISSO

“O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem ou de uma nação”.

Oscar Wilde