O especialista de cibersegurança e professor do curso de pós-graduação em Cyber Security no Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista (IDESP), Thiago Bordini, explica porque os ciberataques serão mais comuns em 2021. “O Brasil se adaptou bem ao home office, ao comércio eletrônico e aplicativos de serviços. Isso acaba abrindo uma porta para os hackers, pois eles sempre enxergam diversas oportunidades para tirar proveito de diferentes situações. As tecnologias vieram para ficar, então é inevitável que aumentem os números de tentativas de roubo de dados”, explica.
Para o professor, o mundo está mudando muito rápido, mas os hábitos dos brasileiros não estão acompanhando a evolução da tecnologia. Para que os usuários online possam se prevenir, é preciso de suporte do mercado com informações e do governo com legislação. O volume de informação a ser analisado por uma empresa, por exemplo, é crescente, assim como o crime está se especializando cada dia mais. “A era do amadorismo está acabando”, conta.
Os principais vetores de ameaças, segundo Bordini, são por e-mail (48%) com arquivos anexos, data breach por meio de atores internos (34%), phishing (65%) e malware (94%) que foram entregues por e-mail. O especialista aponta como os hackers estão atacando mais e tendem a reforçar esses métodos em 2021. Confira.
- Ataque para coletar dados pessoais: Os criminosos roubam número do CPF, endereço, nome completo e até informações financeiras, como contas bancárias e cartões de créditos. Esses dados costumam ser usados pelos hackers para revender na darkweb ou chantagear uma empresa com essas informações e ganhar muito dinheiro. Essa é a modalidade preferida dos criminosos.
- Motivação é sempre dinheiro: Por este motivo, vale entender como funciona esse “sequestro” de informações. Existe um mercado para a criação de códigos maliciosos e de informações contendo falhas de segurança e diferentes formas de ataques. Isso possibilita que os hackers programem uma ferramenta para realizar os ataques ou ele mesmo os faça, assim gerando comercialização dos dados roubados. Por isso, fique atento com o modo que está protegendo o seu computador, e-mail e redes sociais.
- Malware utilizam a inteligência artificial para invadir o antivírus: A inteligência artificial é uma ótima aliada para encontrar padrões em dados, em seguida aprender o que fazer com um comando definido. Os hackers usam dessa tecnologia para que o antimalware não detectem os vírus (malware), assim roubando dados já cadastrados em um computador. Para se prevenir basta manter o antimalware atualizado.
- Ataques baseados no uso de engenharia social: Este é o meio mais sofisticado e perigoso porque o criminoso faz o uso da persuasão e chantagem contra o usuário. Isso faz com o que a pessoa se sinta intimidada e forneça as informações solicitadas por esse bandido cibernético.
- Ataques ransowares e os dois resgates: Nos dias de hoje, a tendência para esse método é solicitar um resgate para descriptografar os arquivos e outro para não divulgar os dados. Também baseado na chantagem.
Para 2021, os ataques direcionados serão cada vez mais comuns, a motivação financeira será a principal aliada dos criminosos e os vazamentos de dados se tornarão a grande moeda de troca, devido as multas impostas pelas legislações. Isso faz com que o próximo ano venha repleto de desafios.
De acordo com o 2020 Cybersecurity Workforce Study, estudo do International Information System Security Certification Consortium (ISC2), a área de cibersegurança precisa crescer 89% no mundo, para que não faltem profissionais qualificados nos próximos anos. Diante deste cenário, o IDESP está buscando sempre inovar e lança o curso de pós-graduação em Cyber Threat Intelligence, que começará em 2021 e dará ao aluno visibilidade detalhada das ameaças cibernéticas direcionados à uma organização. Os interessados podem se inscrever aqui.
Esse tema foi apresentado durante o SUMMIT SEC, evento online que aconteceu nos dias 28 e 29 de novembro. Durante o ano de 2020 foram mais de 40 horas de conteúdos em eventos oferecidos pelo Instituto Daryus de Ensino Superior, com a participação de mais de 40 palestrantes, reunindo mais de 1,3 mil participantes.
