quarta-feira, 27 de março de 2019

Testosterona é o principal responsável pela calvície em homens e mulheres




Embora o problema seja mais comum nos homens, as mulheres também podem sofrer com a perda de fios. De um modo geral, os cabelos existem para proteger o couro cabeludo do frio e do calor. Entretanto, hoje em dia, os fios não ocupam apenas o lugar de proteção, mas também fazem parte da personalidade das pessoas. 

Curto, longo, crespo, cacheado, liso, colorido ou na cor natural? Não importa, os seus fios dizem muito sobre você. Contudo, a calvície ou a alopecia androgenética, forma como essa patologia é clinicamente conhecida, tem preocupado muitas pessoas. Confira as dicas do cirurgião plástico Dr. Alan Wells, especialista em transplante capilar.

É mais comum entre os homens, pois, eles produzem em maior quantidade o hormônio responsável pela perda dos fios: a testosterona. Mas, mesmo que seja o hormônio sexual masculino, as mulheres não estão isentas de sofrerem com a calvície, pois elas também produzem esse hormônio, só que em menor quantidade.

Especialistas explicam que mesmo que a testosterona tenha grande responsabilidade nisso, a alopecia também pode ser passada de forma hereditária, então, para quem já tem casos de calvície na família é importante ficar de olho na saúde capilar, para não correr o risco de perder os fios.

Não existe uma regra, para cada pessoa acontece de maneira diferente. No que se refere a testosterona, o hormônio sofre uma ação de uma enzima e a partir dessa reação surgem algumas substancias que reduzem a multiplicação das células da raiz e assim afina os fios do cabelo.

Não existe cura para calvície, mas, graças aos avanços da medicina, o transplante capilar evoluiu muito fazendo com que os resultados sejam naturais. Hoje, é possível realizar procedimentos que não sejam invasivos, como a técnica Folicular Unit Extraction (FUE), que consiste num transplante capilar, no qual, são retirados fios da área doadora e inseridos na região afetada pela calvície.

---------------------------------------------------------------------------------

PENSE NISSO

"Maravilhas nunca faltaram ao mundo; o que sempre falta é a capacidade de senti-las e admirá-las".

Mario Quintana

Nenhum comentário:

Postar um comentário