quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Você tem medo de falar em público? Saiba como superar essa dificuldade!



E xistem pesquisas que apontam que um dos maiores medos do homem é o de falar em público. Mas, qual o reflexo desse medo? Segundo Reinaldo Passadori, especialista em Comunicação Verbal e CEO do Instituto Reinaldo Passadori de Comunicação Verbal, são muitos, podendo ocasionar problemas profissionais, prejudicando a carreira e também atrapalhando a vida social, devido a dificuldade de ter amigos ou de se relacionar.

Glossofobia é o nome técnico mais apropriado desse medo, mas há outras formas sob as quais ele é reconhecido: ansiedade, fobia social, pânico. Suas reações mais comuns são: fugir da situação, arranjar uma desculpa, ficar doente (de mentirinha) só para não falar, ainda mais quando for diante de um público imenso, com palco, microfone, iluminação adequada, câmaras de vídeo, holofotes.... Para ver como é possível vencer esse medo, confira algumas orientações do especialista.

 

 

Acredite em você mesmo, no seu imenso potencial. Mentalize-se tendo sucesso e sendo reconhecido pelo seu esforço de falar, sendo aplaudido pelo público e parabenizado pelo seu diretor ou superior imediato.

 

 

Conheça bem sobre o assunto que irá falar, saiba especialmente como iniciar; se necessário, tenha uma pequena anotação para alguma emergência, caso esqueça.

 

 

Aprenda a relaxar, fazendo exercícios de respiração, meditação, distensionando seus músculos, movimentando a cabeça, friccionando as mãos, mantendo uma postura firme e decidida.

 

 

Mesmo que esteja tenso, não demonstre, procure andar com passos firmes, sem exagero, olhe para as pessoas (nos olhos), posicione-se, cumprimente essas pessoas e comece a falar.

 

 

Acredite que as pessoas estão torcendo para o seu sucesso, querem ser surpreendidas com você, com seu conteúdo e desejam que você se saia bem e que tenha êxito. 

 

 

Tenha uma estratégia bem preparada para iniciar. Exemplo é fazer algumas perguntas para quebrar o gelo, contar um fato que seja relacionado com o tema, apresentar o objetivo da sua apresentação, usar um pensamento, provérbio ou uma mensagem alusiva ao tema que irá abordar.

 

 

Conheça suas virtudes, apoie-se nelas, resgate momentos que teve coragem, firmeza para enfrentar situações difíceis na sua vida e procure trazer essas lembranças para esse momento. Talvez você se surpreenda em perceber como isso é poderoso.

 

 

Por último, treine muito; procure dar aulas, fale em reuniões, ouse dar a sua opinião, mesmo que seja simples, não importa; conte piadas no seu grupo de amigos, defenda seu ponto de vista, lute por uma causa.

 

 

Lembrando que há gente que não fala em público de jeito nenhum, nem sequer na festa de aniversário com pessoas da própria família. Esses são casos mais graves, gerados por fobias profundas ou traumas necessitando de medicamentos específicos e tratamento feito por especialistas da medicina ou apoio terapêutico.

 

 

Com essas exceções, todas as pessoas podem enfrentar esse medo que as impede de mostrar seu real potencial, praticando com professores de oratória, usando técnicas específicas para a obtenção de resultados mais satisfatórios.

 

 

 

PENSE NISSO

 

 

 “Conhecer a si mesmo é o começo de toda sabedoria”.

 

 Aristóteles

 

 

 

NOTAS

 

 

 

SELEÇÃO DE CARNES



Cris Salomão, aqui com Naly Dulcetti, lançou uma seleção especial de carnes em forno à lenha para os finais de semana de seu buffet.

 

 

BIRTHDAY


O advogado criminalista Tiago Brito comemora idade nova nesse domingo, 06. Os festejos serão em família, de forma intimista.

 

 

CONSTELAÇÃO



O facilitador Kotaro Tuji, do Instituto Internacional Japonês de Coaching e PNL, concluiu com sucesso a 18ª formação internacional em Constelação Familiar e Organizacional. Na foto, o facilitador com os novos consteladores: (na frente) Alexandre Gonçalves, Kamila Ribeiro, Kotaro Tuji, Adrielle Santa Brígida, Ana Rita Rosendo, (atrás) Leila Braga, Kátia Sá, Leide Silva, Rosana Galvão, Hellen Rodrigues e Maria Rosa Gemaque.

 

 

EDUCAÇÃO FÍSICA



Emanuelly Azevedo realizou o sonho de formar-se em licenciatura plena em Educação Física, para alegria de seu pai Edson, de sua mãe Denise (in memorian) e dos avós Miguel e Lourdes de Paula e demais familiares. Parabéns! 

 

 

BACHAREL



Colou grau em Direito o inteligente José Assayag Neto, para a alegria e orgulho dos pais Júnior e Kelly Assayag. Parabéns ao novo bacharel!

 

 

CAPACITAÇÃO NA PM



O coronel Albernando Silva, chefe do Departamento Geral de Educação e Cultura (DGEC) da Polícia Militar, tem recebido elogios pelo dinamismo e competência com que dirige o setor responsável pela formação, capacitação e aperfeiçoamento de oficiais e praças, crédito que ele divide com sua equipe.

 

 

ANIVERSÁRIO



Maria Eduarda Rodrigues, filha de Rafaela e Valmir Rodrigues, competente radialista do Grupo RBA de Comunicação, comemorou, em família, na última terça-feira, seu aniversário de nove anos de idade. Parabéns!

 

 

 

ACONTECE

 

 

 

VISITA À FPF



Protagonizando fato inédito ao presidir, interinamente, a Federação Paraense de Futebol, Graciete Maués, que se afastou do comando da Tuna Luso para organizar a eleição do novo mandatário da FPF, visitou a Federação. Na foto, Graciete com o diretor de Futebol do Interior, Mário Ferreira, tendo ao lado Maurício Bororó.

 

 

TACACÁ NA AP

A Assembleia Paraense oferece um novo serviço, o Tacacárrinho: um carrinho de tacacá que funciona de sexta a domingo, no Deck 360º. O serviço foi muito bem recebido e funciona das 15h às 20h, às sextas e sábados, e das 15h às 18h, aos domingos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário