quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Veja o que você precisa saber sobre a ingestão de bebidas alcoólicas em excesso


 

É de conhecimento público os males causados pelo álcool, que não prejudicam apenas os usuários, mas também suas famílias e a sociedade. Segundo o Ministério da Saúde, com a pandemia do novo coronavírus aumentou muito o consumo de álcool, e tivemos o agravamento de problemas como acidentes de trânsito, violência doméstica e, é claro, maiores gastos com saúde pública.

Por isso é importante combater o abuso do uso do álcool e de outras drogas, para evitar problemas, como, por exemplo, o suicídio, que é uma doença intimamente ligada à dependência química. Confira informações sobre consequências do consumo excessivo de álcool e dicas de como amenizar o efeitos prejudiciais.


1 - O que acontece com o  corpo?

R: Conhece a história do "bateu, levou"? Ressaca é isso. Uma resposta  do organismo a uma agressão que sofreu. Funciona assim: o corpo gasta  glicose para metabolizar o álcool. Glicose é açúcar, açúcar é energia.

Resultado: A gente fica fraco e sonolento. O excesso de álcool também  inflama o aparelho digestivo faz a cabeça doer, provoca náuseas, vômitos e  aumenta a sensibilidade à luz. Enfim, ressaca não é mole não!


2 -  Por que a dor de cabeça é insuportável?

R: O álcool desidrata o corpo, do  dedão do pé ao cérebro. Da seguinte maneira: o etanol inibe a produção do  hormônio antidiurético, e sem ele a gente faz muito mais xixi. Engoliu,  pronto: é hora de ir ao banheiro. . .

Resultado: A cabeça dói porque os neurônios  sentem sede, literalmente.


3 - Isso mata ou só é chato pra burro?

R: A menos que você queira se jogar do 76º andar, ressaca não mata. Todos os  sintomas são passageiros, não duram muito. Mas sendo freqüentes, pode acabar  em gastrite, pancreatite, cirrose...

Resultado: Aí, sim, vai durar muito.


4 - Por  que a ressaca só aparece no dia seguinte?

R: Porque é durante o sono que o  corpo do bebum trabalha para absorver todo aquele álcool que ele botou para  dentro. De manhã, com o serviço feito, é hora de disparar os sintomas  desagradáveis. Daí é importante para, pelo menos diminuir os efeitos da  ressaca, que o bebum antes de deitar procure ingerir muita água.

Resultado: O problema é se você, chapado até o talo, vai lembrar-se disso.


5 - Qual a  diferença entre ressaca e coma alcoólico?

R: A quantidade de etanol que o  camarada bebeu. Até determinado ponto, ele vai sentir dor de cabeça, vomitar, se arrepender e depois fica tudo bem. Além desse ponto, a taxa de  açúcar no sangue cai drasticamente; o coração pode parar de bater devido à  inibição que o álcool produz nos centros nervosos do cérebro responsáveis pelos batimentos; o camarada perde a consciência.

Resultado: É encrenca da  grossa.


6 - Beber de barriga vazia é pior ?

R: Muito pior. Ter comida  na pança significa que o etanol não estará sozinho na corrida da digestão.

Resultado: O  organismo vai dividir as energias entre as duas tarefas, e isso tornará mais lenta a entrada do álcool na corrente sangüínea.


7 - Mas comer o  que? Chuchu, rabada, macarrão?

R: De preferência, alimentos ricos em sal e  gordura. Castanha, amendoim, queijo e, para extrapolar, salaminho.

Resultado: O sal e  a gordura estimulam a secreção de substâncias estomacais que protegem o  estômago do álcool.


8 - Tomar uma colher de azeite antes de enfiar o pé  na jaca ajuda?

R: Azeite também é gordura, portanto ajuda. Então pegue a sua  colher de azeite, despeje-a num prato, adicione sal e mergulhe pedaços de  pão na mistura.

Resultado: Isso mesmo, igualzinho ao que você faz com o couvert do restaurante.


9 - A propaganda diz para tomar um Engov antes e outro  depois. Não pode ser dois depois?

R: Até pode. Um ou dois antes é que  não adianta nada. Ainda não inventaram remédio que previne contra a ressaca.  Tudo o que existe apenas dribla os sintomas.

Resultado: O Engov tem hidróxido de  alumínio, que alivia os males digestivos; tem AAS, que é um analgésico; e  tem cafeína, que contrai os vasos sangüíneos dilatados pelo álcool e, assim,  diminui o mal-estar.


10 - Me disseram que a ressaca de vinho é a pior de  todas. Confere?

R: Não. As bebidas com teor alcoólico mais alto - destilados  (uísque, vodca, pinga) - é que provocam maior estrago. Elas são absorvidas mais rapidamente pelo corpo. Por dedução lógica, os fermentados (vinho, cerveja) fazem menos mal, certo?  

Conselho: Cuidado, tudo gira em torno da quantidade.


11 - Então, o que eu faço para acordar legal amanhã?

R: O truque é simples e eficiente: intercale um copo d'água entre dois de birita. A água é o verdadeiro santo remédio anti-ressaca. Ela reidrata, dilui o álcool e facilita o trabalho dos rins e do fígado. Sem dizer que também empanturra. Numa pança cheia d'água cabe menos pinga. Trocar a água por suco ou refrigerante também funciona.

Resultado: Essas bebidas são ricas em carboidratos, que viram energia e ajudam a metabolizar o álcool.


12 - O camarada que fuma enquanto enche o caneco vai ter uma ressaca mais branda ?

R: Pelo contrário, álcool e fumo formam uma dobradinha mais perigosa do que Caniggia e Maradona na Copa de 90.

Resultado: Quanto mais nicotina, menos oxigênio no sangue e mais rápido se dá o processo de intoxicação.


13 - Danou-se. Acordei de ressaca. Por que o gosto de cabo de  guarda-chuva na boca?

R: Por causa da desidratação.

Resultado: A boca fica seca e o paladar capta o sabor ácido das substâncias que o estômago despeja para  processar o álcool.


14 - O que é melhor comer nessa hora?

R: Alimentos de fácil digestão para não estressar ainda mais o organismo, já  detonado pelo esforço de processar o álcool.

Conselho: Os campeões são frutas, para reidratar e repor as vitaminas, e pão, batata e massas, para obter glicose rapidamente e fornecer energia ao corpo.


15 - Correr para a academia  e malhar feito um louco ajuda?

R: Falou Superman ... o pobre-diabo do  manguaceiro não tem forças nem pra ir ao banheiro, quem dera para correr na  esteira.

Resultado: Para fazer exercício, o corpo precisa de glicose - a mesma que  está sendo usada na recuperação pós-pé na jaca. Vai querer dividir?


16 - Já sei, vou continuar bebendo...?

R: Esse é o truque do  alcoólatra. Ele "rebate" a ressaca com outro porre. Funcionar funciona, se  essa é a sua saída.

Conselho: Procure os Alcoólicos Anônimos.


17 - O que eu  faço pro meu quarto parar de rodar?

R: Repouso. Mantenha a luz apagada,  cortinas fechadas e fique deitado. A ressaca aumenta a sensibilidade à luz.  Aproveite o momento introspectivo para fazer a mais clássica das promessas:  "Nunca mais vou botar uma gota de álcool na boca". Toda ressaca tem que  terminar com uma baboseira dessas...


O Ministério da Cidadania oferece vagas gratuitas para desintoxicação e tratamento de dependentes químicos em comunidades terapêuticas de todo o Brasil. Atualmente, mais de 11 mil vagas são financiadas pelo governo federal, número três vezes maior do que no ano passado. Para saber mais sobre as políticas de combate a drogas, acesse: mds.gov.br/assuntos/cuidados-e-prevencao-as-drogas.



PENSE NISSO


"Pessimismo leva à fraqueza, otimismo ao poder".

William James



NOTAS



PARABÉNS LAICE!    



Domingo foi dia de festa para a elegância em pessoa: Laice Barbalho. Ganhou idade nova e muitas felicitações pela passagem do seu natalício, embora o tempo não passe para ela. Muitas felicidades!


RELAX



Os amigos Anatólio Thiers, Débora e Jefferson Goldenberg em flagrante de relax.


RESTÔ DO PARQUE



A arquiteta Thais Toscano, aqui com a também arquiteta Carla Abreu, está finalizando as obras do restô do Parque da Residência que vem aí.


NOVOS PROJETOS



O arquiteto Felipe de Mello recebe elogios pelos novos projetos que assina e acaba de lançar, através de sua incorporadora.


CONDECORAÇÃO

A deputada Nilse Pinheiro recebeu, na última sexta-feira, 16, o título de personalidade do ano nas Relações Bilaterais Sino Brasileira, do Conselho Internacional de Honrarias e Méritos do instituto Ibrachina, em São Paulo. Ela foi condecorada com a medalha Cruz do Mérito da Soberana Ordem da Fraterna Integração Brasil China, em reconhecimento às atividades legislativas na pacificação social da cultura dos povos. O presidente da OAB-PA, Alberto Campos, também recebeu a mesma honraria. Impossibitada de comparecer, Nilse enviou mensagem em vídeo e foi representada pela jornalista Rita Martins. Participaram do evento Thomas Law (presidente Nacional do Ibrachina), Pricila Menin (chanceler da Ordem do Mérito) e Sóstenes Marchezine (vice-presidente da CNRBC/OAB).



Foto 1 - Rita Martins, Samuel Medeiros, Alberto Campos e Anne Nascimento




Foto 2 - Thomas Law, Pricila Menin, Sóstenes Marchezine, Alberto Campos e Rita Martins



LIVE SOBRE SAÚDE



A importância de prevenir o câncer de mama é o tema de live nesta quinta-feira. A conselheira substituta do TCMPA, Adriana Oliveira, conversará ao vivo com a médica Danielle Feio, oncologista membro das Sociedades Brasileira e Europeia de Oncologia. No bate-papo que será pelo Instagram do Tribunal, elas trarão informações e vivências sobre a prevenção e o tratamento do câncer de mama. Será às 19h.


MAMOGRAFIA



De janeiro a julho deste ano, o Ministério da Saúde registrou uma redução de 46,9% dos exames de mamografia, em comparação com o mesmo período em 2019. No Pará, a queda foi de 55%. Os números têm ligação direta com o medo da Covid-19. No mês dedicado à prevenção ao câncer de mama, o mastologista Fábio Botelho alerta: mulheres a partir de 40 anos não devem adiar os exames preventivos. A mamografia é o principal meio de obter o diagnóstico precoce, que aumenta muito as chances de cura.


BOM CONSELHO



O médico Arturo Gonçalves não se cansa de alertar que mesmo que o número de casos de infecção pelo Covid-19 esteja caindo, não se deve baixar a guarda em termos de prevenção, pois todo o cuidado é pouco.


NIVER DE MOYSÉS



Moysés Calçada comemorou, nesta terça-feira, 63 anos. Os festejos foram em família, ao lado da esposa Sandra Goés, das filhas, netos e genros.


ANIVERSÁRIO



Hoje é dia de cantar parabéns para Ivaldir Cláudio Cardoso, que comemora seu 62º aniversário. Parabéns


DENTISTAS

O Dia do Dentista é comemorado em 25 de outubro.  O Conselho Regional de Odontologia vai homenagear 68 cirurgiões-dentistas que completaram 25 anos de profissão sem nenhum registro de infração ética e 73 cirurgiões-dentistas com 70 anos de idade. Eles terão suas fotos com os certificados publicadas em uma galeria especial, no site do CRO-PA.


VITÓRIA



Os advogados Joaquim Freitas Neto e Ivonaldo Cascaes obtiveram vitória em processo na Justiça Federal Criminal, em Santarém, ao defenderem a liberdade de cliente acusado de tentativa de homicídio contra agentes de Ibama, durante a operação Flamma da PF. O caso teve repercussão nacional.


CIÊNCIAS CONTÁBEIS



O contador Sérgio Humberto está comemorando dez anos de formatura em Ciências Contábeis. Parabéns por sua atuação nesta relevante profissão.


ACONTECE


DIÁRIO CONTEMPORÂNEO

Em evento para convidados, para evitar aglomeração, foi aberta nesta terça-feira, no Museu do Estado do Pará, a 11ª edição do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia.  Foram inauguradas a mostra coletiva Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos, com curadoria convidada de Rosely Nakagawa, e O Lago do Esquecimento, individual de Paula Sampaio. A visitação segue aberta até 20 de dezembro de 2020. É obrigatório o uso de máscara.


TUNA LUSO



Após a recuperação da sede náutica, a comissão organizadora, formada por Djair Brandão, Eder Pisco, Gerardo Filho, Marcos Moraes e Salatiel Campos, parte para a reestruturação do futebol profissional do tradicional clube, que já foi a terceira força no futebol paraense. O primeiro passo será a feijoada "Cruz de Malta", no próximo dia 28 de novembro. Cartelas a R$ 60,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário