Comunicação não é o que eu falo, mas o que os outros
entendem daquilo que eu falo. Embora contemos com inúmeros recursos que
possibilitam uma comunicação rápida e ampla, as falhas na comunicação continuam
causando problemas na vida das pessoas, em todos os setores. Por isso, saber se
comunicar é cada vez mais importante, especialmente se você tem pessoas sob seu
comando. O professor Augusto Cesar, especialista em cerimonial, eventos e
protocolo separou algumas dicas para ajudar você a se comunicar melhor.
Muitas vezes não pensamos no efeito que as palavras podem
causar, mas devemos evitar armadilhas que levam a percepções negativas. Durante
o processo de comunicação, evite usar frases que exprimem exigência como: “Você
tem que...” e “Eu insisto...”, pois demonstram que a outra pessoa não tem
escolha.
Não use palavras depreciativas como estúpido, idiota,
imbecil, otário, pois magoam e são desestimulantes.
Palavras discriminatórias que fazem referência a idade,
sexo, orientação sexual, raça, religião, convicção política, deficiência física
e coisas assim, além de erradas, podem levar à injustiça.
Ofensas de qualquer natureza são inadequadas em qualquer
ambiente e momento.
Palavras ou frases negativas como “não” e “não posso”, geram
sentimentos negativos. Tente dizer as coisas de maneira positiva.
Antes de falar, pergunte a si mesmo: “Se alguém dissesse
isso para mim, como eu interpretaria?
Construa suas frases dando ênfase ao outro. Em vez de “Estou
satisfeito com o seu trabalho”, diga “Você fez um excelente trabalho”.
Transmita sua mensagem com clareza. Seja direto sem ser
grosseiro. Não suavize as palavras ou dê voltas como se estivesse tentando
evitar o assunto.
Evite palavras e expressões que permitam interpretações cujo
sentido varie conforme a percepção pessoal, como “muitos, alguns, raramente,
frequentemente e pouco.
Não use palavras de significado definitivo como “nada, nunca
e sempre” – a menos que você tenha certeza absoluta de que pode usá-las.
Abuse de expressões como “por favor, obrigado, de nada, com
licença, por gentileza”. Diga-as sorrindo e com sinceridade. Quando você se
comunica com cortesia, gera sentimentos positivos.
PENSE NISSO
“Sempre seja uma versão de primeira classe de si mesmo, em
vez de uma versão de segunda categoria de outra pessoa”.
Judy Garland
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