quarta-feira, 26 de abril de 2017

Você sabia que o comportamento à mesa define sua personalidade?



Se você se preocupa com sua imagem pessoal e a imagem institucional da empresa ou órgão que representa, é importante ficar atento às boas maneiras à mesa, pois muitas decisões são tomadas e negócios são fechados em torno de uma mesa de refeição. Segundo o professor Augusto Cesar, detalhes no modo como você se comporta à mesa, manuseia os talheres, se dirige ao buffet ou aprecia um bom vinho, indicado pelo sommelier, está longe de ser uma futilidade. "É, na verdade, uma fotografia nítida de sua personalidade. Trata-se da autoimagem de quem tem autoestima elevada, conhece as regras de etiqueta à mesa e age com naturalidade e destreza, sem cometer as tão temidas e prejudiciais gafes". Confira outras considerações do especialista em cerimonial, eventos e protocolo sobre o assunto.

1- Através de suas atitudes você impõe à sociedade o prazer ou o desprazer de sua companhia. Seu profissionalismo ou amadorismo transparece através dos seus gestos. E isso se reflete através da forma de ser e estar á mesa. As regras de etiqueta traduzem o bom senso de quem as conhece e aplica em quaisquer ocasiões, das mais simples às mais sofisticadas. O conhecimento das boas maneiras à mesa é fundamental para fazer a diferença nos negócios e não depende de classe social, raça ou credo.

2 - Ter boas maneiras não é algo que se aprende de uma vez, mas no dia a dia, quando estamos em casa, num restaurante, na casa de amigos ou em um jantar de negócios. Em situações nas quais pequenas atitudes podem render momentos agradáveis, aceitação, admiração e lucros no âmbito profissional, afinal, a elegância é sempre bem-vinda e principalmente na forma de se fazer presente e de se distinguir diante dos outros convidados.

3 - A apresentação pessoal - tão requerida nas entrevistas de emprego - vai além do que vestimos, dos acessórios que usamos, do currículo acadêmico ou da nossa situação atual. Ninguém se sente confortável diante de alguém que fala de boca cheia, palita os dentes à mesa ou grita com o garçom, entre outros tantos exemplos de falta de educação. As regras de etiqueta à mesa são fáceis de entender, mas se você não praticá-las no cotidiano, será difícil aplicá-las com naturalidade.

4 - O objetivo das boas maneiras é ajudá-lo, aumentar a autoestima e a capacidade de se relacionar em sociedade, de frequentar os mais diversos ambientes sem qualquer receio de ser objeto de chacota de pessoas extremamente deselegantes, que não sabem ou “preferem não saber” que a generosidade para com o outro é a principal regra de etiqueta.

5 - Elegância à mesa nada mais é do que a arte de não se fazer notar, aliada a sutileza de se deixar distinguir pelas boas maneiras, agindo sempre com muita discrição, refinamento e naturalidade. Elegância é um dom que vai muito além do uso correto dos talheres e que abrange bem mais do que dizer um simples obrigado diante de uma gentileza.

-------------------------------------------------------------------------------- 

PENSE NISSO

“Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando... Porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive, já morreu...”


Sarah Westphal

Nenhum comentário:

Postar um comentário