PENSE NISSO
"Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida".
Platão
NOTAS
DINAMISMO
Hoje é dia de dar parabéns ao dinâmico Nilton Lobato, diretor Comercial do Grupo RBA de Comunicação, pessoa muito benquista em todos os círculos de amizade que cultiva. A comemoração será em família. Parabéns!
BODAS DE AÇÚCAR
A psicóloga Lorena Coral e o fisioterapeuta Daniel Alves ainda recebem felicitações pelos seus seis anos de casados.
FELICIDADE
A empresária Mayara Hamad e o advogado Mário Oliveira não cabem em si de tanta felicidade com a chegada de Mariozinho, o primogênito do casal.
DE VOLTA AO PASSADO
Os Goldenberg, João, Débora, Jefferson e Antônio de volta ao passado em momento de relax pela Serra Gaúcha.
CASAMENTO
César Barros e Jessica Menezes Alves uniram-se em matrimônio, nesta terça-feira, em bonita cerimônia religiosa na capela Nossa Senhora da Conceição, em Mosqueiro. O novo casal recepcionou os convidados em uma casa de recepções na ilha. Parabéns!
HOMENAGEM
Após 45 anos dedicados à Marinha Mercante do Brasil, chegou a hora do comandante paraense Paulo Brito se aposentar. A homenagem foi liderada pelo gerente executivo da Petrobras, comandante Paulo Afonso, relembrando a impecável trajetória do comandante Brito.
CONFRATERNIZAÇÃO
Um coquetel realizado no espaço Armazém do Tempo, no Manjar das Garças, na última sexta-feira, marcou a confraternização da Associação dos Municípios do Araguaia, Tocantins e Carajás (Amat-Carajás) com a presença de vários prefeitos eleitos e reeleitos e do deputado federal José Priante. O presidente Adelar Peregrini; o ex-presidente e atual presidente da Famep, Wagner Machado; e o diretor executivo Jardel Silva, saudaram os convidados e realizaram um balanço da gestão.
MODA E TURISMO
A empresária Suely Mesquita, que atua no ramo de moda e pousada em Soure, mantém o otimismo no sentido de que com a chegada da vacina contra o Covid-19, os negócios irão melhorar com a chegada do ano novo.
CAMPANHA
O coronel Astrogildo Piedade e a esposa Ruth estão matando a saudade da Cidade Morena. Mas ele está aproveitando para fazer campanha para Paulo Márcio, candidato à presidência da Federação Paraense de Futebol de Salão (Fefuspa), cuja eleição acontece no próximo domingo. No sábado retorna para Santa Catarina, onde reside atualmente.
ACONTECE
SOPRO DE DEUS
Sarayu (Sopro de Deus) é uma célula do Vem, um movimento da igreja Assembleia de Deus, que divulga os ensinamentos sagrados de uma forma mais leve. Atualmente a célula é composta por oito meninas que reúnem-se, nos dias de sábado e quarta-feira (discipulado). No sábado passado a reunião foi em área da Cidade Cristal, e teve a participação de Lays kelly, Iasmin, Samira, Ellen, Maria, Kevellyn e Evelyn. O Vem é coordenado pelo pastor Alessandro Miranda, filho do pastor Alípio Miranda, responsável pelo templo Betânia.
CAVALO MARAJOARA
Este ano a corrida do cavalo marajoara de Cachoeira do Arari até Soure, ano não contará com as tradicionais atrações, para evitar aglomeração de público. Mas o enduro de dois dias pelos campos será mantido e o prefeito Guto Gouvêa, na foto com a esposa Clara, participará novamente.
SINDICLUBES
O Sindiclubes comemorou 28 anos de fundação. A programação contou com torneio de dominó, vencido pelo Caixaparah. O presidente do Sindiclubes, Salatiel Campos, e o presidente do Caixaparah, Alberto Henrique, prestaram homenagem ao saudoso Antônio Marçal Filho, representado pela viúva Maria de Nazaré e o filho Marcelo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário