quarta-feira, 22 de abril de 2015

Você sabe como e quando fazer um brinde e discurso?






Você sabe como e quando fazer um brinde e discurso?


Você sabe em que momento deveria fazer um brinde em um casamento? Segundo o professor Augusto Cesar, seja em mesa de bar (tomando cerveja ou refrigerante), em eventos sociais (casamento e baile de debutantes), na vitória das corridas de F1 aos domingos, em jantares protocolares e por ai vai, sempre se faz presente uma tradição milenar: o brinde. Você conhece a origem desta tradição? Confira as considerações do especialista em Cerimonial, Protocolo e Etiqueta em Eventos Institucionais.


1 - Há diversas lendas e versões sobre o nascimento desta confraternização tão gostosa e alegre. Diz-se que teria se originado na Antiguidade, pois os relatos mais antigos de brindes remontam aos gregos e fenícios. Durante os acordos de paz entre povos em guerra, o mediador do acordo deveria se levantar, proclamar sua decisão e tomar o primeiro gole da bebida (normalmente vinho, a mais mística das bebidas), provando assim que ela não estava envenenada, e que poderia então ser degustada pelos cansados guerreiros.

2 - Mas qual o significado de se tocar (bater) as taças? Bem, historiadores explicam que o brinde selava o fim dos conflitos. O vencedor dava o primeiro gole para provar que não iria envenenar o adversário. Em seguida, batia sua taça na do outro interlocutor. Ao bater um copo no outro, o eventual veneno que poderia estar depositado no fundo das taças se espalharia pela bebida causando a morte certa ao degustador, caso este estivesse blefando. Desta forma, o brinde era prova de honestidade e, (muito importante!) celebraria tempos de paz.

3 - Nas celebrações - jantares comemorativos ou de homenagem, festas de noivado, etc. - os brindes e discursos são praticamente obrigatórios. O brinde é tradicionalmente erguido com champagne (ou espumante), vinho ou alguma bebida destilada. Por isso não se levanta brinde em um Chá, um tipo de recepção onde sequer é servida bebida alcoólica.

4 - Há uma escala de precedência para brindes e discursos que segue o protocolo. Em qualquer recepção, deve falar primeiro o anfitrião. Após ele, fala o mais importante de seus amigos e só então fala o convidado de honra, seguido de quem mais queira se manifestar em relação ao homenageado. Se o anfitrião nada diz, depois que os pratos da refeição principal forem removidos (antes do início da sobremesa) qualquer um que deseje pode pedir licença ao anfitrião para solicitar a atenção dos convidados e propor um brinde, ou fazer um discurso.

5 - Brindes devem ser feitos apenas após a chegada dos convidados principais, ou da maioria deles, estando presente o convidado de honra e, evidentemente, o homenageado. Uma pequena introdução é feita compreendendo o convite ao brinde, e a referência ao homenageado e ao motivo do brinde. Aquele que vai brindar fica de pé e convida os demais convivas a se porem também de pé. Não havendo esse convite - o qual geralmente não é feito nas cerimônias íntimas -, todos os demais podem permanecer sentados e, terminado o discurso do brinde, apenas erguerem a taça antes de beber.

6 - Não é necessário que se toquem as taças em recepções de cerimônia, estas podem ser apenas erguidas até duas vezes consecutivas, a primeira na direção daquele que propõe o brinde significando concordância com a homenagem, e a segunda na direção do homenageado (pode ser mais de um, no caso de noivos), se estiver presente. Mas pode cada convidado tocar a taça do que está à sua direita e à sua esquerda.

7 - O brinde é um pronunciamento breve. Um exemplo simples: erguendo-se de seu assento, e no momento oportuno, você pode dizer: "Desejo propor um brinde em homenagem ao casal X e Y, augurando-lhes uma vida matrimonial sempre favorecida pela Providência com uma plena felicidade e a realização de suas mais altas aspirações. Saúde!" Enquanto falar, divida seu olhar entre o homenageado e os demais convivas. Seja criativo, sem ser prolixo.

8 - A pessoa ou o casal, ou o grupo de pessoas que são homenageados com o brinde não se levantam nem bebem no momento em que os demais bebem em sua honra. Depois de dar tempo a todos que desejarem se manifestar, os homenageados ou um deles falando em nome dos demais pode pôr-se de pé e agradecer com algumas palavras, as manifestações recebidas. Se a homenageada é uma pessoa idosa, basta simplesmente um gesto seu, como inclinar a cabeça em agradecimento ao tempo de cada manifestação, voltando-se na direção de quem a saudou e das pessoas que responderam ao brinde em ambos os extremos da mesa.

9 - Brindes e discursos descontraem os convidados quando são feitos em linguagem simples e objetiva, e são bem humorados - algumas pessoas têm especial talento para introduzir uma piada no contexto de suas palavras - desde que não sejam demasiado longos. Ao contrário, se fatos tristes são lembrados, o ambiente torna-se pesado e o brinde ao final fica bastante sem graça.

10 - Se você faz um almoço especial para comemorar as boas notas de seu filho na escola, não levante um brinde "às boas notas" mas um brinde a Fernanda, pelas boas notas que teve, porque o brinde é em honra de pessoas, e não de coisas ou fatos.

11 - Não é bom que se repita um brinde ao mesmo homenageado, pelo mesmo motivo e no mesmo evento. É aceitável, porém, que se faça, se no primeiro brinde foi esquecido algum aspecto pelo qual o homenageado deveria também ser brindado. Não sendo este o caso, seguem-se discursos breves cujo fecho são palmas, e não novos brindes.

12 - Por fim, uma citação de Aristófanes, dramaturgo grego, para quem a embriaguez trazida pelo vinho era um delírio inebriante, mas que paradoxalmente trazia lucidez: “Rápido! Tragam-me vinho para que eu umedeça a minha mente e diga algo inteligente!”.

SERVIÇO: Confira mais em www.augustolima.com.br
e em williamfiqueatento.blogspot.com.br






Desfile

Nesta sexta (17), a estilista Rosângela Leite desfila sua nova coleção Flor de Lótus durante almoço empresarial na Churrascaria do Osmar, da Diogo Móia. As modelos que entrarão na passarela são algumas das candidatas ao Miss Pará 2015.




Casamento

Neylane Kely e Alexandre Lima casaram na Estação Gourmet, numa cerimônia para os mais íntimos e deixaram todos babando diante do bolo assinado por Franciani Thill.



15 anos

Quem comemorou seu aniversário de 15 anos na sexta-feira (10) foi a bonita Similly Barros. A data foi festejada no Alfajor Buffet. Parabéns!



Nova psicóloga

Larissa Pinheiro Reis colou grau em Psicologia no último dia 10 de abril. Ela é filha do casal Luiz Alberto Reis e Márcia Reis. Essa conquista foi comemorada, com muita alegria, no Maison Pommedor, entre familiares e amigos. Parabéns!



Anjinhas no Hot Classics

As anjinhas Eduarda Nóbrega, Thania Lemos, Karla Lima, Kelly Walfredo, Eliane Rodrigues, Paula Melo, Michelle Vieira marcaram presença na festa Hot Classics.



Aniversário

Quem aniversariou na quinta-feira (09) foi o colunista social de Icoaraci Augusto Cruz. Por motivo de luto recente na família, não festejou, mas ganhou missa em ação de graças na centenária Igreja de São Sebastião, na orla do Cruzeiro, durante a Festividade da Divina Misericórdia, de onde Augusto Cruz faz parte.



Prêmio

O Laboratório Sabin acaba de receber mais um prêmio. Desta vez, em parceria com o Live Healthcare Media, o Great Place to Work Institute Brasil concedeu ao laboratório o reconhecimento de melhor empresa no segmento Medicina Diagnóstica, para se trabalhar no País. Entre os grandes objetivos do estudo está, além de conhecer as melhores práticas em gestão de pessoas das empresas premiadas, o desenvolvimento do setor como um todo. Na foto, Lídia Abdalla, presidente Executiva do Laboratório Sabin; o CEO do GPTW Brasil, Ruy Shiozawa; e a diretora Administrativa e de Pessoas do Laboratório Sabin, Marly Vidal.



Radiofrequência

A Clínica de Estética Avançada de Mônica Rodrigues, na Pedreira, acaba de adquirir dois aparelhos de radiofrequência de ponta: um deles, o “Vibria” é um moderno ultra-som em 3D com maior incidência de radiação, atingindo as camadas mais profundas da pele com ótimos resultados, combatendo celulite, gordura localizada e flacidez. Mônica segue para São Paulo esse mês para treinamento na fabricante dos equipamentos.



Jamile Aleixo

Com sua competência e simpatia ressaltadas por clientes e colegas de trabalho, a bonita Jamile Aleixo vem se destacando na área comercial das rádios do grupo RBA. Na foto, Jamile aparece no evento "Prazer em Trabalhar" promovido recentemente pelo DIÁRIO na Estação das Docas.



ACONTECE


Food Trucks

A loja Palechicas será uma das pioneiras a trazer para Belém o conceito dos food trucks, os caminhões personalizados de venda de comidas e guloseimas que já é tendência em diversas cidades brasileiras. A partir o dia 20, as paletas mexicanas da Palechicas estarão disponíveis em vários pontos da cidade. A divulgação sobre os produtos e futuras promoções é da agência Blu Marketing.


Vendas

O treinamento de abril do Programa de Educação Empresarial está com as inscrições abertas no site www.advbpa.com.br . O tema desse mês será 'Vendas para Empresas' utilizando o método Business to Business e terá como convidado o consultor de empresas, Marcelo Magalhães. O curso será realizado entre os dias 22 e 24 de abril.


Comunicação

Começou nesta quarta-feira (15) e prossegue até amanhã (17), o I Simpósio de Comunicação Social na Prática. Durante o evento,  jornalistas estarão trocando experiências sobre rádio, televisão, assessoria de imprensa, produção cultural, audiovisual, fotografia, mídias  sociais e muito mais. É uma grande oportunidade para estudantes universitários se aproximarem da realidade da profissão, conhecendo em detalhes a atuação de profissionais da área.


Contas aprovadas

Francisco Edivaldo Xavier Bezerra, presidente da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militares do Pará (ACSPMBMPA) teve sua prestação de contas de 2014 aprovada na Assembleia Geral Ordinária realizada na sede campestre da entidade.




PENSE NISSO

"Na realidade, afirmar qualquer movimento relacionado ao futuro é sempre um risco, pois o futuro não está escrito em parte alguma"

Michel Godet




Nenhum comentário:

Postar um comentário