quarta-feira, 10 de junho de 2020

Dar um novo sentido à vida é a grande lição



O sofrimento e a angústia impostos ao mundo pela pandemia do Covid-19 têm causado muitas incertezas. Às vezes a sensação é como se estivéssemos perdidos, náufragos em um oceano ou em meio a um grande incêndio, sem saber, com absoluta certeza, o que fazer; qual o caminho certo a seguir para nos colocarmos a salvo. 

Entretanto, do distanciamento social nasce a certeza de que precisamos dar um novo sentido às nossas vidas, tornando-as mais úteis para a humanidade ou ao menos para nós mesmos e às pessoas que vivem ao nosso entorno.

Sem pretender ofender, mas apenas fazendo um “mea-culpa”, entendo que o primeiro passo é adotarmos a verdade como bússola de nossas vidas. Em tudo. Em cada sentimento expresso por meio de atos e palavras, edificando em rocha nosso caráter, nosso crescimento espiritual, de amor ao próximo e a nós mesmos.

Precisamos nos despojar da vaidade improdutiva, que ostenta títulos apenas; devemos sim, garantir que, efetivamente, os conhecimentos adquiridos revertam em benefícios às pessoas.

É preciso cortar fundo na alma, no íntimo de nós mesmos, os “velhos coronavírus” que há tempos atrasam a evolução da humanidade: a ambição desmedida, a inveja daninha, a falta de solidariedade e toda gama de sentimentos que têm o poder de prejudicar os seres vivos, o planeta, e contradizem o mandamento maior: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei” (João 15, 12-17).

Acredito ser esse o caminho para que cada novo dia não reflita um vazio de existência. Para que, ao olharmos no espelho, não sintamos esse vazio dentro d’alma e, tampouco, sintamos, lá no íntimo, vergonha de nós mesmos, mas, ao contrário, possamos olhar no fundo de nossos olhos e dizer a nós mesmos: eu estou fazendo a minha parte para construir um mundo melhor, mas justo e solidário, feito de amor ao próximo.

Essa proposta de vida nova passa pela atitude de tirar-se do pedestal e colocar-se em meio aos seus semelhantes, em igualdade de importância. Tem a ver com não apenas pregar, mas praticar, de forma incondicional, o altruísmo, tornando efetivo e em tempo real, contínuo e permanente o ditado popular “fazer o bem sem olhar a quem”.


NOTAS


JANTAR ESPECIAL

Mayara Hamad e o marido Mario Oliveira passam juntinhos em casa a noite de amanhã, com direito a jantar harmonizado com os vinhos que ela representa.


ALTAMIRA LOURENÇO

Quem aniversariou por esses dias, cercada do carinho dos familiares e amigos, mesmo à distância, foi a empresária Altamira Lourenço.


15 ANOS DE GABRIELA

Na mesa de doces nos 15 anos de Gabriela Egyo, os famosos macarons franceses da confeiteira Paola Electo marcaram presença.


“ABRACE O MARAJÓ”

O projeto “Abrace o Marajó”, que conta com apoio do Governo do Estado, que tem direcionado várias ações para o arquipélago, está ganhando reforço extra. Prefeitos da região estão recorrendo à expertise, em consultoria e assessoria, do advogado tributarista Cássio Mácola, em projetos de desenvolvimento e saneamento de prestações de contas atrasadas de mandatos passados, que podem inviabilizar a assinatura de novos convênios.


POLICLÍNICA ITINERANTE

Por articulação do deputado estadual Renato Ogawa junto ao governador Helder Barbalho, a Policlínica Itinerante do Governo do Estado estará em Barcarena, neste sábado e domingo, atendendo a população daquele município no combate à pandemia do Covid-19. Por sinal, o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, não poupou elogios ao Governo do Pará, ao falar, na Comissão da Câmara Federal, sobre as ações de combate ao novo coronavírus. Ele citou um bom exemplo a inauguração da Policlínica.


SOLIDARIEDADE

A psicóloga Cristina Barreto continua com atendimentos, inclusive gratuitos, online, mas se prepara para retornar o atendimento presencial. Cristina presta serviço junto à comunidade, orientando como lidar com as emoções neste momento difícil da vida. Na foto, Cristina está acompanhada do esposo, o advogado Paulo Barreto.


ANIVERSÁRIO

Neste domingo é dia de bater palmas para a futura assistente social Leide Silva. A comemoração será em família devido ao distanciamento social, mas não faltarão felicitações virtuais da legião de amigos cativados por sua espontaneidade, coragem, lealdade e solidariedade humana. Parabéns! 


NIVER

Quem esteve no berço nesta terça-feira foi a amiga Leila Maia, diplomada em Amor ao Próximo, Direito e Comunicação Social, ela transmite com suas atitudes e doce sorriso bons pensamentos, boas palavras e boas ações. Comemorou a data em família e foi festejada pelos muitos amigos. Parabéns!


PARABÉNS

A família Lima estará em festa neste sábado, para comemorar o aniversário de 9 anos de Adam Lorenzo, orgulho dos pais José Luiz e Alzenora Lameira Lima e da avó Terezinha Tomé.



ACONTECE


COMBATE À COVID-19

O prefeito Paulo Alcântara, decidiu abrir as UBS de Barcarena também nos fins de semana para atender pessoas com sintomas leves do Covid-19. Graças a parceria com o Governo do Estado, o Município tem conseguido baixar o número de doentes e de óbitos. Alcântara tem recebido também apoio de empresas mineradoras que atuam em Barcarena, como Hydro.


FAMEP

O prefeito de Piçarra, Wagne Machado, após um ano e meio à frente da Amat-Carajás, assumiu, na última segunda-feira, a presidência da Famep, substituindo Nélio Aguiar, que concorrerá à reeleição na prefeitura de Santarém. Machado também ocupa a vice-presidência do CISAT.


COMPRA SEGURA     

A PROTESTE orienta que antes de concluir o pedido online e pagar, o consumidor deve ler as regras e procedimentos da ferramenta. Cada empresa possui especificações para a intermediação do pagamento, como prazo para reclamar ou garantia, apenas quando a compra é feita pela própria plataforma. Por isso, ao fazer sua compra, não faça pagamento (total ou parcial) fora da plataforma, por meio de boleto enviado por e-mail ou depósito em uma conta bancária de titularidade do vendedor.


GASTOS INVISÍVEIS       

Muitas famílias não percebem os chamados gastos invisíveis, que podem complicar as finanças. Augusto Santa Catharina, da Messem Investimentos, explica que existe o gasto ativo, que pode gerar retorno, como um computador, utilizado para trabalho ou pesquisas, além da internet e do celular. Já o gasto passivo, traz junto despesas invisíveis, além da prestação, como o combustível, IPVA, estacionamento, seguro e multas. 



------------------------------------------------------------

PENSE NISSO


"Vencer não é competir com o outro. É derrotar seus inimigos interiores".

Roberto Shinyashiki

Nenhum comentário:

Postar um comentário