quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Você sabia que enxaguantes bucais reduzem a carga viral e protegem da Covid-19

 


A Universidade Ruhr-Bochum, da Alemanha, divulgou uma pesquisa que mostra que algumas fórmulas de enxaguante bucal são capazes de inativar o novo coronavírus. Segundo o Dr.Paulo Zahr, dentista por formação, CEO e fundador da rede de franquias OdontoCompany, o estudo foi publicado no The Journal of Infectious Diseases e destaca que as glândulas salivares são os principais locais de replicação do vírus e transmissão da Covid-19. De acordo com a publicação, os enxaguantes não impedem a produção dos vírus nas células, mas podem reduzir a carga viral a curto prazo. Confira mais sobre o assunto:


Para chegar a tal conclusão, os pesquisadores analisaram oito produtos diferentes, misturando e movimentando o líquido junto com partículas virais por 30 segundos,  a fim de simular o que acontece na boca quando pessoas fazem gargarejos usando o enxaguante.

Desde o início de pandemia da Covid-19, pesquisadores descobriram uma série de substâncias e produtos que conseguem desativar o novo coronavírus (SARS-CoV-2), evitando os riscos de transmissão. 

Agora, um grupo de cientistas da Alemanha demonstrou a capacidade de alguns enxaguantes bucais inativarem esse vírus, por enquanto, em laboratório.

A partir de experimentos em cultura de células, os virologistas da Ruhr-Universität Bochum descobriram a possibilidade de inativação do coronavírus com o uso dos enxaguantes bucais. Isso pode ser, especialmente, útil para tratamentos dentários, protegendo os profissionais envolvidos. Afinal, costuma ser detectada uma elevada carga viral na boca e na garganta de alguns pacientes da Covid-19 .

Em outras palavras, o uso desses enxaguantes bucais (pelo menos o das marcas testadas pela pesquisa) poderia, provavelmente, reduzir a carga viral e diminuir o risco de transmissão do coronavírus, durante um curto período — o que não significa dizer que bochechos são adequados para tratar casos da  Covid-19 e nem como forma de proteção contra a doença.

“Fazer gargarejos com enxaguante bucal não pode inibir a produção de vírus nas células”, explica Toni Meister, “mas pode reduzir a carga viral, em curto prazo, de onde vem o maior potencial de infecção, ou seja: a cavidade oral e a garganta — e isso pode ser útil em certas situações, como [em consulta] no dentista ou durante o atendimento médico de pacientes com Covid-19 ", complementa o cientista envolvido no experimento.


ENTENDA A PESQUISA

No estudo alemão, os pesquisadores avaliaram oito enxaguantes bucais com diferentes formulações e que estão disponíveis em farmácias ou drogarias na Alemanha. Em cada teste, o produto foi misturado com partículas do coronavírus e uma substância que recriava o efeito da saliva na boca. Essa mistura foi, então, agitada durante 30 segundos, simulando um gargarejo pelo tempo médio.

Nos resultados, todos os produtos testados conseguiram reduzir a concentração do vírus nas amostras. Além disso, três enxaguantes eliminaram o coronavírus das amostras, conforme apontaram as análises. "Várias formulações com propriedades inativadoras de SARS-CoV-2 significativas in vitro apoiam a ideia de que o enxágue oral pode reduzir a carga viral da saliva e, portanto, diminuir a transmissão de SARS-CoV-2", afirma o grupo de pesquisadores no estudo publicado pelo Journal of Infectious Diseases.

O próximo passo, agora, é entender se esse efeito se confirma na prática clínica e por quanto tempo ele dura na boca de pacientes contaminados com o novo coronavírus. Para isso, estudos adicionais estão em desenvolvimento. Estudos como esse já estão em andamento em São Francisco, nos Estados Unidos, também.


*Fonte: Markable Comunicação, OdontoCompany e EurekaAlert! e Rub 


-------------------------------------------------------------------------------

PENSE NISSO


"Não deixe que as pessoas te façam desistir daquilo que você mais quer na vida. Acredite. Lute. Conquiste. E acima de tudo, seja feliz!"

Autor desconhecido


------------------------------------------------------------------------------  


NOTAS


PARABÉNS DIÁRIO! 

Em comemoração ao aniversário de 38 anos de fundação, expresso aqui meus parabéns a todos os que fazem do DIÁRIO DO PARÁ o melhor jornal do Estado e em pé de igualdade com os grandes do País. Um agradecimento especial ao principal responsável por essa grande vitória, o diretor presidente Jader Barbalho Filho.


VINHERIA

Tatiany Falcão, expert que gerencia a vinheria da Braz, tem feito sucesso nas redes sociais com dicas de rótulos para refrescar o verão amazônico.


ADVOCACIA

Felipe e Ricardo Dias juntamente com Laércio Cardoso vêm colhendo vitórias em áreas como a advocacia ambiental e empresarial, através do conceituado escritório Dias & Cardoso.


IDADE NOVA

Cristiane Salomão recebeu em seu espaço gastronômico a nutricionista esportiva Camila Araújo, que festejou idade nova em petit comité.


ANIVERSÁRIO

O empresário Jefferson Alves de Oliveira é o aniversariante deste domingo, 23. Vai comemorar a data ao lado dos familiares, em sua cidade, Santarém Novo, recebendo as manifestações de carinho e as homenagens de sua legião de amigos e admiradores do belo trabalho que desenvolve naquele município.


BIRTHDAY

Adelcio Torres, presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF) comemorou, na segunda-feira, seu aniversário, junto com seus familiares e amigos mais chegados. Os festejos tiveram o toque especial da esposa Iolanda Torres, com o apoio dos filhos Andreza e Anderson Torres.


TIM-TIM!

Quem trocou de idade ontem foi Ana Luiza Melo. Ela é coordenadora do Movimento Apostólico da Divina Misericórdia da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus. Parabéns!


TRANSAÇÃO EXCEPCIONAL

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) regulamentou a chamada Transação Excepcional na Cobrança da Dívida Ativa da União, voltada para contribuintes que tiveram problemas para pagar as dívidas devido o aperto econômico causado pela pandemia. A medida permite que sejam reduzidos em até 100% os juros e multas. Mas, o advogado tributarista Domingos Assunção alerta para a necessidade de o contribuinte buscar orientação profissional para saber se poderá aderir à transação e  se terá capacidade financeira de arcar com o acordo.


DR. BIKE

O ciclista Madson Kleber personifica o pensamento de que, seja lá o que você faça, faça o melhor que puder. Não por competição, mas por amor e prazer de chegar próximo à perfeição. Essa filosofia de vida não é aplicada apenas quando o "médico de bikes" está cuidando de bicicletas. Com seu jeito simples e humilde de ser, passa lições de vida e energia boa para seus clientes. Parabéns!


DOENÇA OCUPACIONAL

As empresas que mantiverem as atividades durante a pandemia devem redobrar os cuidados para preservar a segurança dos empregados e evitar futuras punições judiciais. O alerta é do advogado Rodrigo Motta. Segundo ele, com a perda de validade da Medida Provisória (MP) nº 927/2020, agora no final de julho, os empregadores podem ser responsabilizados pelos casos de covid-19 no ambiente de trabalho. A MP, que não virou lei e já havia sido suspensa pelo STF, estabelecia que a Covid-19 não seria considerada ocupacional, a não ser que ficasse comprovado que a contaminação havia ocorrido durante as atividades profissionais.



ACONTECE



SINALIZAÇÃO TURÍSTICA

O prefeito de Soure, Guto Gouvea, agradeceu ao governador Helder Barbalho pelo projeto de sinalização turística e o asfalto nas principais ruas da cidade, que tem atraído mais turistas e alavancado a economia regional. O transporte em lanchas rápidas e a travessia em modernos ferry boats tem contribuído para que  mais famílias visitem o Marajó.


NOVA AEAPA

A nova diretoria da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Pará (Aeapa) realiza uma força-tarefa para resgatar a filiação de antigos associados.


BELEZA PURA

Em versão online, a nova edição do Beleza Pura vai debater carreira e sexualidade das mulheres maduras. Segundo Bete Marin, cofundadora da Hype50+ e coordenadora do evento, a mulher está criando um novo paradigma sobre o próprio envelhecer. Com painéis, debates e workshop virtual, o evento - que conta com apoio da Unibes Cultural - acontece em 29 de agosto, das 14h às 17h. Mais informações e inscrições: http://info.hype50mais.com.br/beleza-pura-online  


CONDOMÍNIOS QUE INSPIRAM  

O presidente do Sindcon, Nazareno Nogueira, premiará os condomínios que desenvolveram soluções eficazes, inovadoras e inspiradoras para se prevenir das ameaças da pandemia do novo coronavírus. As inscrições ao concurso “Condomínios que Inspiram” vão até o dia 5 de outubro próximo e o resultado, que apontará os três melhores cases de sucesso, será divulgado dia 11 de novembro de 2020. Para mais informações, os interessados devem acessar o site do Sindcon no endereço www.sindconpara.com.br


PREVENÇÃO

Neste Agosto Dourado, mês do Aleitamento Materno, o mastologista Fábio Botelho lembra que a prática reduz o risco de câncer. Uma análise de 18 estudos publicada na revista científica Pediatrics mostra que bebês amamentados até os seis meses ou mais têm 19% menos chances de ter leucemia na infância. Para as mães, a diminuição do risco de ter câncer de mama é de mais 4% para cada ano de amamentação, além de prevenir câncer de útero e ovário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário