quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Você sabia que com seu Imposto de Renda você pode ajudar a cultura sem gastar nada?


 

Você sabia que as artes são as grandes amigas da humanidade e contribuem para atenuar a vida das pessoas durante a pandemia? Assistindo filmes, lendo livros, ouvindo música, as pessoas aliviam as tensões e acalmaram os ânimos.  

Muita gente sabe que a cultura brasileira vive uma das piores crises. Mas poucos sabem que toda pessoa física, que paga Imposto de Renda, pode investir até 6% do que deve ao Leão em projetos culturais (aprovados pela Lei Federal de Incentivo à Cultura) e ainda ter o valor investido total ou parcialmente restituído ou deduzido de seu IR devido. 

Segundo o produtor cultural Ruy Godinho, essa prerrogativa é para aqueles que optam pela declaração completa. "Temos um canal excepcional nas mãos para alavancar recursos para projetos culturais que o governo não tem interesse em difundir", afirma Godinho. Confira as ponderações do produtor cultural.


Investir na cultura brasileira na atual conjuntura é um ato de resistência. No entanto, reverter parte do IR para cultura, é apenas redirecionar uma despesa obrigatória para uma ação voluntária do cidadão.

Quando pagamos o Imposto de Renda, lançamos nossos recursos numa vala comum, para que sejam, teoricamente, investidos em segurança, saúde, educação, saneamento básico e etc..

Os 6% permitidos pela Lei Federal para a cultura é a única parcela que nos dá o poder discricionário de saber para onde nosso dinheiro está indo e qual resultado terá.

É necessária uma intensa campanha educativa nacional de difusão dessa prerrogativa, para redimensionar o aporte de recursos disponíveis para a cultura e promover os projetos que mais nos pareçam simpáticos e que apresentem os melhores objetivos.

Artistas, jornalistas, formadores de opinião, professores, produtores culturais, poderiam divulgar esta preciosa informação, fazendo pequenos vídeos, publicando em suas redes sociais, concedendo entrevistas que difundam junto aos seus públicos a necessidade maciça desses pequenos grandes atos – o de promover cultura sem gastar nada.

Essa ação em favor da cultura é possível apenas com uma decisão legal (no sentido jurídico), honesta e inteligente de reverter uma parcela do IR em favor da cultura, que ainda gera divisas e novos empregos.

A pessoa que investe em cultura, tem o direito de restituir ou deduzir todo o valor investido. E ainda receber recompensas por sua atitude legal, inteligente e cidadã.

Invista em cultura sem gastar nada! Pense bem, pelo menos os 6% que você investe em cultura você sabe certinho pra onde está indo. E o melhor! Os recursos investidos em cultura geram divisas e novos empregos. Seja proativo e faça algo em benefício da cultura!

Então, precisamos divulgar muito essa ideia. Faça a sua parte!



PENSE NISSO


"Gosto de você não por quem você é, mas por quem sou quando estou contigo".

Gabriel García Márquez




NOTAS



NA FAZENDA

Felipe Dias e Laércio Cardoso na fazenda onde criam camarões em cativeiro.


RELAX

Cristiane Salomão com a amiga Rafaella Dulcetti curtindo relax de final de semana.


REFRESCADA

O casal Lorena Coral e Daniel Alves dando uma refrescada no verão paraense.


ANIVERSÁRIO

Ontem foi dia de parabéns para Lilian Veloso, esposa do mestre do Direito Zeno Veloso. A comemoração foi em família. Na foto, Lilian com a querida filha Lorena. Parabéns!


TIM-TIM SORAYA!

Quem aniversaia nesta sexta-feira é a engenheira de pesca Soraya Amaral. A comemoração será em família. O pai, o professor de Matemática Onazis Amaral não disfarça o orgulho que tem da bela filha. Parabéns!


REPÓRTER FOTOGRÁFICO

Ontem foi comemorado o Dia do Repórter Fotográfico. Meus parabéns a todos os bons profissionais e, em especial, a Rafael Santos, o Bidu, profissional dedicado e pessoa da melhor qualidade. Inteligência, sinceridade, sensibilidade e personalidade forte são algumas de suas características marcantes. Ele aniversariou no último di 28 e recebeu inúmeras felicitações de amigos e familiares. Parabéns!


BATIZADO

O batizado de Jorge Lorenzo foi uma bonita cerimônia realizada na igreja de São Miguel, no último dia 30, quando os pais Ivaldir Cláudio Júnior e Carolina  Cunha de Almeida apresentaram o filho ao primeiro sacramento do cristianismo, que apaga o pecado original de quem o recebe e a este confere o caráter de cristão.


DELIVERY DE BELEZA

A partir do dia 14 de setembro, Geisa Barbosa introduzirá em Belém os serviços de beleza faciais e corporais, em domicílio, do Spa Express



ACONTECE



MARAJÓ

O prefeito de Cachoeira do Arari e presidente da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (AMAM), Jaime Barbosa, renunciou aos cargos e empossou como prefeito o vice-prefeito Antônio Figueiredo Athar. Já na  AMAM, o prefeito de Salvaterra, Valentin Lucas, deverá assumir a direção até janeiro quando haverá eleições para a mesa diretora. Jaime Barbosa foi nomeado  secretário Regional de Governo do Marajó, pelo governador Helder Barbalho.  


CAVALEIROS ROSACRUZES

O Supremo Conselho do Rito Escocês Antigo e Aceito dos Graus 4 a 33 do Pará, empossou no último sábado, oito novos Cavaleiros Rosacruzes Grau 18. O evento ocorreu na sede do Grande Oriente do Pará e contou com a presença do Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Pará/Confederação Maçônica do Brasil (Comab), irmão Carlos André. A solenidade foi presidida pelo Soberano Grande Comendador, irmão José Marinho. Após o encerramento dos trabalhos foi servido um jantar aos novos irmãos e suas as esposas.


INAUGURAÇÕES

Uma programação especial com jogos marcou a inauguração de novos espaços no Cassazum, sob o comando de Yedo Mendes com o apoio da diretoria e de sua esposa Wanda Vaz, que fez a entrega de premiação ao time Quarteto Fantástico campeão do torneio de vôlei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário