quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Você sabe quando mais é menos e menos é mais?




Decidir, a cada instante, como devemos nos comportar para estarmos bem com nós mesmos e com nossos semelhantes, porém diferentes em vários aspectos, é um dos grandes desafios que enfrentamos a cada dia. É como se procurássemos descobrir a receita certa para a “taça da eterna felicidade” ou o “bolo da vida perfeita”, onde não pode haver erros. É uma autocobrança enorme que carregamos desnecessariamente, e que nos impede de viver verdadeiramente o que somos, para mais ou para menos, por nos preocuparmos com o conceito que farão de nós.

Mas como saber quando mais é menos e menos é mais nas relações interpessoais? Alguns leitores revelaram suas opiniões. Confira.



Para o arquiteto Lucas Brasil, menos é mais quando adotamos atitudes menos nocivas ao meio ambiente; é quando não consumimos de forma exagerada, proporcionando mais qualidade de vida a nós mesmos e ao planeta, evitando, inclusive, o desperdício.



Para a servidora pública Marcelina Sanches, quando alguém faz um elogio inapropriado a outra pessoa, é um mais que é menos, principalmente se for na forma de ironia, assédio moral ou sexual.



Para o comunicólogo Paulo Henrique Leal, quando uma pessoa envia, ao mesmo tempo, 15 mensagens de bom dia, é um mais que é menos, pois bastaria apenas uma mensagem.



Para a tecnóloga em Ciência de Dados, designer e fotógrafa, Juliana Dantas, mais é menos quando amigos ou famílias se reúnem para almoçar, por exemplo, e, ao invés de conversarem entre si, só dão atenção para seus celulares. 



Por outro lado, Ju Dantas comenta que quanto menos educação no trânsito, maiores são os desafios a serem superados; e quanto mais nos dedicamos à leitura, menos nos envolvemos em situações longas e polêmicas em redes sociais. 



Para a bibliotecária Vera Brasil, quando você elimina de sua vida brincadeiras homofóbicas, é um menos que é mais, pois demonstra que você tem respeito pelos seres humanos.



O empresário César Karam defende o combate ao consumismo burro e automático. Diz que é preciso definir prioridades. “Não significa cortar gastos no que você gosta. Nós somos incentivados a gastar o tempo inteiro, porém, muitas vezes, menos é mais. Não importa qual seja a sua prioridade, desde que faça o máximo de sentido possível para você”.



A estudante de Serviço Social, Lucileide Silva, entende que menos é mais quando você descarta aquilo que é menos importante para você. Por exemplo, doar livros que você comprou e não leu, vender ou fazer doação de roupas e sapatos que você não utiliza mais.



Menos é mais quando você organiza sua agenda e aprende a valorizar o seu tempo, e, sobretudo, a dizer “não”, quando você já está sobrecarregado. 





PENSE NISSO




"Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito".


Albert Einstein





NOTAS





DESCANSO



Com o ano findando , a psicóloga Lorena Coral vai dar um tempo na sua consultoria on-line pelo Skype e volta a orientar os papais de primeira viagem no início de 2022.




ANIVERSÁRIO



Débora Goldenberg e o primogênito João comemoraram aniversário no mesmo dia com um jantar em família.




CASAMENTO



Thaís Bitti e Justiniano Jouguet trocaram alianças, em meio a uma cerimônia na Assembleia de Deus, seguida de recepção no restaurante Manjar das Garças. A expert Paula Koury assinou o cerimonial da boda (Foto Carol Marques)




BIRTHDAY



Marlecy Paiva comemorou  seu aniversário, no último dia 27, no Balacoolbar, ao lado da prima Jacqueline Santalices e de amigos como Daniel Garcia e Gean Gonçalves.




INVESTIMENTOS


 

O CEO Hugo Villas, a co-CEO Darla Sierra e Isabel Leão, CPO da VLGI Investimentos, estão atentos em relação à situação econômica do País.





ACONTECE





HOMENAGEM



Em comemoração aos 90 anos da Lancha Luzeiro no Pará, o presidente da ALEPA, deputado Francisco Melo (Chicão) e o deputado Jaques Neves concederam diploma à pedagoga Emiko Alves, por sua atuação em projetos do Nurmec da Casa Civil em parceria com a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), representada pelo pastor Sérgio Fuckner, diretor administrativo.




EXPOSIÇÃO TEMPOARTE

Rosa Moutinho mostra sua arte na exposição Tempoarte, no salão de exposição da Aché ( em frente à Praça Felipe Patroni, Cidade Velha), no período de 10 a 20/12. O vernissage será nesta sexta, às 19h30. A partir deste sábado, a exposição fica aberta de 8h às 18h.




JUBILEU DE OURO

                                            Na foto de 1971, o contador Astrogildo Piedade 

                                            saudando a turma de formandos


Bacharéis em Ciências Contábeis da turma de 1971, pela UFPA, comemoram, nesta sexta-feira, o Jubileu de Ouro, com um jantar na sede do Rotary Clube, na Rua Ó de Almeida. A coordenação é do contador Astrogildo Piedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário