quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Maturidade emocional ajuda a lidar com as críticas


 

Uma crítica consiste em um julgamento, uma análise ou avaliação de algo ou alguém. Embora na filosofia o termo “crítica” não tivesse na sua origem a ideia de algo necessariamente negativo, a palavra adquiriu esta conotação, e quando falamos de crítica, sempre se considera algo desaprovado. 

Para Flávia Teixeira, psicóloga, mestre em Saúde Coletiva pela UFRJ, professora de pós-graduação em Psicologia Hospitalar na UFRJ e pós-graduada em Psicossomática Contemporânea, as críticas podem ser eficientes ferramentas de crescimento e aprendizagem, uma vez que geralmente apontam comportamentos, atitudes e pensamentos que precisam ser mudados. 



Segundo Flávia, além disso, as críticas transformam a maneira de lidar com problemas e situações de dificuldade, gerando melhores resultados no âmbito pessoal ou profissional. Confira outras considerações da especialista.

 


MAS, E QUANDO A CRÍTICA É DESTRUTIVA? - As críticas destrutivas costumam ter afirmações negativas, com o intuito de julgar, ressaltar defeitos ou até diminuir uma pessoa. Mas há como ouvir algo desagradável sem que você se desestabilize emocionalmente (e perca a pose)!

 


REFLITA ANTES DE RESPONDER - Ninguém gosta de ser julgado, muito menos negativamente, mas saiba que é possível responder a uma crítica destrutiva de forma inteligente e madura. Se a pessoa, ainda que tenha tido más intenções, estiver correta, concorde com ela. Diga que ela tem razão, mas que poderia ter sido mais sutil.

Caso o comentário seja totalmente infundado, feito somente para te depreciar na frente dos outros, rebata com uma bobagem qualquer, deixando claro que a crítica foi infantil e não te atingiu. Em ambos os casos, a pessoa será pega de surpresa e a vergonha será dela.

Posteriormente, aproveite o que foi dito para repensar em suas qualidades, seus comportamentos e identificar o que pode ser melhorado. Por mais destrutiva que seja, uma crítica é sempre uma oportunidade de auto avaliação.

 


MATURIDADE EMOCIONAL - A forma como a crítica é recebida também depende da maturidade emocional da pessoa, de sua capacidade de filtrar os elementos do comentário, analisá-los friamente e saber separar para si aquilo que considera útil ou produtivo para modificar sua forma de ser.

Uma pessoa com baixa tolerância à frustração, terá uma tendência maior a tomar a observação do outro como negativa ou destrutiva, e simplesmente rechaçá-la integralmente, sequer chegando a considerar que possa ter elementos positivos. O sentimento predominante nestas situações é o de rejeição, como se a crítica do outro abrangesse sua pessoa como um todo, e não um aspecto específico de sua pessoa.

Nestes casos, é bem provável que haja necessidade de buscar ajuda psicoterápica, pois o autoconhecimento nos leva a lidar melhor com as opiniões ou com os argumentos de outras pessoas. Quando nos conhecemos e passamos a enxergar tanto nossos potenciais como nossas dificuldades, conseguimos separar o que é nosso e o que é do outro. Afinal, todos teremos que lidar com críticas a vida toda.

 

 

PENSE NISSO

 

"A resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas".

Mario Quintana

 

 

 

NOTAS


 

HOMENAGEM



A OAB/PA concedeu, nesta segunda-feira, importante honraria à deputada estadual Professora Nilse Pinheiro: o título de Personalidade do Ano nas Relações Bilaterais Sino-Brasileiras e a Medalha da Cruz do Mérito da Soberana Ordem da Fraterna Integração Brasil-China. O ato foi conduzido pelo presidente do Núcleo Paraense da Coordenação Nacional das Relações Brasil-China, Samuel Medeiros pela vice-presidente, Anne Vitória Nascimento.

 

EM FAMÍLIA



Os médicos Cristina e Ronaldo Alves passaram o final de semana em Salinas curtindo o netinho, João Felipe, que ontem completou 2 meses.


 

COMEMORAÇÃO



Quem também comemora o segundo mês de vida do filho, Marinho, é a empresária Mayara Hamad e o advogado Mário Oliveira. 

