quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Você sabe a diferença entre assédio moral e gestão por injúria?


 

P ráticas comuns em muitas empresas podem provocar uma série de processos judiciais e causar mal à saúde do trabalhador. Por isso a importância de patrões e empregados se manterem atualizados para evitar problemas de ambos os lados. Segundo o advogado especialista em compliance, André Costa, cobranças excessivas, ameaças de dispensa, xingamentos e outros comportamentos abusivos no ambiente de trabalho costumam ser identificados como assédio moral pelos funcionários e gestores de uma empresa, mas quando essa conduta não ocorre de forma constante e nem direcionada a um trabalhador específico, trata-se de uma gestão por injúria. Confira as observações do especialista.


 

                                                                Advogado especialista em compliance, André Costa


Igualmente grave, a gestão injuriosa costuma receber o mesmo tratamento da Justiça conferido ao assédio moral, mas é importante diferenciar as duas condutas para que o combate à prática seja eficaz”.



A gestão por injúria pode ser até mais perigosa que o assédio moral porque atinge um maior número de vítimas. Quando a gente fala que tem um caso de assédio moral, entende-se que uma pessoa está perseguindo a outra, que é algo pessoal e a gestão injuriosa não é isso. 



É importante diferenciar essas duas condutas, porque muitas vezes não há uma perseguição ou um problema pessoal, mas sim um déficit de treinamento e orientação. E isso pode gerar uma série de processos trabalhistas contra a empresa, além do grave impacto na saúde do trabalhador.



A falha na identificação do problema contribui para que ele continue ocorrendo dentro de uma empresa. Quando ocorre a gestão por injúria, o empregador tende a trocar o funcionário de área, mas sem treinamento e orientação, aquele líder irá repetir as ações tratando mal as pessoas da equipe sempre que precisar cobrar algo e, em alguns casos, pode levar até a demissão.



O Judiciário entende que a gestão injuriosa se equipara ao assédio moral e pode ser enquadrada no artigo 483 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A indenização e o dano são muito próximos. A prática pode ser enquadrada como ato lesivo conforme a lei.



O despreparo profissional e emocional para lidar com as cobranças comuns no dia a dia de muitas organizações leva líderes a cometerem esses excessos. A empresa promove uma pessoa por seu desempenho em determinada área, mas não é aplicado um treinamento e nem ensinado como gerenciar as pressões. 



Então, esse novo líder não desenvolve maturidade suficiente e, sempre que precisa cobrar uma meta, age de maneira inadequada com gritos e ofensas, mas isso não é focado e nem constante, é com todos da equipe.



Estabelecer diretrizes por meio de treinamentos é fundamental para evitar demissões e problemas jurídicos no futuro. É preciso ter um reforço ético e estabelecer os limites de acordo com a lei sobre o trabalho desenvolvido naquele setor, sem xingamentos, jornada excessiva e outras condutas abusivas.




PENSE NISSO



“Às vezes, a vida nos pede uma dose extra de coragem para que a gente continue gigante diante de coisas que tentam nos fazer pequenos”.


Inês Seibert




NOTAS




REVITALIZAÇÃO



Em comemoração aos 406 anos de Belém, o governador Helder Barbalho, o prefeito Edmilson Rodrigues e o secretário de Economia, Apolônio Brasileiro, assinaram convênios de parceria para revitalização de cinco feiras e mercados: Mercado de Icoaraci, Mercado da Terra Firme, Complexo do Mercado da Pedreira (Casa do Bife), Mercado da Pedreira e Mercado do Guamá, incluindo o espaço de venda de farinha.



DUPLA COMEMORAÇÃO



O casal Aline Araujo e Alberto Henrique, ele presidente do Caixaparah, está em ritmo de comemorações em família. Alberto festejou seu niver no último domingo, já Aline comemorou seu aniversário nesta quarta-feira, 19. Parabéns!



BAILE DOS ARTISTAS



O XXXVIII Baile dos Artistas, que neste ano terá como Rainha dos Artistas a cantora Gretchen e como Príncipe Consorte o músico Esdras de Souza, está confirmado para o próximo dia 24 de fevereiro, na Estação das Docas. Além da coroação, serão homenageados os que mais se destacaram, nos anos anteriores, em áreas como teatro, música, dança, literatura, política e empresarial.


ORIGEM DO EVENTO

O Baile dos Artistas, fruto da iniciativa do ator e folclorista Alberto Bastos, é a maior premiação da cultura paraense. Atualmente é coordenado por Agenor Del Valle, Rose Marie e Wilson Costa, responsáveis por transformar a festa em uma grande noite de gala.



BAILE DA AP



O Baile do Hawaii, da Assembléia Paraense, promete ser dos mais animados. Será no dia 11/02, no Deck 360º, tendo o sambista Diogo Nogueira como atração. Também em fevereiro, no dia 23, será realizado o Baile Infantil, no salão de festas, a partir das 18h.



SONO INFANTIL



A psicóloga Lorena Coral passou o final de semana reunida com outras profissionais da área no Encontro de Imersão ao Sono Infantil.



FIM DE FÉRIAS



Os empresários Jefferson e Débora Goldenberg, com os filhos Antônio e João, retornaram de Orlando, nos EUA, onde passaram férias.



ANIVERSÁRIO



O médico Arturo Gonçalves festejou a chegada dos 18 anos de Fernando, e agradeceu a Deus pelos predicados do filho, entre os quais: inteligência, determinação e prestimosidade.



MOMENTO FAMÍLIA



O servidor público George Sousa, amante da natureza, em momento de descontração com os filhos Vítor, que cursa Medicina na UEPPA, e Juliana, servidora do TJPA.



BODAS DE LÁPIS LAZÚLI



Antônio Carlos e Rosa Nunes comemoraram 57 anos de casamento ao lado dos filhos Giane e Glauber Lima, e dos netos Victoria, Antônio Pedro e Joana Lima.



BIRTHDAY



Amanda Sousa Lima festejou seu aniversário de 14 anos em família, ao lado da mãe Giselle Vaz, dos avós Yedo Mendes e Wanda Vaz, e dos irmãos Natália, Bruna e Danillo.



BODAS DE HEMATITA



Cláudia e Ronaldo Cardoso, coordenador de esportes do Cassazum, comemoraram em família seus 28 anos de casamento.




ACONTECE




PREMIAÇÃO



Os 24 alunos vencedores do 21º Concurso Cultural Calendário Sindcon foram homenageados na cerimônia de premiação, que contou com as presenças de Nazaré Mello, da Escola Primeira Infância, e do presidente do sindicato, Nazareno Nogueira Lima.



PARCERIA


                                                     Isa Arnour e Andréa Amazonas

As jornalistas Isa Arnour, que aniversaria hoje e está residindo em Portugal, e Andréa Amazonas, publicitária e estrategista digital da Amazona Digital, fecham parceria para atender clientes, em marketing digital e assessoria de imprensa, no Pará e em Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário