quarta-feira, 31 de maio de 2017

Veja porque a etiqueta empresarial é muito importante em sua vida profissional



É comum algumas pessoas tratarem com desprezo o tema etiqueta empresarial, porque não têm a real noção da importância que os profissionais de uma empresa possuam esse tipo de etiqueta. Essas pessoas não percebem que a etiqueta empresarial é fundamental para a manutenção e o crescimento de uma empresa.

Segundo Celso Bazzola, consultor em recursos humanos e diretor executivo da BAZZ Estratégia e Operação de RH, essa realidade pode ser comprovada pelo fato de que, muitas vezes, pessoas altamente profissionais e competentes no que fazem acabam sendo demitidas de suas empresas e outras – nem tão competentes assim - permanecem, atingindo promoções e melhores oportunidades de carreira.

Logo, podemos concluir que competência técnica não é tudo e que aquelas pessoas que não têm uma boa habilidade para criar relacionamentos, ou seja, etiqueta no convívio, acabam tendo menores chances de sucesso.
Etiqueta Empresarial é um conjunto de cerimônias usadas no trato entre pessoas e empresas, regidas pela boa educação, bom comportamento, convenções sociais, ética profissional e prescrições oficiais. Veja algumas dicas de etiqueta empresarial.

A vestimenta diz muito para as outras pessoas. Assim, é recomendável roupas discretas, sem modismos. Decotes e cores berrantes, dentre outros erros devem ser evitados, sob pena de perder com a seriedade. Tome cuidados com higiene pessoal.

O ditado “a primeira impressão é a que fica” deve ser levado a sério, assim, sempre seja cordial e prestativo já em um primeiro contato. Saiba ouvir e falar na hora certa e tenha sempre cartões profissionais disponíveis.

Ao entrar em um local, peça licença, busque cumprimentar todas as pessoas, mas só estenda a mão se o interlocutor o fizer primeiro, e só se sente se for convidado por ele.

Se comunique corretamente com as pessoas, busque olhar nos olhos, demonstre atenção no que estão falando, não se distraia durante a conversa e busque estabelecer um diálogo.

Mantenha uma postura correta. Não cruze os braços. Evite se sentar de qualquer jeito, jogando o corpo na cadeira. Mas também não se sente na beirada da cadeira. É importante uma boa acomodação, porém ereto e de forma adequada.

Seja organizado e demonstre isso. Planeje adequadamente seu tempo e sua mesa, mantenha os papéis e arquivos de computador nos devidos lugares, onde não só você, mas qualquer membro da empresa consiga localizar quando necessário.

Respeite os colegas e o espaço de trabalho. Não precisa ficar mudo durante o expediente, mas evite, ao máximo, assuntos que exponham o seu lado pessoal ou o de alguma outra pessoa. Fofocas nunca combinaram com o ambiente profissional. Além disso, adeque a altura da sua voz ao ambiente.

Cuidado com a utilização de celulares no trabalho. Evite ligações pessoais. Caso estas ocorram, busque ir para um local privado. Não fale demasiadamente alto e muito menos utilize termos de baixo calão. Também é necessário cuidado com outras ferramentas tecnológicas.

Bom humor é uma necessidade nas empresas. Quando estiver tendo um dia difícil, reflita se alguém do trabalho tem a obrigação de compartilhar as dificuldades com você. Contudo, cuidado com as brincadeiras. Um ambiente de trabalho descontraído é positivo desde que sejam feitas apenas brincadeiras saudáveis, que promovam um ambiente alegre e equilibrado.

Busque ter “jogo de cintura” na hora de imprevistos e ouça a opinião dos outros. Muitas vezes, de opiniões divergentes se chega a um ponto em comum correto. É preciso saber argumentar e também, ceder.

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PENSE NISSO

“O que destrói o ser humano? Política sem princípios, prazer sem compromisso, riqueza sem trabalho, sabedoria sem caráter, ciência sem humanidade e oração sem caridade”.

Gandhi

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