Pressão das dívidas para pagar, fornecedores e colaboradores
querendo receber, problemas familiares e os clientes não aparecem (isso lhe
parece familiar?). Tudo isso provoca uma explosão de adrenalina e estresse
muito grande e com certeza provoca um grande impacto no seu emocional. Segundo
o professor Augusto Cesar, nós temos duas mentes: a que raciocina e a que
sente. "Em muitas ocasiões os impulsos emocionais dominam nossa razão e aí
toca o alarme: reagimos e depois raciocinamos. O problema é que muitas vezes
nossas reações emocionais são inadequadas e desproporcionais", ressalta
Augusto Cesar. Confira as argumentações do especialista em cerimonial, eventos
e protocolo.
1- Frente a essa situação, quando coisas ruins acontecem,
você pode tomar dois caminhos: pode se sentir aniquilado e impotente e
continuar a sofrer ou você pode aceitar o desafio e seguir em frente com a sua
vida. A isso se chama equilíbrio humano.
2 - Esse equilíbrio tem grande influência na resiliência
corporativa (um requisito altamente valorizado no mercado), que é reagir com
flexibilidade e capacidade de recuperação diante de desafios e circunstâncias
desfavoráveis. É semelhante à estrutura de um prédio: se a pressão for superior
à resistência, aparecerão rachaduras e tudo pode desmoronar!
3- O profissional ou empreendedor resilente é aquele que não
permite que acontecimentos e até mesmo pessoas ditem seu estado de humor; que
supera as dificuldades e faz delas o combustível para se tornar melhor; que tem
controle emocional perante as adversidades; que permite-se sentir dor, recuar
e, às vezes, enfraquecer, para em seguida retornar ao estado original; que se
recupera e molda-se a cada deformação (obstáculo) situacional; que assume
riscos; que torna-se um sobrevivente repleto de recursos no mercado
profissional; que tem apurado senso de humor; que sabe separar bem quem você é
do que você faz e principalmente, que tem foco na solução, não no problema!
4 - A dificuldade das pessoas de lidarem umas com as outras,
flexibilizar, baixa resiliência, dificuldade de receber feedback e de receber
um ponto de vista diferente, acaba gerando conflito no ambiente de trabalho, na
prestação de serviços e no atendimento de clientes.
5 - Falar de equilíbrio emocional pode ser algo
relativamente fácil de falar, mas muito difícil de se aplicar. Ressalto que é
fundamental ao profissional possuir além das diversas outras habilidades,
também o equilíbrio emocional, que é o preparo psicológico para superar
adequadamente as adversidades que surgirão na empresa e fora dela.
6 - Vamos chamar o conjunto de problemas que todos nós
possuímos de saco de problemas. As empresas e seus clientes, querem que
deixemos o nosso saco de problemas em casa. Por outro lado, os nossos familiares querem
que deixemos nosso saco de problemas no trabalho. Diante disso, a pergunta que
surge é: onde colocar nosso saco de problemas?
7 - Realmente é uma boa pergunta. E é justamente por isso
que para tornar-se um profissional e um prestador de serviços de sucesso é
necessário que tenhamos equilíbrio emocional, pois não importa quais problemas
tenhamos de caráter pessoal, nossos colegas de trabalho, subordinados e
clientes, enfim, as pessoas como um todo não têm culpa deles e não podemos
descarregar esses problemas neles.
8 - Quando falamos em equilíbrio emocional, é importante
avaliar também as situações adversas pelas quais todos os profissionais passam.
É justamente aí que surge o momento da verdade que o profissional mostrará se
tem ou não o equilíbrio emocional.
9 - Imagine a cena: o cerimonialista ou assessor de eventos
aproxima-se diante de você (colaborador) e na frente de toda a equipe e do
cliente passa a gritar com você e a desdenhá-lo diante de todos. Além de tudo
isso, o motivo da queixa sequer era da sua responsabilidade (e mesmo que
fosse). Diante disso você tem duas escolhas: ou responde à altura, o que o
assessor ou cerimonialista merece, ou engole a seco e resolve o problema. E
numa outra ocasião mais oportuna e com o clima mais adequado esclarece a situação.
Podemos chamar a segunda opção de equilíbrio emocional.
10 - O profissional bem sucedido é capaz de manter o
autocontrole diante das maiores adversidades, sendo capaz de ignorar ofensas e
ataques, manter a postura correta ao responder aos colegas. O bom profissional
não desconta em seus colegas de trabalho seus problemas pessoais. É importante
ressaltar que ninguém tem a obrigação de estar sempre sorrindo para os outros,
pois situações adversas que não estão relacionadas ao trabalho e sim ligadas a
vida pessoal, podem trazer tristezas às pessoas. Mas isso não significa que
você deva descontar os seus problemas nos demais colegas e nem que você deva
ficar o tempo todo de mau humor.
11 - Vários profissionais do tipo que não levam desaforo
para casa e manifestam isso nas mídias sociais, maculando sua imagem pessoal
junto aos clientes, perderam oportunidades profissionais por não terem
equilíbrio emocional. O mesmo se aplica a pessoas que, por qualquer motivo
derramam rios de lágrimas, demonstrando também falta de equilíbrio emocional.
12 - Existem também aqueles profissionais que são difíceis
de aguentar, pois são pessoas altamente melindrosas. Para esses, tudo é motivo
para ficarem ressentidos. É importante lembrar que as pessoas, muitas vezes sem
intenção, dizem algo, que as pessoas melindrosas levam em consideração ao pé da
letra e se ressentem. Por isso a dica é relevar tudo que for possível, não se
deixando abalar por “probleminhas” em vão, e nem perder o domínio pessoal
diante de situações adversas. Com certeza isso não só lhe favorecerá
profissionalmente, como lhe ajudará amplamente no sentido pessoal.
13 - Em resumo, a inteligência emocional é cada vez mais
levada em consideração pelas organizações no momento de uma contratação e
demissão. Há uma demanda crescente por qualidades comportamentais. Problemas de
relacionamento podem levar à improdutividade dentro de uma companhia e na
prestação de serviços. Lembre-se: a competência técnica lhe admite; a
comportamental faz você crescer. Já o seu quociente emocional pode lhe demitir.
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PENSE NISSO
“A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia”.
Albert Einstein
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