quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Saiba como conseguir uma longevidade saudável



Envelhecer é inevitável, mas há maneiras de retardar esse processo e, inclusive, reverter problemas e doenças degenerativas da velhice. Segundo a médica nutróloga, Concita Pedrinha, é preciso cuidar para envelhecer da melhor forma. Hoje em dia isso é possível, já que existem inúmeros tratamentos que combatem o envelhecimento. Confira as dicas da especialista.

1 - Estudos provam que 30% dos que têm 100 anos ou mais chegam a essa faixa etária com suas funções físicas e mentais praticamente preservadas. Para isso, é preciso manter uma vida saudável com hábitos adquiridos desde a juventude.

2 - Mantenha uma boa alimentação: não adianta se encher de vitaminas se estivermos comendo o que envenena. Escolha os alimentos certos, aqueles que combatem os radicais livres, que danificam as células saudáveis rapidamente e podem aumentar o risco de desenvolver doenças.

3 - O Betacaroteno combata a ação dos radicais livres. Pertence ao grupo dos carotenóides, que são responsáveis pela coloração de algumas frutas, verduras e legumes. O betacaroteno também é conhecido como pró-vitamina A, pois quando está em nosso organismo transforma-se em vitamina A, conforme a necessidade da mesma.

4 – O consumo de alimentos como cenoura, manga, caqui, abóbora, agrião, brócolis, couve e espinafre, entre outros, previne o câncer de mama, de próstata e previne doenças respiratórias e catarata.

5 – O Licopeno, assim como o Betacaroteno, também pertence ao grupo dos carotenóides. As principais fontes de licopeno são os vegetais de cores avermelhadas, como o tomate e seus derivados, molho de tomate principalmente, goiaba, melancia, mamão e beterraba. Traz os seguintes benefícios: inibe o surgimento de placas de gorduras nas artérias e, dessa forma, previne o risco de doenças cardiovasculares, auxilia na prevenção do câncer de próstata e previne a divisão das células tumorais.

6 – Consuma regularmente o ácido ascórbico, mais conhecido como vitamina C, que é um potente antioxidante. Está presente na laranja, acerola, morango, pimentão, goiaba e traz como benefícios o aumento da atividade imunológica, tornando o organismo resistente às infecções.

7 – A vitamina E, também é conhecida como tocoferol, tem sido estudada a respeito de seus efeitos na prevenção de doenças crônicas como diabetes, doenças cardiovasculares e câncer. Está presente nos seguintes alimentos: óleos vegetais, gérmen de trigo, nozes e vegetais de folha verde e traz os seguintes benefícios: aumenta a imunidade celular e colabora no tratamento de doenças neurológicas.

8 - Os flavonóides ou compostos fenólicos têm como propriedades benéficas a sua capacidade de eliminar os radicais livres. Os compostos fenólicos mais estudados são: o ácido cafético, o ácido gálico e o ácido elágico, que estão presentes nas frutas e verduras em geral como brócolis, salsa, uva, maçã, morango e nozes, além de vinho. Estudos têm relacionado o consumo de alimentos ricos em flavonóides com a prevenção de tumores em adultos, não fumantes.

9 - Outras dicas importantes: beba bastante água; durma o suficiente para descansar o corpo e a mente; pratique atividade física diariamente; diga não ao cigarro, alcoolismo e sedentarismo; não abra mão dos momentos de lazer.

-------------------------------------------------------------------------------

PENSE NISSO

“O ciumento passa a vida a procurar um segredo, cuja descoberta lhe destruiria a felicidade”.

Axel Oxenstiern

Nenhum comentário:

Postar um comentário