quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

O mercado procura profissionais com equilíbrio emocional




Pressão das dívidas para pagar, fornecedores e colaboradores querendo receber, problemas familiares e os clientes não aparecem (isso lhe parece familiar?). Tudo isso provoca uma explosão de adrenalina e estresse muito grande e com certeza provoca um grande impacto no seu emocional. Segundo o professor Augusto Cesar, nós temos duas mentes: a que raciocina e a que sente. "Em muitas ocasiões os impulsos emocionais dominam nossa razão e aí toca o alarme: reagimos e depois raciocinamos. O problema é que muitas vezes nossas reações emocionais são inadequadas e desproporcionais", ressalta Augusto Cesar. Confira as argumentações do especialista em cerimonial, eventos e protocolo.

1- Frente a essa situação, quando coisas ruins acontecem, você pode tomar dois caminhos: pode se sentir aniquilado e impotente e continuar a sofrer ou você pode aceitar o desafio e seguir em frente com a sua vida. A isso se chama equilíbrio humano.

2 - Esse equilíbrio tem grande influência na resiliência corporativa (um requisito altamente valorizado no mercado), que é reagir com flexibilidade e capacidade de recuperação diante de desafios e circunstâncias desfavoráveis. É semelhante à estrutura de um prédio: se a pressão for superior à resistência, aparecerão rachaduras e tudo pode desmoronar!

3- O profissional ou empreendedor resilente é aquele que não permite que acontecimentos e até mesmo pessoas ditem seu estado de humor; que supera as dificuldades e faz delas o combustível para se tornar melhor; que tem controle emocional perante as adversidades; que permite-se sentir dor, recuar e, às vezes, enfraquecer, para em seguida retornar ao estado original; que se recupera e molda-se a cada deformação (obstáculo) situacional; que assume riscos; que torna-se um sobrevivente repleto de recursos no mercado profissional; que tem apurado senso de humor; que sabe separar bem quem você é do que você faz e principalmente, que tem foco na solução, não no problema!

4 - A dificuldade das pessoas de lidarem umas com as outras, flexibilizar, baixa resiliência, dificuldade de receber feedback e de receber um ponto de vista diferente, acaba gerando conflito no ambiente de trabalho, na prestação de serviços e no atendimento de clientes.

5 - Falar de equilíbrio emocional pode ser algo relativamente fácil de falar, mas muito difícil de se aplicar. Ressalto que é fundamental ao profissional possuir além das diversas outras habilidades, também o equilíbrio emocional, que é o preparo psicológico para superar adequadamente as adversidades que surgirão na empresa e fora dela.

6 - Vamos chamar o conjunto de problemas que todos nós possuímos de saco de problemas. As empresas e seus clientes, querem que deixemos o nosso saco de problemas em casa. Por outro lado, os nossos familiares querem que deixemos nosso saco de problemas no trabalho. Diante disso, a pergunta que surge é: onde colocar nosso saco de problemas?

7 - Realmente é uma boa pergunta. E é justamente por isso que para tornar-se um profissional e um prestador de serviços de sucesso é necessário que tenhamos equilíbrio emocional, pois não importa quais problemas tenhamos de caráter pessoal, nossos colegas de trabalho, subordinados e clientes, enfim, as pessoas como um todo não têm culpa deles e não podemos descarregar esses problemas neles.

8 - Quando falamos em equilíbrio emocional, é importante avaliar também as situações adversas pelas quais todos os profissionais passam. É justamente aí que surge o momento da verdade que o profissional mostrará se tem ou não o equilíbrio emocional.

9 - Imagine a cena: o cerimonialista ou assessor de eventos aproxima-se diante de você (colaborador) e na frente de toda a equipe e do cliente passa a gritar com você e a desdenhá-lo diante de todos. Além de tudo isso, o motivo da queixa sequer era da sua responsabilidade (e mesmo que fosse). Diante disso você tem duas escolhas: ou responde à altura, o que o assessor ou cerimonialista merece, ou engole a seco e resolve o problema. E numa outra ocasião mais oportuna e com o clima mais adequado esclarece a situação. Podemos chamar a segunda opção de equilíbrio emocional.

10 - O profissional bem sucedido é capaz de manter o autocontrole diante das maiores adversidades, sendo capaz de ignorar ofensas e ataques, manter a postura correta ao responder aos colegas. O bom profissional não desconta em seus colegas de trabalho seus problemas pessoais. É importante ressaltar que ninguém tem a obrigação de estar sempre sorrindo para os outros, pois situações adversas que não estão relacionadas ao trabalho e sim ligadas a vida pessoal, podem trazer tristezas às pessoas. Mas isso não significa que você deva descontar os seus problemas nos demais colegas e nem que você deva ficar o tempo todo de mau humor.

11 - Vários profissionais do tipo que não levam desaforo para casa e manifestam isso nas mídias sociais, maculando sua imagem pessoal junto aos clientes, perderam oportunidades profissionais por não terem equilíbrio emocional. O mesmo se aplica a pessoas que, por qualquer motivo derramam rios de lágrimas, demonstrando também falta de equilíbrio emocional.

12 - Existem também aqueles profissionais que são difíceis de aguentar, pois são pessoas altamente melindrosas. Para esses, tudo é motivo para ficarem ressentidos. É importante lembrar que as pessoas, muitas vezes sem intenção, dizem algo, que as pessoas melindrosas levam em consideração ao pé da letra e se ressentem. Por isso a dica é relevar tudo que for possível, não se deixando abalar por “probleminhas” em vão, e nem perder o domínio pessoal diante de situações adversas. Com certeza isso não só lhe favorecerá profissionalmente, como lhe ajudará amplamente no sentido pessoal.


13 - Em resumo, a inteligência emocional é cada vez mais levada em consideração pelas organizações no momento de uma contratação e demissão. Há uma demanda crescente por qualidades comportamentais. Problemas de relacionamento podem levar à improdutividade dentro de uma companhia e na prestação de serviços. Lembre-se: a competência técnica lhe admite; a comportamental faz você crescer. Já o seu quociente emocional pode lhe demitir.

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PENSE NISSO

“A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia”.

Albert Einstein

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