Você já deve ter escutado o termo "rádio cipó" ou
"rádio peão", se referindo as conversas de corredores que podem
ocasionar grandes problemas para as empresas. São as famosas fofocas ou
informações não oficiais, que espalham questões sigilosas, ou espalham boatos,
prejudicando o clima organizacional. Mas, é possível combater esse problema
dentro de uma corporação? Segundo o especialista em comunicação Reinaldo
Passadori , presidente do Instituto Passadori, existe sim
forma de atenuar as famosas conversas de corredores: “É quase impossível
eliminar a rádio peão, repare que sempre há alguém querendo ser o novidadeiro e
passar informações “em primeira mão”. Mas, os caminhos para minimizar os
impactos existem, bastando a empresa agir de forma clara, transparente sem
tentar ocultar informações dos seus pares e colaboradores, exceto nas situações
que exijam sigilo”, destacou Passadori. Confira as dicas.
Quanto maior as conversas de corredores, maior a importância
da qualidade da comunicação em uma empresa. Se os líderes souberem se comunicar
de maneira eficiente, ampliarão as chances de impedir que informações
equivocadas sejam disseminadas.
Assim, os problemas gerados pelas dificuldades de
comunicação apresentam-se de formas diversas, resultando em problemas no clima
organizacional, perda de tempo e produtos, desentendimentos entre os diversos
departamentos e falta de ações efetivas para o combate de prejuízos.
A palavra prejuízo é aqui muito bem colocada, podendo ser
mensurada por baixa produtividade, boicotes, greves desnecessárias, clientes
mal atendidos, baixa qualidade nos produtos ou nos serviços oferecidos e a,
consequente, desmotivação dos colaboradores.
Resta, em uma época conturbada econômica e politicamente, a
percepção do quão poderá ser útil implantar, mesmo que de maneira simples, um
sistema de comunicação interna que possa, a partir de canais de informações
adequados (sites, murais eletrônicos, comunicados, newsletters, encontros com o
presidente, entre outros) sanar as questões relacionadas ao fluxo
comunicacional.
Faça um diagnóstico da situação atual de comunicação.
Estabeleça objetivos e benefícios gerados por um sistema de
comunicação interna.
Envolva todas as pessoas da organização, inclusive o
presidente.
Promova esse sistema e faça sua constante manutenção.
Parece algo simples e como tudo na vida, depois de
resolvidos os problemas, normalmente surge a pergunta: Poxa! Como é que eu não
percebi isso antes? Faça uma análise para observar como está o processo de
comunicação na sua empresa. Se algo pode ser feito para melhorar o ambiente, as
relações e a lucratividade, por que não começar hoje a pensar nesse processo
Uma organização que se preocupa com esses pontos é mais
fadada ao sucesso, principalmente pelo fato de propiciar condições para que as
pessoas se relacionem de forma clara e coerente e tornem comum suas ideias.
Esse é o grande mérito da uma boa comunicação.
PENSE NISSO
“Daria tudo que sei pela metade do que ignoro”.
René Descartes
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