Imagine a situação em que você foi contratado para “dar
jeito” numa equipe considerada difícil de liderar. Acostume-se com a ideia! A
primeira impressão que o time vai ter de você é que está chegando um inimigo.
Portanto, a adversidade inicial será conquistar a confiança dessa turma.
Segundo Norberto Chadad, lidar com pessoas de diferentes personalidades,
compatíveis com a sua ou não, é um grande desafio, que pode ser superado quando
se passa a entender o lado do outro. O bom líder deve extrair o melhor de cada
profissional. Confira alguns perfis e as possíveis atitudes que o líder pode
adotar para desempenhar seu trabalho de maneira produtiva e atender ao desafio
que lhe foi delegado:
No grupo, vale a lei do mais forte. Há os que se destacam
pela truculência ou pela ameaça.
Atitude adequada: Mostre, não apenas para estes liderados
negativos, mas para toda a equipe, que você é competente, conhece o trabalho,
cumpre prazos, tem disposição e vigor para desempenhar suas funções. Seja
educado, cordial e sempre demonstre bom humor. Com isto, você vai conquistar a
admiração do grupo.
Insatisfação e falta de dedicação: Os colaboradores apenas
cumprem ordens mecanicamente e buscam nova oportunidade fora da empresa.
Atitude adequada: Seja um ouvinte. Faça uma reunião com cada
um. Entenda o que ele espera do trabalho, verifique se há outra função em que
possa desempenhar-se melhor e, se houver, mude-o imediatamente de função. É bom
que estas reuniões ocorram rapidamente, para que a equipe perceba que algo de
bom está sendo providenciado.
Desmotivação causada pela impressão de não ser ouvido na
empresa.
Atitude adequada: Nunca deixe de fazer uma reunião mensal
com todos os colaboradores, na qual você deverá informá-los sobre o andamento
do negócio, a visão que o mercado tem da empresa e as perspectivas de futuro.
Parte da equipe acha que a empresa tolera demais os
profissionais incompetentes.
Atitude adequada: Investigue. Descubra o que faz com que
estas pessoas sejam malvistas pelo grupo. Há profissionais que podem ser
taxados de improdutivos por terem problemas de relacionamento e não por falta
de excelência técnica. É preciso entender caso a caso. Cada empresa tem uma
história que nem todos estão cientes e muitas vezes é preciso manter esses
colaboradores por uma questão de gratidão ou por realizações do passado. Nas
duas situações, a dica é extrair destes profissionais o acúmulo de experiência,
a confiabilidade e o conhecimento do negócio, que sempre serão muito válidos e
respeitados.
Há pessoas que não evoluem. Cada um tem o seu limite.
Atitude adequada: Seja um conciliador. Verifique se há no
grupo pessoas dispostas a despender tempo, todos os dias, para ajudar um colega
não tão preparado. Se possível, crie um projeto para que os dois desenvolvam
juntos e cuide para que o projeto tenha sucesso.
Nem sempre será possível acertar em tudo quando se trata de
uma equipe difícil. Mas, não rotule. Identifique os motivos da dificuldade e
tome medidas para combatê-la. Uma empresa é formada por indivíduos com os mais
diversos perfis, histórias, expectativas, opiniões e ambições. É exatamente
esta diversidade que torna as equipes completas e fortes para alcançar as metas
estabelecidas.
PENSE NISSO
“O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um
homem ou de uma nação”.
Oscar Wilde
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