Tão importante quanto ter comida em quantidade é ter a
qualidade que dela se espera e pelo qual o cliente pagou. Segundo o professor
Augusto Cesar, gastronomia é um dos assuntos mais difíceis de serem abordados
quando se trata de eventos. “São tantos e tão variados os tipos de eventos que,
talvez, somente uma regra seja válida: não pode faltar alimento e esse alimento
tem que ter qualidade adequada”, destaca o especialista em Cerimonial,
Protocolo e Etiqueta em Eventos Institucionais. Confira as dicas:
Não existe regra infalível para cálculo da quantidade de
alimento preparada em relação ao número de pessoas presentes. Destaque-se que
essa dificuldade decorre, em grande parte, pela falta de costume, no Brasil, de
se confirmar presença, o famoso e quase desconhecido RSVP – "Repondè Si
Vous Plait" (Responda por favor).
Muitas vezes, em determinados eventos, espera-se um número
de convidados e comparecem cerca de 20% a 30% a mais. Essa situação torna-se
corriqueira quando o organizador, por inexperiência ou ânsia de conseguir
presença significativa, convida muito mais gente do que na realidade espera.
Normalmente joga-se com a cultura de que as pessoas não confirmam e não
comparecem.
A gastronomia nos eventos é algo muito especial e os
organizadores ficam tentados a apresentar requinte, buscando cardápios
sofisticados. Afinal de contas, boa comida e bebida adequada agradam a todos os
públicos.
Recomenda-se que, o ato da contratação de serviços de
buffet, para qualquer tipo de evento, deve ser precedido de algum tipo de
demonstração dos serviços (cardápio, garçons, decoração, bebidas) que serão
prestados, proporcionando, assim, maior embasamento para a decisão final de
compra e contratação do produto e serviços.
Muito recomendadas são as degustações, sejam individuais ou
para pequenos grupos. Durante essas degustações serão demonstrados os produtos
a serem servidos ao cliente e como é realizado o serviço, estando os garçons
devidamente trajados com o uniforme da empresa. Lembre-se que a imagem de sua
empresa lhe precede: cuide muito bem dela.
As bebidas oferecidas devem ser, além de água e
refrigerantes, aquelas que a empresa de buffet prepara para os eventos. Somente
em casos especiais devem ser servidas bebidas alcoólicas do tipo vinho,
champanhe e whisky. Essa restrição deve-se ao fato de que essas bebidas são
iguais em todos os fornecedores e têm preços muito próximos entre as diversas
empresas fornecedoras, recaindo a decisão de compra basicamente no fator gosto
e confiança na origem do produto vendido.
No que se refere à degustação, a comida servida deve seguir
a mesma ordem em que será oferecida durante o evento, obedecendo a relação com
todos os nomes, que será entregue ao cliente na chegada à degustação.
A experiência dos banqueteiros sugere que a empresa
fornecedora do buffet trabalhe com margens de segurança de 10% a 20% para o
número de convidados. Dessa forma, não haverá desabastecimento de alimentos e
bebidas durante o evento.
Mas o aumento do número de convidados deve ser
imediatamente comunicado à empresa fornecedora do buffet ou por esta comunicada
ao contratante (cliente, cerimonialista ou assessor de eventos) caso sua
contagem aponte essa diferença. Ele deve solicitar autorização expressa do
contratante para serviço dos convidados excedentes e alertar para a cobrança
dos valores adicionais.
Trata-se, portanto, de providência imperiosa esse
procedimento para evitar que a empresa fornecedora arque com o ônus do
desserviço, transmitindo a imagem de incompetência e desorganização, quando não
de má-fé. Uma ocorrência de desabastecimento de alimentos e bebidas em um
evento, mesmo que a culpa pelo fato não seja da empresa, é suficiente para
tirá-la do mercado ou macular sua imagem, dependendo do cliente a quem estava
servindo. Pessoas importantes e formadoras de opinião são os clientes mais
“perigosos”, quando da ocorrência dessa situação.
Uma atenção especial deve ser dada aos clientes, que em
função de sua preocupação e a necessidade de dispensar atenção aos convidados,
normalmente desfrutam pouco dos serviços do buffet. Recomenda-se que o assessor
de eventos ou cerimonialista reserve unidades de tudo o que foi servido para
oferecer a eles quando próximo do final do evento. Assim terão condições de
avaliar todo o serviço oferecido a seus convidados, formando opinião a respeito
da qualidade dos serviços e servindo de referência para futuras contratações.
Sabe-se que não é o dinheiro gasto ou o prestígio dos
organizadores ou organizadores do evento que garantem o sucesso de uma festa,
mas a lembrança que ela deixa na memória dos convidados. E, normalmente, o
momento mais lembrado é o gastronômico, quer tenha sido ruim ou tenha sido
excelente. Na primeira hipótese o evento foi um fracasso e na segunda um
sucesso total, pois não há quem goste de evento, por melhor que seja, se a
comida servida não for boa.
A apresentação do cardápio no material de divulgação do
evento, aliada à pesquisa permanente, poderá ser item atrativo de público, pois
o prévio conhecimento do que será servido, agirá como fator de atração, tendo
em vista que estimula o desejo dos consumidores, despertado pela curiosidade de
experimentação de novos sabores.
Uma festa se sustenta em uma boa música, bebida sempre gelada e comida de excelente qualidade e em quantidade!
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PENSE NISSO
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez
humana. Mas, em relação ao universo, ainda não tenho certeza absoluta".
Albert Einstein
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