 

 

HARMONIZAÇÃO DE VINHOS COM PESSOAS



Foi um sucesso a live “Harmonização de Vinhos com Pessoas”, no último domingo pelo Instagram, promovida pela advogada Bárbara Feio, a psicóloga comportamental Luciana Vieira e o advogado André Amaral, acompanhado de sua esposa Carol. Foi um bate-papo divertido, leve e descontraído, onde foi repassado conteúdo de qualidade, com dicas importantes para harmonização de paixões entre pessoas e também por vinhos.

 

 

NIVER DE RUY GODINHO



O radialista, poeta e produtor cultural Ruy Godinho aniversariou na sexta-feira passada e recebeu inúmeras manifestações de carinho pela pessoa especial que cativa a todos. Preocupado com a cena cultural nesse período de pandemia, lembra a todos que qualquer pessoa física, que paga Imposto de Renda, pode investir até 6% do que deve ao Leão em projetos culturais (aprovados pela Lei Federal de Incentivo à Cultura) e ainda ter o valor investido total ou parcialmente restituído ou deduzido de seu IR devido. Essa prerrogativa é para quem que optar pela declaração completa.

 

 

CINQUENTÕES



Os simpáticos e carismáticos consultor jurídico do Estado, Dennis Alexandre, e a engenheira civil, Soraya Rita Vianna, são os mais novos cinquentões do pedaço.  Ele esteve aniversariando no último dia 4, e ela receberá parabéns nesta sexta-feira, 12. Em tempos de pandemia, as comemorações serão em casa, ao lado dos filhos Alexandre e Thiago. Parabéns e muita saúde e alegria!

 

 

TIM-TIM



Quem ganhou idade nova foi o corretor de imóveis Luiz Relvas, pessoa muito do bem. Parabéns!

 

 

SIMPATIA MARAJOARA



A marajoara de Anajás,  Luana Costa, desfilando sua juventude e simpatia sob o sol de Mosqueiro.

 

 

 

ACONTECE


 

RESPONSABILIDADE SOCIAL



A Assembleia Paraense, que tem à frente o presidente Paulo Storino, está arrecadando doações de seus associados, para ajudar as famílias atingidas pelo incêndio que destruiu uma vila de casas, no bairro da Cremação, no último sábado (06). As entregas podem ser feitas até o dia 23 deste mês, no Departamento de Esportes do Clube.


 

PELÍCULA X COVID-19

O Brasil já conta com película protetora contra o coronavírus para carros e ambientes corporativos. o Antibacterial TINT, a tecnologia AIS Films (Automotive Immune System), fornece segurança antibacteriana vitalícia, bem como a prevenção da Covid-19. A película protetora age de duas maneiras: matando até 99,9% das bactérias que entram em contato direto com a película e também transformando a umidade do oxigênio em ROS (espécies oxidativas reativas). 

O ROS, então, mata as bactérias no volante, assentos, espelho retrovisor, tapetes e outras superfícies internas, isso dentro do carro. A película é indicada também para qualquer superfície lisa como maçanetas, mármores, vidros de janela e outras. A tecnologia regulamentada na SGS dos EUA, é exclusiva da Multifilmes no Brasil.

 

 

PRÊMIO CONCILIAR É LEGAL



A Defensoria Pública do Estado do Pará, através da coordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) e da defensora pública Luciana Rassy, foi selecionada para receber o XI Prêmio Conciliar é Legal, na categoria “Mediação e Conciliação Extrajudicial”, do Eixo Boas Práticas, pelo case “Linha Direta Defensoria e Concessionária de Energia Elétrica”.

 

 

CARTÃO DE VACINAÇÃO

O PDK, escritório de advocacia especializado em proteção de dados pessoais/segurança da informação, telecomunicações, mídia e tecnologia, alerta para que as pessoas que já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 não publiquem foto do seu cartão de vacinação na internet. 

Além do comprovante ter o nome completo do cidadão, há ainda informações sobre a unidade onde a vacina foi aplicada, quando foi feita a vacinação, o lote utilizado, a fabricante, o vacinador e a data quando a segunda dose deverá ser tomada. Em mãos erradas, essas informações podem gerar diversos riscos, inclusive a falsificação dos cartões de vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário