quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Confira algumas dicas para não errar na Black Friday



 A Black Friday está chegando e o comércio já começa a se organizar para promover uma das datas mais esperadas pelos lojistas e também pelos consumidores, que muitas vezes esperam quase que o ano todo para fazer compras com descontos atrativos, principalmente no caso dos eletrônicos. De acordo com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e com o professor de Direito do Consumidor do CERS Cursos Online, Cristiano Sobral, as vendas devem crescer 15% neste ano durante a Black Friday – que acontece no dia 24 de novembro em todo o país. Confira as dicas.

A data que é inspirada no comércio dos Estados Unidos ganha cada vez mais força no Brasil e, por isso, requer ainda mais atenção dos consumidores na hora de fechar um negócio. Há casos em que lojas aumentam o preço dos produtos alguns dias antes para depois oferecer o desconto na Black Friday, voltando o item para o preço original. É a prática chamada de ‘tudo pela metade do dobro’.

Por isso, o consumidor que já faz planos de fazer uma compra durante a Black Friday precisa tomar alguns cuidados. O primeiro deles é consultar os preços um mês antes e fazer o registro deles, seja por foto ou com um print do site. Esta é uma prática abusiva e recriminada pelo Código de Defesa do Consumidor.

Outro exemplo de problemas que podem ser encontrados durante esse período é a venda de produtos com avarias, resultantes de lotes que ficam parados ao longo do ano e que algumas lojas aproveitam para colocar à venda. É importante que as pessoas saibam que isso são práticas citadas em artigos da legislação e que elas podem e devem se proteger contra elas. O Procon e os juizados especiais estão à disposição para orientar e conduzir as ações.

Outra dica importante é evitar as compras por impulso. Com a inúmera variedade de ofertas que podem ser encontradas, até mesmo desde o início de novembro, os consumidores correm o risco de se empolgarem e acabarem se arrependendo depois.

Para os casos de arrependimento, uma dica é ficar atento aos alertas dos lojistas a respeito das trocas e devoluções. No caso das compras on-line, o cliente tem até sete dias para cancelar a compra e solicitar o reembolso mediante a devolução dos produtos.

DISPOSITIVOS MÓVEIS
Cerca de 20% das compras online realizadas durante o Black Friday em 2016 foram feitas por meio de dispositivos móveis (celulares e tablets), aponta monitoramento da Ebit (empresa que monitora o comércio eletrônico).

Para o coordenador acadêmico do MBA em Marketing Digital e do post-MBA em Digital Business da Fundação Getulio Vargas (FGV), André Miceli, a tendência é que as transações através desses equipamentos aumente e, por isso, os consumidores devem tomar cuidados para não caírem em armadilhas.

Baixe apenas aplicativos de lojas oficiais, como o Google Play ou a App Store da Apple e desconfie dos aplicativos que solicitam permissões suspeitas, como acesso a contatos, mensagens de texto, recursos administrativos, senhas armazenadas ou informações do cartão de crédito.

Os consumidores sempre devem confirmar o plano de fundo de um aplicativo antes de fazer o download. Pesquise o desenvolvedor e conheça a ortografia das marcas. Alguns desenvolvedores mal intencionados escrevem o nome errado das marcas para ludibriar os usuários.

SAIBA MAIS: http://acsp.org.br


-------------------------------------------------------------------------------- 


PENSE NISSO

Sugestão do Dr. Ivonélio Calheiros

“Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidade”.

Georges Bernanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário