quarta-feira, 13 de março de 2019

Você sabe se comunicar? Cuidado com o que fala!



Comunicação não é o que eu falo, mas o que os outros entendem daquilo que eu falo. Embora contemos com inúmeros recursos que possibilitam uma comunicação rápida e ampla, as falhas na comunicação continuam causando problemas na vida das pessoas, em todos os setores. Por isso, saber se comunicar é cada vez mais importante, especialmente se você tem pessoas sob seu comando. O professor Augusto Cesar, especialista em cerimonial, eventos e protocolo separou algumas dicas para ajudar você a se comunicar melhor.


Muitas vezes não pensamos no efeito que as palavras podem causar, mas devemos evitar armadilhas que levam a percepções negativas. Durante o processo de comunicação, evite usar frases que exprimem exigência como: “Você tem que...” e “Eu insisto...”, pois demonstram que a outra pessoa não tem escolha.

Não use palavras depreciativas como estúpido, idiota, imbecil, otário, pois magoam e são desestimulantes.

Palavras discriminatórias que fazem referência a idade, sexo, orientação sexual, raça, religião, convicção política, deficiência física e coisas assim, além de erradas, podem levar à injustiça.

Ofensas de qualquer natureza são inadequadas em qualquer ambiente e momento.

Palavras ou frases negativas como “não” e “não posso”, geram sentimentos negativos. Tente dizer as coisas de maneira positiva.

Antes de falar, pergunte a si mesmo: “Se alguém dissesse isso para mim, como eu interpretaria?

Construa suas frases dando ênfase ao outro. Em vez de “Estou satisfeito com o seu trabalho”, diga “Você fez um excelente trabalho”.

Transmita sua mensagem com clareza. Seja direto sem ser grosseiro. Não suavize as palavras ou dê voltas como se estivesse tentando evitar o assunto.

Evite palavras e expressões que permitam interpretações cujo sentido varie conforme a percepção pessoal, como “muitos, alguns, raramente, frequentemente e pouco.

Não use palavras de significado definitivo como “nada, nunca e sempre” – a menos que você tenha certeza absoluta de que pode usá-las.

Abuse de expressões como “por favor, obrigado, de nada, com licença, por gentileza”. Diga-as sorrindo e com sinceridade. Quando você se comunica com cortesia, gera sentimentos positivos.

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PENSE NISSO

“Sempre seja uma versão de primeira classe de si mesmo, em vez de uma versão de segunda categoria de outra pessoa”.


Judy Garland

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