quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Autonomia afetiva é fundamental para garantir um bom relacionamento


 

Autonomia afetiva é quando o sujeito possui a capacidade de gerenciar suas emoções, seus afetos, sem exigir que o outro corresponda ou sem cobranças do certo ou do errado. Segundo Sarah Lopes, psicóloga do Hapvida Saúde, autonomia afetiva é perceber que o meu sentimento em relação ao outro é meu, que não posso mensurar o sentimento ou querer qualquer tipo de retribuição. Confira as orientações da especialista.



Para adquirir a autonomia afetiva existem fatores que devem ser considerados, como a independência emocional, amor próprio, além de uma educação formal emocional saudável, ou seja, como os pais ensinaram a pessoa a ter essa relação com o mundo, inclusive respeitando os próprios limites e o do outro.


Sobre o mito relacionado à ideia de encontrar a cara metade, a metade da laranja ou a tampa da panela, esses conceitos foram construídos culturalmente e estão impregnados na sociedade.


Esses conceitos nos orientam que, para sermos felizes, precisamos dessa outra metade, ou seja, necessitamos da parte que nos completa, quando, na verdade, temos de nos sentir completos para que o outro chegue e complemente aquilo que já existe.


Já para diminuir a expectativa e depositar menos a responsabilidade da própria felicidade no parceiro, é necessário entender que isso pode acabar se tornando uma grande obrigação para o outro.


É como se o outro não pudesse nunca errar e nem fazer algo que possa comprometer esse relacionamento, mas todo ser humano irá falhar, acabando com essas expectativas na primeira oportunidade.


Fatalmente, as pessoas não poderão cumprir com determinadas promessas. Não existe garantia de amor eterno.




PENSE NISSO


 

"Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo".


Confúcio

 


 

NOTAS


 


HOMENAGEM



O cirurgião Ronaldo Alves recebeu homenagem da mulher Cristina, dos filhos, nora, genro e netos pelo dia dos pais.

 


RETORNO



Depois de terem passado julho trabalhando no Sal, o advogado Mário Oliveira e a empresária Mayara Hamad voltaram ao batente aqui em Belém.



LORENA OLIVEIRA



A empresária Lorena Oliveira recebeu muitas felicitações pelo transcurso do seu aniversário, comemorado em família.



FORMATURA



Mylenna Reis Santos é mais uma das novas cirurgiãs dentistas formadas na última semana, para orgulho de seus pais,  Márcio Santos e Kátia Reis. Sucesso em sua carreira!


 

EFICIÊNCIA E DEDICAÇÃO



Parabéns ao coronel Marcos Macedo, comandante Operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, que conduz com eficiência e dedicação a missão de proteger e salvar vidas, contribuindo com a gestão atual do Governo do Estado.


 

PARABÉNS LARA



A médica Marisa Eiró e seu esposo, o médico Marcos Miranda, comemoraram o primeiro aninho da neta Lara, ao lado de sua mãe Annelina e da irmã Malu.


 

LIRNA ALCÂNTARA



A engenheira ambiental e vice-presidente do Instituto Terra Verde, Lirna Vidigal de Alcântara, completou idade nova nesta terça-feira. Parabéns!



BODAS DE PLUMAS



O casal Allysson Moura e Bruna Oliveira festejam suas Bodas de Plumas.

 


PAI DO ANO



Jefreis de Sousa foi eleito o Pai do Ano em comemoração do Dia dos Pais no Cassazum. Na foto, Jefreis com a esposa Maria Lúcia e filhos, e o presidente Yedo Mendes com sua esposa Wanda. 


 


ACONTECE


 


LITERATURA



O escritor Nyohanndro, finalista do Prêmio Alan Viggiano de Literatura, lança online pelo site da editora Viseu, na próxima segunda-feira, o livro “Noites Atípicas de Julho”.

 


FORMA ALEPA

A Escola do Legislativo da ALEPA levará o Forma ALEPA/ELEPA Itinerante para a região do Araguaia. Será na Câmara de Redenção, de 19 a 21/08. Inscrições pelo link encurtador.com.br/qCDNT.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário