Nos últimos dias, com o aumento de casos de coronavírus no país e medidas do governo para que as pessoas evitem sair de casa, muitas empresas permitiram que seus colaboradores passassem a trabalhar em home office. Mas as empresas não tiveram tempo para treinar seus funcionários para este estilo de trabalho, que exige muita disciplina, concentração e organização.
Erika Linhares, executiva especializada em comportamento e cultura dentro de organizações, tem vivência e experiência para falar do assunto. Ela, como diretora nacional de uma grande multinacional brasileira, implementou o trabalho home office e liderou mais de 500 pessoas em trabalho remoto.
Hoje, após montar sua própria empresa, trabalha em casa com o marido há mais de um ano e tem uma rotina regrada e organizada para que tarefas sejam executadas dentro dos prazos determinados. Confira algumas dicas.
Estabeleça seu horário de trabalho, faça sua agenda e desenhe um cronograma da sua rotina estabelecendo horários para cada tarefa.
Faça pausas. Ficar o dia todo na frente de uma tela pode causar estresse. Por isso, faça intervalos e os inclua dentro do cronograma da rotina diária. Tome um café. Antes ou depois de trabalhar, faça exercícios em casa ou assista a algum filme.
Escolha o melhor local de trabalho. É importante que seja longe da cama e da TV. Procure um lugar que esteja organizado para que a concentração possa fluir.
Defina as ferramentas que você vai usar para fazer seu trabalho e garanta que estejam funcionando, seja internet ou notebook, por exemplo.
Defina as tarefas por grau de importância e prazos para encerrar cada uma. Estabeleça graus de prioridade para cada atividade. Cuidado para não adiar tarefas importantes e transformá-las em urgentes.
EXECUÇÃO
Não durma até tarde e comece cedo. Evite dormir e acordar tarde, pois essa atitude pode dar a impressão de férias e causar improdutividade. Home office não é férias! Tente acordar próximo ao horário que já se levantava para ir trabalhar.
Evite distrações com TV, Instagram, crianças ou cachorro. Trabalhe e produza no período que determinou. Se procrastinar, não vai conseguir concluir tarefas no tempo programado.
Faça acordos nas relações familiares para que o seu dia de trabalho e o das demais pessoas que vivem na sua casa sejam mais produtivos. Como seu marido ou esposa podem estar em casa, além dos filhos que não estão indo para a escola, é importante fazer pactos familiares. No caso dos pequenos, é preciso combinar com eles os horários em que os pais estão trabalhando e não podem ser interrompidos, além de permitir que eles brinquem em um ambiente da casa diferente de onde você escolheu trabalhar. É fundamental que eles aprendam a respeitar o limite de convivência, o que fará com que aprendam a conviver melhor com as pessoas e com as normas.
Marido e mulher também precisam pré-estabelecer pactos para conviverem dentro de casa como usar fone de ouvido em uma reunião virtual de trabalho e se afastar do ambiente de trabalho para fumar, por exemplo. Essas atitudes são importantes para não gerar discussões na família.
Não deixe de executar o que é realmente importante, pois poderá virar urgente. Faça uma lista das tarefas que você tem para fazer e vá ticando conforme for concluindo as atividades. Dá para ser produtivo em casa, mas é fundamental ser organizado.
Acione as pessoas mesmo à distância e aprimore os seus relacionamentos. Você não precisa esperar um encontro físico para resolver problemas. Procure as pessoas por telefone, Skype ou outra rede social. O isolamento em casa por conta do coronavírus é apenas físico, mas você pode continuar acionando seus colegas e seu chefe normalmente.
Quando optar por fazer uma reunião virtual, compartilhe o material previamente para que todos tenham conhecimento do assunto a ser discutido. Dessa forma, a reunião tende a ser mais rápida e pragmática.
Aproveite para pensar em como melhorar e inovar. Você terá mais tempo para isso.
PENSE NISSO
"A coragem não é ausência do medo; é a persistência apesar do medo".
Autor desconhecido
NOTAS
BUFFET EM CASA
Em tempos de quarentena, dona Lourdes, a matriarca da família Salomão, está servindo seu tradicional buffet nas casas dos fãs da culinária regional.
DELIVERY
O chef Nelson Oliveira não para! Manda direto da cozinha do Parque do Mangal suas receitas temperadas com muito carinho para os que estão em confinamento.
ENTREGA DE VINHOS
Mayara Hamad vem recebendo elogios pela entrega de vinhos que lançou e está devidamente em quarentena com o marido, Mario Oliveira.
ANIVERSÁRIO
Ao inaugurar idade nova, na segunda-feira, a amiga Juliana Dantas disse: "ofereço meu sorriso a todos, neste momento tão delicado que a humanidade está passando, em diversos continentes. Tudo passa! Saúde para todos!”. Não é difícil de adivinhar porque a tecnóloga em Ciência de Dados, designer e fotógrafa Ju Dantas é tão querida por seus amigos. Parabéns! A foto é de Daniela Negrão.
NIVER DO POETA
O poeta Vasco Cavalcante, um dos fundadores do movimento Fundo de Gaveta, que marcou a cena cultural em Belém, nos anos 80, somou idade nova e recebeu felicitações dos que têm o privilégio e o prazer de sua amizade. Parabéns!
DUPLO ANIVERSÁRIO
Os irmãos Ângela e Jaime Roma comemoram seus aniversários nesta terça. Parabéns!
ACONTECE
SOLIDARIEDADE
A chegada do novo coronavírus ao Brasil tem despertado a solidariedade de vários profissionais e empresas, que têm oferecido ajuda aos que estão sendo mais afetados pela pandemia. Inspirados pelo exemplo do governador Helder Barbalho, que tem sido incansável na defesa e no apoio aos paraenses, o casal de advogados Natasha e Felipe Borges está oferecendo, sem ônus, por 30 dias, suporte jurídico na criação de comunicação e informativos de micro e pequenas empresas, bem como a profissionais liberais que não tenham condições de custear esse tipo de serviço.
ORQUESTRA INCLUSIVA
A excelente Orquestra de Violoncelistas da Amazônia (OVA), dirigida pelo professor Áureo de Freitas Júnior, é uma das poucas orquestras inclusiva no Brasil. Dela participam músicos com transtornos, como dislexia e autismo. Áureo de Freitas Júnior faz um apelo para que haja aprimoramento das políticas públicas na atenção de pessoas com transtornos, de forma a que sejam mais inclusivas e eficazes.
FRAUDE NO ISOLAMENTO
A Anatel está alertando que não envia links por WhatsApp ou por SMS, nem faz promoções ou dá prêmios. A agência dá as seguintes recomendações: não abra links desconhecidos; nunca forneça suas informações pessoais em sites e aplicativos que não reconheça; desconfie de e-mails de desconhecidos e com assuntos apelativos ou alarmantes (fulano morreu; veja as fotos proibidas de sicrana; como ganhar um milhão sem sair da cama; sua caixa de correio está lotada); cuide muito bem das suas senhas; mantenha atualizados seu sistema, antivírus e firewall; e aceite que todos nós somos vulneráveis e desconfie até da sombra virtual.
DIREITO DO PACIENTE
Em meio à pandemia de coronavírus (Covid-19) no Brasil e à corrida às clínicas e hospitais por parte da população com possíveis sintomas da doença, é preciso atenção, em especial no resguardo dos direitos dos usuários de planos de saúde. Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem), Dr. Raul Canal, é o caso, por exemplo, do arqueio dos custos dos exames que detectam o novo vírus. As empresas de plano de saúde são obrigadas a arcar, caso contrário, o consumidor deve procurar a Defensoria Pública, que está em sistema de plantão judiciário, ou um advogado, e solicitar ao juiz a emissão de uma medida cautelar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário