quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Quer se comunicar melhor? Controle sua voz!



O ritmo de nossa fala, o timbre, o tom e o volume da nossa voz produzem diferentes reações durante o processo de comunicação e podem nos levar a ter opiniões sobre a personalidade de quem está falando. Numa conversa frente a frente, essas características são responsáveis por mais de um terço do significado da mensagem. Ao telefone, esse percentual aumenta ainda mais. Segundo Augusto Cesar, especialista em cerimonial, eventos e protocolo, às vezes essas características são influenciadas pelas circunstâncias, "mas somos capazes de alterá-las e devemos fazer isso", orienta o professor. Confira algumas dicas.

1 - Se você falar rápido, as pessoas poderão achar que está nervoso ou com pressa, e que não tem tempo para elas. Quando você fala muito depressa, o ouvinte pode não prestar atenção ou pensar que você não quer que ele entenda o que está dizendo.

2 - Se você falar devagar, as pessoas poderão imaginar que também pensa devagar ou que está pronunciando cada palavra com cuidado por se considerar superior.

3 - O timbre também conta. Uma voz muito aguda é associada à imaturidade. A voz muito grave pode soar ríspida. Um timbre vigoroso demonstra força de caráter; uma voz firme e ressonante sugere uma personalidade madura e consistente.

4 - Ajuste o volume da sua voz conforme a situação. Ao conversar reservadamente fale baixo. Se estiver com um grupo numa sala grande, aumente o volume. Em condições normais, a voz alta parece agressiva e a baixa demonstra timidez.

5 - O tom pode deixar as pessoas relaxadas ou alertas. Tons estridentes, defensivos, autoritários, antipáticos, intimidantes ou sarcásticos geram percepções negativas.

6 - Use um tom moderado, adaptando-se às situações: nem alto e rápido demais, nem baixo e devagar demais, mas sim equilibrado, calmo e controlado. Ou seja, evite os extremos.

7 - Alterne a velocidade, o volume e o tom de forma apropriada, para evitar a monotonia. Module a voz para expressar os sentimentos por trás das palavras.

8 - Seja dinâmico e faça com que seu interlocutor preste mais atenção às suas palavras. Muito sutilmente, baixe o volume, reduza a velocidade e fale de maneira mais suave quando quiser enfatizar algum ponto. Depois faça uma pausa. Um momento de silêncio pode ser providencial. A nossa voz tem um poder incrível.

--------------------------------------------------------------------------------
PENSE NISSO

“Temos de descobrir segurança dentro de nós próprios. Durante o curto espaço de tempo da nossa vida precisamos encontrar o nosso próprio critério de relações com a existência em que participamos tão transitoriamente”.

Boris Pasternak

Nenhum comentário:

Postar um comentário