Você que trabalha com eventos já prestou atenção o quanto outras línguas estão presentes antes, durante e depois da conclusão de um evento? Saiba que, se você desconhecer certas palavras em outras línguas, pode comprometer seu trabalho e o sucesso do evento, pois não haverá comunicação. Segundo o professor Augusto Cesar, a influência e a incidência de palavras estrangeiras no dia-a-dia do brasileiro são enormes e, muitas vezes, causam constrangimentos. Confira algumas dicas do especialista em cerimonial, eventos e protocolo.
1 - WORKSHOP não é igual a seminário ou a simpósio, mas sim a uma oficina de trabalho. Trata-se de um evento dividido em duas partes. A primeira é a explanação teórica de determinado tema. A segunda é a parte prática sobre esse mesmo assunto.
2 - BRAINSTORMING é uma técnica de reunião na qual todos os participantes são estimulados a revelar suas ideias, por mais simples que sejam, com igualdade de participação e livre debate, objetivando estabelecer o delineamento de um projeto.
3 - SHOWCASING é uma alternativa para as feiras; transmite o conceito de vitrine interativa. Os produtos são expostos em vitrines fechadas e os visitantes não têm nenhum contato direto com os expositores. A comunicação se faz por meio de telefones - linha direta - instalados em cada estande, conectados a uma central informatizada, que coleta todas as informações sobre as consultas em um banco de dados, que servirá de subsídio para análise dos expositores.
4 - RSVP é uma sigla usada na organização do cerimonial, e nessa área os termos franceses são protocolares e prevalecem. Para os convites, RSVP - RÉPONDEZ S'IL VOUS PLAÎT (Responda, por favor, ou mais direto: Favor confirmar a presença) ou o desconhecido EN CAS DE REFUS - utilizado para informar a ausência do convidado.
5 - PM é um termo francês que significa POUR MÉMOIRE, utilizado quando já se convidou alguém verbalmente e o convite tem o objetivo único de lembrá-lo do evento.
6 - JANTAR À FRANCESA é um estilo sofisticado e requintado, exigindo que todos os convidados estejam sentados, geralmente com os lugares demarcados. A refeição é apresentada pelos garçons em baixelas e a própria pessoa se serve.
7 - SOUSPLAT é um prato de material nobre, maior do que os pratos de refeição, que visam preencher o espaço vazio em frente aos convidados e delimitar os lugares.
8 - BOWLS são pequenas tigelas, com água morna, pétalas de rosa ou fatias de limão, utilizadas para se molhar as pontas dos dedos.
9 - COUVERT é uma entrada composta de legumes crus e frios - tiras de cenoura, salsão, rabanete -, azeitonas, ovos de codorna, manteiga e patês. Foi criado pelos franceses, para amenizar a espera da refeição principal.
10 - HORS D'OEUVRE é outra denominação para o prato de entrada, podendo ser camarões frios com molhos ou em forma de coquetel, carpaccio, salmão, fundo de alcachofra, frios, saladas diversas, servido em pratos menores do que o prato principal ou em taças.
11 - COQ AU VIN AVEC POMME DE TERRE GRATINÉE é o nome de um prato principal, que nada mais é do que o nosso saboroso franguinho ao molho de vinho com batatas gratinadas.
---------------------------------------------------------------------------------
PENSE NISSO
"Devem-se escolher os amigos pela beleza, os conhecidos pelo caráter e os inimigos pela inteligência".
Oscar Wilde
Nenhum comentário:
Postar um comentário