sábado, 19 de novembro de 2016

Agradeça pela concorrência existir e use-a a seu favor




Certa vez o presidente da Coca-Cola disse que grande parte do seu sucesso devia a Pepsi, pois sem a mesma, não teria chegado à excelência que é hoje. É a concorrência, principalmente no mercado de eventos, que estimula o aprendizado, a inovação, a reciclagem. O mundo sem concorrência leva ao comodismo e lá na frente ao suicídio empresarial. Segundo o professor Augusto Cesar, especialista em eventos, cerimonial e protocolo, o concorrente deve ser encarado como um espelho através do qual você se avalia para ver o que está acontecendo no mercado, quais as tendências, as novidades, os nomes que despontam, aonde estão as fontes de pesquisa e de conhecimento. "A concorrência é altamente salutar e benéfica para o mercado, desde que você a veja como referencial", ensina o mestre. Confira algumas dicas.

1- O que vejo no mercado é muitos falando do trabalho dos “concorrentes”, algumas vezes denegrindo e fazendo de tudo para atrapalhar o trabalho desses “concorrentes” sem se tocar que agora tem dois problemas: arranjar motivos para falar do outro e cuidar de seu próprio negócio. Enquanto isso seu “concorrente” pode nem ligar para o que está falando e sim focado em aprimorar seu serviço e melhor atender o cliente fortalecendo sua marca no mercado. e passando na sua frente.

2- Em vez de falar do outro, pergunte-se: “o que ele está fazendo diferente que atrai tantos clientes?", “o que será que posso fazer para me tornar referência no mercado?”. Essas são as perguntas que devem permear sempre sua cabeça se almeja o sucesso empresarial. Preocupe-se com seu negócio, com sua empresa, em melhorar cada vez mais o atendimento a seus clientes.

3- Encare como elogio toda critica, inveja ou comentário sobre seu trabalho, partindo da premissa que ninguém "bate em cachorro morto". Se estão criticando seu trabalho é por que ele está incomodando e está sendo bem feito e principalmente, que os incomodados não estão conseguindo atingir o seu grau de excelência. Então fique feliz com o elogio das críticas de seus concorrentes. Neste caso entenda que a crítica faz muito bem para a auto estima profissional.

4- Nas cidades do interior, aqueles que têm cavalo ou burro de carga, colocam duas viseiras ladeando os olhos desses animais. É para o animal não perca o foco do caminho que tem que trilhar. Ponha também uma viseira e mantenha o foco em seu próprio negócio. Pare de falar e de denegrir aqueles que também estão trabalhando como você. Saia da mesmice e agradeça por ter um concorrente.

------------------------------------------------------------------------

PENSE NISSO

"Por mais sábias que sejam as palavras de um bêbado, elas são ridicularizadas pelo falso testemunho de quem as diz."

Neimar de Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário