quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Distúrbios alimentares podem gerar problemas graves de saúde e ser um sintoma para a depressão




Já ouviu falar em Dia da Gula? É uma data lembrada no dia 26 de janeiro (foi no último domingo), que serve para alertar sobre os distúrbios alimentares. De acordo com os dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde, cerca de 2,6% da população mundial e cerca de 4,7% da população brasileira sofrem de algum tipo de transtorno relacionado a alimentação. 

Esses transtornos podem ser de origem genética, psicológicas e até sociais, causando uma perturbação persistente na alimentação. Os casos mais conhecidos envolvem a anorexia nervosa, bulimia e transtorno da compulsão alimentar (TCA). Nos jovens, a incidência desses transtornos alimentares pode ser ainda maior.

A nutricionista Edilssa Carla (coordenadora de Nutrição) e a psicóloga Janaína Nascimento, da Pró-Saúde, umas das maiores entidades filantrópicas de gestão hospitalar do Brasil, explicam detalhes sobre o problema. O estresse do dia a dia, a busca por um corpo perfeito, a baixa autoestima, problemas emocionais acumulados e a falta de tempo para se alimentar corretamente são alguns dos principais fatores que levam ao transtorno. Confira outras considerações das especialistas.

É mais comum do que se imagina que as pessoas utilizem a alimentação como forma de compensação para um problema emocional mais profundo, incluindo a depressão. No organismo, temos neurotransmissores relacionados ao prazer, como a serotonina. Ao se alimentar, esse sentimento é ativado, principalmente quando é algo que sacia uma determinada vontade.

No caso da anorexia, o transtorno envolve o medo de engordar e na perturbação de como enxergar o próprio corpo. A pessoa deixa de ingerir calorias causando, inclusive, risco a própria vida. É a doença com mais chance de mortalidade e alto risco de suicídio.

Já a bulimia traz episódios de compulsão alimentar com práticas de indução de vômito para evitar o ganho de peso. Apesar de comum em mulheres, é importante dizer que homens também são afetados. Assim como a anorexia, a bulimia também traz alto risco de suicídio.

O Transtorno de Compulsão Alimentar é o ato de comer indiscriminadamente, mesmo sem sentir fome. É o transtorno mais comum, além da Síndrome do Comer Noturno, onde a ingestão de alimentos ocorre com mais frequência no período da noite e o paciente também sofre para conseguir dormir.

Entre outros problemas, está o Transtorno de Purgação, no qual há indução de vômito pela pessoa e até uso de medicamentos para perda de peso.

A maioria dessas patologias aos padrões de beleza, geralmente embutidos pela sociedade, refletem no emocional das pessoas. A alimentação gera culpa, medo, raiva. Muitas pessoas procuram por dietas equivocadas em busca do emagrecimento a todo custo.

A obesidade pode ter fatores psicológicos, relacionados inclusive a discriminação da sociedade. A obesidade é um problema multifatorial, desencadeado por fatores genéticos, biológicos, sociais e psicológicos. São indivíduos mais vulneráveis ao sofrimento psíquico causado principalmente pela discriminação social.

Independentemente do tipo de transtorno, o importante é procurar por ajuda imediatamente para ser acompanhado por uma equipe multiprofissional, como endocrinologista, nutrólogo e psicólogo, entre outros.

A psicoterapia é uma das especialidades que podem ajudar a identificar as situações em que o paciente acaba desenvolvendo a compulsão. Já a orientação de um nutricionista contribui na análise de cardápio diário, individual e específico para uma alimentação saudável.

Pense em sua qualidade de vida e busque uma alimentação balanceada. Pratique atividades físicas regularmente, beba bastante água e evite alimentos gordurosos.

--------------------------------------------------------------------------------


PENSE NISSO

"Para ser feliz um homem tem que ser fiel a si mesmo. A infidelidade não consiste em acreditar ou em não acreditar, consiste em professar aquilo em que não se acredita"

Thomas Paine

--------------------------------------------------------------------------------


NOTAS

ENGENHEIRO CIVIL
O técnico em edificações, Marcel Almeida, com muito esforço, perseverança e dedicação, estudando e trabalhando em uma empresa de engenharia, conquista agora a graduação de nível superior em Engenharia Civil. Parabéns!

NEUROLINGUÍSTICA
Gyselle Vaz com Gilberto Cury, em Sampa, durante o curso de Programação Neurolinguística, ele que é o pioneiro da PNL no país.

REPAGINAÇÃO
A arquiteta Thais Toscano é quem assina o projeto de repaginação do restô de Nathalie Furtado, que reabre no dia 9.

CHURRASCO
Os médicos Ronaldo e Cristina Alves, aqui com a também médica, Regina Carneiro, curtindo churrasco na AP.

RETORNO DAS FÉRIAS
Arlindo Guimarães retornou de férias e já reassumiu o batente em seus restaurantes. Aqui na foto, ele com o colunista Mauro Bonna e o gerente comercial do Diário, Nilton Lobato.

DÉCOR
Para dar um up nos ambientes, acaba de entrar em exposição, no espaço de charme de Eduardo Salame, uma linha de baús nos mais variados estilos.

RELAX
O casal Francisco Palheta e Vanessa Condurú programa alguns dias de pernas para o ar, aproveitando o feriadão de Momo.

FORMATURA
Será na próxima terça-feira, dia 4, a solenidade de formatura de Paulo Martins Costa, no curso de Engenharia Civil.

ANIVERSÁRIOS
O presidente da AABB, Abrão Damous, festejou seu aniversário com familiares e amigos. Já a vice-presidente da AABB, Tânia Barbosa, comemorou o aniversário em uma casa de recepção.

COLAÇÃO DE GRAU
O advogado e procurador do Estado, Antônio Bernardes, é só alegria ao lado da esposa, Adriana. O filho do casal, Felipe Bernardes, colou grau em Direito na última semana, em solenidade no Hangar.

MÚSICA NO BELLE ÉPOQUE
O músico e maestro Jonas Arraes ministrará a palestra “A Música no Belle Époque”, nesta sexta-feira, 31, dentro da programação em homenagem ao aniversário de 404 anos de Belém, realizada pelo Castanheira Shopping. O evento será no Espaço Criança (3º piso), a partir das 16h30, com entrada aberta ao público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário