quinta-feira, 19 de maio de 2022

Temos de aprender a lidar com o medo da morte


 


A morte é uma sombra que acompanha e atemoriza o ser humano dia e noite. E se abre asas em nossa imaginação, é capaz de abreviar nossa existência sobre a face da Terra, nossos dias neste plano e forma de vida.



O psiquiatra Flávio Gikovate costumava dizer que mais importante que a morte em si é o medo que ela provoca. Segundo ele, a morte é uma transição, a passagem para um estado desconhecido cujas características “todos saberemos oportunamente”.



Para Gikovate, o que tumultua e, por vezes, perturba muito nossa vida é o medo que sentimos quando pensamos na morte. "Prova disso é que costumamos nos apavorar diante de um mal-estar; isso se chama hipocondria".



Segundo o psiquiatra, o medo da morte começa a se manifestar muito cedo em nossas vidas, quando nos tornamos conscientes de que a vida é finita: por volta dos seis ou sete anos de idade.



“A sensação é horrível porque acontece exatamente durante os funerais de pessoas próximas e queridas. Presenciamos a morte associada à dor daqueles que continuam por aqui”, comenta Gikovate.



Na opinião de Gikovate, "a dor provocada pela morte de pessoas queridas é parecida com a das rupturas amorosas que mais tarde conheceremos tão bem. Passamos a temer nossa própria morte e também a dos que nos são caros".



"Conscientes da incerteza da nossa condição, só nos resta aprender a lidar com esse suspense permanente. Temos de conseguir viver em paz, apesar de sabermos que tudo pode terminar de uma hora para outra. Os que não conseguirem passarão a vida aflitos", observa Flávio Gikovate.



O psiquiatra esclarece que, com o passar dos anos, aceitamos com crescente docilidade a ideia da morte. Talvez por causa da sabedoria que acumulamos; ou então, porque já provamos muitas coisas desta vida, de modo que partir não parece mais tão doloroso. "Talvez seja um mecanismo de adaptação à realidade, já que a velhice implica em uma óbvia aproximação da morte. Penso que a grande sabedoria é saber-se mortal, aceitar isso como um fato inexorável e nada dramático, além de viver o dia a dia como se fôssemos eternos".



Segundo Flávio Gikovate, "não convém ficarmos nos preparando muito para enfrentarmos algo totalmente desconhecido. Cada coisa a seu tempo".




PENSE NISSO



"Ah, esses moralistas... Não há nada que empeste mais do que um desinfetante!"


Mario Quintana




NOTAS




PARABÉNS GOVERNADOR HELDER!



O governador Helder Barbalho, que aniversariou nesta quarta-feira, esteve recentemente prestigiando a posse do presidente do Ibram, Raul Julgman. Na ocasião, estava acompanhado do secretário José Fernando, da Sedeme.



BIRTHDAY



A empreendedora e digital influencer Tatiane Oliveira, especialista em beleza e moda, soma idade nova nesta quinta-feira. Parabéns!



COMEMORAÇÃO



A dama do samba Lourdinha Bezerra e suas irmãs Maria Hortência, que veio de Teresina, e Maria Cecília, em comemoração do Dia das Mães.



CONGRESSO DE GINECOLOGIA



Presidente da Associação Brasileira de Uroginecologia e Assoalho Pélvico (Uroginap) e professor na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, o médico Luiz Gustavo Oliveira Brito participará em Belém do XXIV Congresso Paraense de Ginecologia e Obstetrícia, que será realizado dias 10 e 11 de junho no auditório do Belém Hall. O evento científico é uma realização da Associação Paraense de Ginecologia e Obstetrícia (APGO).


CERVEJARIA



Arlindo e Caio Guimarães brindam aos 22 anos de sucesso da cervejaria da Estação, que comandam, completados no último dia 13.



ESTRELA AZUL



Mayara Hamad, detentora de cinco troféus Estrela Azul, festeja a aprovação de sua vinheria em mais um festival gastronômico do Diário.




ACONTECE




I CONGRESSO NACIONAL DA 

ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO



Ocorre hoje (19) e amanhã na Unama o I Congresso Nacional da Academia Brasileira de Direito (ABD), com o tema “O Direito pós-pandemia”. O evento terá as participações de Marcelo Navarro Dantas (Ministro do STJ); Lênio Streck (ABD); Fredie Didier Jr. (ABD) e Ives Gandra Martins (ABD). O evento conta com o patrocínio do escritório Clodomir Araujo Advogados, que tem como sócios Clodomir Araújo, Clodomir Jr. e Brenda Araújo, na foto com André Meira, presidente da ABD. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas por meio do site www.abd.net.br.



BANCO DE SANGUE



Os hematologistas João Saraiva, Murilo Azevedo e Socorro Cardoso estão à frente do IHEBE, que há 20 anos atua como banco de sangue, oferecendo consultas e realizando gestão de agência transfusional nos principais hospitais e clínicas da rede privada de Belém e Ananindeua.



SAMBA DO BOM


                        Theo Peróla Negra comanda os shows na A Grande Família


Todos os sábados, a partir do dia 4 de junho, o Boteco da Grande Família apresenta Tony Melodia e convidados, com o melhor do samba. É a partir das 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário