sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Saiba como mensurar os resultados nas redes sociais em 2017



Quem tem um negócio sabe que com a chegada do fim de ano é essencial fazer um balanço de resultados e coisas que não deram certo. Camila Porto, especialista em Internet Marketing, explica que isso também funciona com as redes sociais: “saber analisar é fundamental para avaliar se está no caminho certo ou se precisa mudar a rota”. Para isso, a especialista lista algumas métricas para entender como foi o crescimento da página na rede social. Confira as dicas.

Número de fãs - A métrica é uma forma de avaliar ou medir o desempenho da sua empresa na internet. Por exemplo, o número de fãs da página é uma métrica importante, pois diz respeito sobre a evolução da página e se ela está sendo atrativa, o quanto está sendo vista, e se as pessoas estão querendo receber mais informações. Uma dica é ter uma meta para saber o quão rápido você está caminhando ou não para o seu objetivo. Mensure quantos fãs você tem hoje, quantos terá daqui a 30 dias e sempre defina uma meta para cada uma dessas métricas.

Envolvimento com a publicação - De nada adianta ter 1 milhão de fãs se pouquíssimas pessoas interagem com o conteúdo publicado. Uma coisa é importante saber sobre a importância do envolvimento. Quando se aumenta o engajamento, isso quer dizer que as pessoas estão curtindo o que está sendo publicado, estão interagindo e participando. A dica é avaliar o envolvimento com a publicação. Por exemplo: se hoje você tem 1000 pessoas se envolvendo com a publicação, mês que vem pode aumentar 5% disso. Você pode melhorar a maneira como você se comunica para aumentar esse envolvimento.

Alcance - Quanto mais engajamento você tem, quanto mais as pessoas interagem com seu conteúdo, maior tende a ser o seu alcance. A dica é sempre olhar o alcance para saber quantas pessoas estão sendo impactadas pelo conteúdo todos os dias, meses, ou por um período específico.

Taxa de envolvimento – O Facebook, por exemplo, avalia quantas pessoas foram impactadas por um conteúdo versus quantas curtidas, comentários e compartilhamentos ele gerou. Quanto maior essa taxa, maior a qualidade do seu conteúdo e mais engajamento você conseguiu gerar, ou seja, será melhor para você e seu negócio.

Engajamento de ação - Por fim, analise o engajamento de ação, que é saber quantos cliques uma publicação teve, quantas pessoas visitaram o site a partir de um post. Em muitos casos, uma publicação tem o intuito de levar pessoas para o site ou e-commerce. Nesse caso, é muito importante mensurar quantos cliques para ir até o seu site você obteve, não necessariamente quantas curtidas e comentários ele recebeu. Sempre avalie os posts baseados no objetivo com aquele determinado conteúdo. São métricas diferentes para medir o desempenho específico de cada publicação. Se o objetivo é levar pessoas para o site, mensure quantos cliques sua publicação recebeu.


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PENSE NISSO
“O otimista é um tolo. O pessimista, um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso”.

Ariano Suassuna

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