quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Saúde mental de cães e gatos: você já se preocupou com isso?


 

D ia 10 de outubro, transcorrido no último domingo, é o Dia Mundial da Saúde Mental, e muito se fala sobre o quanto os pets podem ajudar emocionalmente os seus donos. Uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Animal Waltham Pet Care Science, por exemplo, mostrou que ter um pet pode aumentar a produção da ocitocina, o hormônio do prazer. Mas, e a saúde mental dos animais de estimação, como fica? Ou melhor, podemos falar de saúde mental animal? Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ) não só é possível falar disso como também foi observado que 55% dos cães que moram em apartamentos são acometidos por algum tipo de alteração comportamental, como vocalizações excessivas, comportamentos destrutivos ou depressivos. Segundo a veterinária da Organnact, empresa que pesquisa e produz suplementação animal, Marina Tiba, a saúde mental dos pets está diretamente relacionada ao comportamento dos tutores e deve ser levada a sério. Confira as dicas.

 

 

Os animais de estimação também são afetados pelo estresse e podem, inclusive, ficar deprimidos. Claro que não devemos igualar a depressão humana à dos pets, mas existe sim um mecanismo de defesa animal que faz com que ele passe a ter comportamentos como ansiedade, agressividade, latidos excessivos, falta de apetite, entre diversos outros, que são facilmente identificáveis e devem ser tratados.

 

Entre os causadores desses problemas estão a falta de estímulos suficientes, como brinquedos e ambientes preparados para os animais, a falta de passeios regulares, sobrepeso, alimentação inadequada e outros fatores que podem agravar o problema.

                                                    Fotos Rogério Uchoa

Além de observar o animal e o comportamento dele, e levá-lo ao veterinário com frequência, é preciso inserir na rotina dele alguns hábitos simples que podem modificar esse quadro, como, por exemplo, a introdução de uma alimentação mais balanceada.

 

Por isso, além de estabelecer uma rotina que inclua passeios e brincadeiras, é preciso estar disponível para fazer com que o animal entenda que o bom comportamento é algo positivo tanto para ele quanto para a família, e uma das formas de fazer isso é oferecer petiscos como forma de recompensa. No entanto, deve-se estar atento à qualidade daquilo que se oferece, afinal, oferecer alimentação inadequada pode agravar o comportamento depressivo.

 

Hoje é possível encontrar aquilo que chamamos de petiscos funcionais, que podem ser oferecidos diariamente e que oferecem ingredientes como vitaminas, aminoácidos, probióticos, entre outros, que produzem efeitos benéficos à saúde, além de funções nutricionais básicas, e que podem ser uma boa solução na hora de agradar o pet.

 

QUEM AMA, CUIDA

 

Quando se trata de pet, cada vez mais esse ditado é uma verdade. Os dados revelados pela Radar Pet 2021, pesquisa realizada pela Comissão de Animais de Companhia (Comac) do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (Sindan) mostrou que 66% dos pais de pet buscaram se informar sobre a saúde de seu animal de estimação durante a pandemia.

 

Além disso, a pesquisa mostrou que o volume de consultas com o médico veterinário durante o período pandêmico também cresceu uma média de 45%. Além de vacinas, o que mais se buscou foram consultas preventivas.

 

No entanto, muitas vezes, a saúde mental é deixada de lado, pois muitos tutores nem imaginam que alguns comportamentos podem indicar alteração comportamental. Muitas pessoas acreditam que a apatia, por exemplo, é uma característica do animal, ou ainda, que ele é comilão, por isso o sobrepeso. As pessoas não costumam associar esses sinais a um transtorno de ansiedade.


 

Por isso, a visita regular ao veterinário é essencial, assim como observar o próprio comportamento com o animal, que somente desenvolve esses tipos de atitudes como consequência do perfil do seu tutor.

 

Entre as mudanças na rotina, além da oferta de petiscos funcionais e uma alimentação balanceada, são importantes passeios regulares, oferta de brinquedos, ambientes limpos, evitar deixar os animais por muito tempo sozinhos, despedidas muito emocionadas, e, sobretudo, dar atenção.

 

Mesmo os gatos, que são mais individualistas, precisam de atenção e carinho. Tentar, por exemplo, levar os cachorros para passarem o dia numa creche, interagindo com outros animais também pode ser uma boa opção. Tudo é uma questão de estar atento aos sinais que os pets demonstram e à disposição dos tutores em oferecer um bom ambiente.

 

 

 

PENSE NISSO

 

 

“Que neste período de energia sublime, Nossa Senhora de Nazaré, um ser que chegou à Iluminação, motive a humanidade em seu processo evolutivo, e abençoe com energia pura pensamentos e ações, com vistas a alcançar a Cosmoética coletiva”

 

Juliana Dantas

 

 

 

NOTAS

 

 

 

DESCONTRAÇÃO



O arquiteto Felipe de Mello e o irmão, o cirurgião Henrique de Mello, em momento de descontração.

 

 

CARINHO



Jefferson Goldenberg sendo mimado pelos filhotes Antônio e João, no almoço de Círio em família.

 

 

LANÇAMENTOS



Aracy Santamaria e Mariana Pastorine vão lançar a coleção Primavera Verão Trousseau, na Bontempo, na próxima terça, 19. O evento contará com a participação da mineira Érika Linhares (foto), que na ocasião lançará o livro “Gente Feliz Não Enche o Saco”, em meio a um bate papo.

 

 

MASTOPEXIA



O cirurgião plástico Luís Fernando Barros utiliza técnica nova em suas pacientes. É a mastopexia com alça muscular, indicada para o aumento das mamas, com prótese de silicone e lifting. Um sucesso!

 

 

DEVOÇÃO



A exemplo de milhares de devotos de Nª S.ª de Nazaré, Marilene Freitas foi agradecer bênçãos e renovar a fé e o amor pela Santinha. Muita emoção!

 

 

DESTAQUE



O destaque da semana vai para o coronel Helton Morais, que está à frente da Diretoria de Prevenção e Criminalidade da SEGUP-PA, e vem desenvolvendo um trabalho voltado ao público mais vulnerável, dando ênfase às ações de governo.

 

 

PARABÉNS!



Rafaella Leão, doutora em Linguística pela Universidade do Porto, em Portugal, assumiu a vice-diretoria da Faculdade de Letras "Dalcídio Jurandir", no Campus da UFPA de Altamira.

 

 

 

ACONTECE

 

 

 

ENCOMTUR

Inicia hoje e vai até o próximo dia 23, em Santarém e na Ilha do Marajó, o Encontro Nacional de Jornalistas e Comunicadores de Turismo. Em formato híbrido, o Encomtur abordará o tema “Roteiros sustentáveis, empreendedorismo e comunicação especializada: novos formatos ressignificando o turismo e promovendo experiências”.

 

 

ANIVERSÁRIO DO 14º BPM

O 14º Batalhão da Polícia Militar vai comemorar seu 28º aniversário com programação especial, de 18 a 24/10, em Barcarena, dirigida a PMs e à comunidade, com palestras educativas, prática de esportes e atendimentos jurídico, de saúde e emissão de documentos, entre outros, com parcerias do Nurmec, Embeleze, Uninassau Belém, Instituto Hidrovias e Prefeitura de Barcarena.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário