quarta-feira, 17 de maio de 2017

Entrar em uma empresa achando que sabe tudo é um dos piores erros da geração Y




Os piores erros que podem ser cometidos no início de carreira são praticamente infinitos. Pegue tudo de positivo que se extrai de uma primeira experiência profissional e inverta: pronto, lá estão todos eles. A boa notícia é que dá para se preparar para não os cometer e, para isso, é preciso só um pouco de humildade. Segundo Tarsia Gonzalez, gestora, psicóloga, especialista em finanças, presidente do conselho de uma das maiores companhias do país, consultora e palestrante, quando falamos em estagiários e trainees, jovens que estão entrando agora no mundo corporativo, na grande maioria das vezes estamos lidando com uma geração Y. Jovens cheios de sede de conhecimento, mas que buscam normalmente um crescimento veloz, influenciados pelo mundo digital, por meio do qual seus desejos e curiosidades são realizados quase que imediatamente. Dessa forma, iniciam suas carreiras sem se atentarem a detalhes primordiais que podem, sim, causar prejuízos em sua trajetória profissional. Confira as dicas da especialista.

Não entre achando que sabe tudo! Tenha em mente que uma carreira leva tempo para ser construída. Seja humilde e aceite conselhos, ninguém nasce sabendo.

Não negligencie a experiência de quem já está na empresa. Respeito à hierarquia é fundamental. As pessoas que já estão na empresa têm uma vivência maior do que a sua, criar uma relação de respeito com seu gestor é parte importante do processo de crescimento.

Saiba que angariar conhecimento real leva tempo. Tenha paciência. Na prática, as coisas são sempre mais complicadas. Há muitos detalhes e pessoas envolvidas, dê tempo a si mesmo para entender os processos.

Hierarquia e regras foram feitas para serem respeitadas, sim. A geração Y vem de uma escola diferente, que tem muito cuidado com a forma como trata as crianças, com medo da reação dos pais. O mercado é totalmente diferente! Entenda a cultura empresarial, cumpra as regras. Ou você estará fora.

Peça ajuda. É mais difícil aprender sozinho. Busque orientações para fazer seu plano de carreira e não se perder no meio do caminho. E sempre conte com quem sabe mais do que você para tirar dúvidas e se aprimorar.

Esses jovens de hoje, em seu início de carreira, desenvolvimento e amadurecimento, ainda não têm ciência de qual caminho profissional a seguir, ainda não conseguem fazer uma análise, se autoconhecer e descobrir sua Felicidade Interna Bruta, ou seja, o que será benéfico e trará satisfação e realização profissional. Este desconhecimento, junto com a ansiedade e a falta de maturidade, pode promover um erro futuro, gerando uma carreira sem sucesso, desmotivada e insatisfeita.

Tenha calma, escute a opinião daqueles que convivem com você, aprenda e busque conhecimento sempre e se errar, prepare-se para acordar em um novo dia, superar seus limites e aproveitar a oportunidade de poder aprender com seus erros.

-------------------------------------------------------------------------------- 

PENSE NISSO

“Algumas pessoas têm amor por você, outras têm raiva. O que sentem nem sempre depende de seu comportamento. As reações delas às vezes são justas, outras vezes são injustas. Dê sem contabilizar. E esteja atento às necessidades delas”.

Dalai Lama


Nenhum comentário:

Postar um comentário