A quarentena imposta pela pandemia do novo coronavírus e a mudança de hábitos decorrentes do isolamento prolongado têm provocado efeitos nocivos não só na saúde mental das pessoas. Segundo o fisioterapeuta e PhD em Neuroanatomia, Mario Sabha, para além das já graves ansiedade, estresse e depressão, muitas pessoas estão manifestando no corpo as dores da pandemia. "E não estamos falando de pacientes da Covid-19, mas de gente que tem respeitado a quarentena, trabalhando em casa e só saindo para as atividades essenciais". Confira algumas observações do especialista.
Enxaquecas, dores na coluna, formigamento nos braços e dores cervicais são alguns dos males que têm atingido as pessoas que estão trabalhando em sistema de home office.
Afastadas do convívio social, as pessoas passaram a olhar mais para as telas dos smartphones, têm permanecido mais tempo sentadas e se exercitando menos. Tudo isso tem um efeito devastador sobre o corpo humano.
Ao se movimentarem menos, passarem mais tempo na mesma posição durante o teletrabalho, as pessoas acabam sofrendo encurtamento muscular, dores na lombar e quem tinha problemas anteriores passou a sentir as dores de forma mais intensa e contínua. Muitos sofrem dores cervicais, no pescoço, estendidas para os braços e as mãos, com formigamento.
O uso de celulares, tablets e computadores por tempo prolongado também tem seus efeitos no organismo. Muitas pessoas relatam dores de cabeças fortes que resultaram em enxaquecas. Além de procurar a ajuda de um especialista, é preciso colocar limite ao uso dos equipamentos.
Outro fator que ocasiona dores no corpo é o ganho de peso e a má alimentação. O acesso ilimitado à geladeira fez com que as pessoas consumissem alimentos mais calóricos, com menor valor nutricional, provocando o aumento do peso, que por sua vez ocasiona um desequilíbrio no centro de gravidade, entre a última vértebra lombar e a primeira vértebra sacral. Nessa região do sacro que fica o nosso ponto de equilíbrio. Então, muitas pessoas sentem dores também na lombar, irradiada para as pernas.
É imprescindível que haja a retomada das atividades físicas e pausas no trabalho para mudar de posição e alongar os músculos.
Em primeiro lugar, é preciso identificar o que está acontecendo, porque muitas pessoas se acostumam tanto com a dor e não se dão conta de que algo está errado e, por isso, não cuidam.
É indispensável que as pessoas se exercitem e procurem tratamento, como osteopatia e quiropraxia, com um profissional confiável, para alinhar a coluna, reposicionar músculos e articulações.
-----------------------------------------------------------------------------
PENSE NISSO
"Relacionar-se com homens e/ou mulheres é uma opção de cada pessoa, que merece e deve ser respeitada por todos".
Dom Mailliw Avlis
-----------------------------------------------------------------------------
NOTAS
DE VOLTA AO BATENTE
Débora Goldenberg já está de volta ao batente, depois de uns dias de sal e mar em Salinas onde, aliás, estreou como cantora.
ANIVERSARIOU
Quem aniversariou por esses dias foi Heliana Martins que comemorou a data na intimidade, ao lado do marido Robson e dos filhos.
ANIVERSÁRIO
O médico Ronaldo Alves é outro que vai fugir dos festejos de seu aniversário, que acontece esse mês, e curte a data quietinho em casa ao lado da mulhe, Cristina, com ele aqui na foto.
BELEZA MARAJOARA
Nesse último feriadão, locais como Mosqueiro e Salinas bombaram, com muita aglomeração de pessoas, o que, nos dias de hoje, se não forem tomados os devidos cuidados, pode significar graves riscos à saúde. A jovem Luana Costa prefere a tranquilidade marajoara do município de Anajás.
RELAÇÕES HUMANAS
O assistente social Júlio Alcântara concorda com Flora Victoria, mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela Universidade da Pensilvânia, quando diz que, embora qualquer um possa passar por problemas em qualquer que seja a relação (familiar, amorosa ou profissional) é imprescindível lembrar que são as relações que dão sentido à vida. Ele também recomenda treinar a resiliência, a paciência, o entendimento e, em casos mais difíceis, até mesmo o distanciamento. Segundo Júlio, as boas relações são fundamentais para o bem-estar.
ACONTECE
DUPLO LANÇAMENTO
Ocelio de Morais, escritor , cronista e poeta vai concorrer à Cadeira n° 8, da Academia Pararnse de Letras, que foi ocupada pelo acadêmico Gengis Freire, falecido no início deste ano. Com apetite às letras, Océlio acaba de publicar dois livros de uma só vez: "Das Coisas Humanas", de poemas, e outro de crônicas, com o título "A vida é uma crônica". Parabéns!
10 ANOS
Nesta sexta-feira,11, o fisioterapeuta Diogo Bonifácio comemora 10 anos de atividades de sua clínica em Belém. Os festejos serão reservados, por conta das medidas de segurança impostas pela pandemia.
LIVE MUSICAL
Foi um sucesso a live musical que reuniu os cantores Valéria Paiva (Banda Fruto Sensual), Neco Patifão e a Carla Maués. Foram quase 5 horas e meia de show.
Nenhum comentário:
Postar um comentário