quarta-feira, 15 de abril de 2020

Cibercriminosos aproveitam pandemia para roubar dados de usuários




Com a pandemia do coronavírus muitas pessoas passaram a fazer compras on-line e a adotar o home office, consequentemente passam a utilizar mais a internet. Com tanta gente “navegando” por aí os cibercriminosos têm mais oportunidades, e a cada dia tem um novo meio de roubar dados. Segundo Achiles Batista Ferreira Junior, professor e especialista em marketing do Centro Universitário Internacional Uninter, muitos desses cibercriminosos utilizam uma prática conhecida como Phishing – e-mails ou sites falsos e induzem o usuário a revelar informações pessoais, como senhas ou cartão de crédito, CPF e número de contas bancárias. Confira as dicas para não cair nesses golpes.

Recentemente identificaram envio de e-mails em que os criminosos fingem ser de algum hospital local, informando aos destinatários que eles foram expostos ao novo coronavírus e precisam ser testados.

Os cibercriminosos estão tentando tirar proveito da pandemia. Usando o medo e a ansiedade gerada pela doença. Os autores dessas ameaças surgem para assustar as pessoas e fazê-las abrir arquivos maliciosos.

No e-mail, visto a primeira vez no Canadá, o criminoso informava ao destinatário que ele deveria fazer um teste para saber se estava contaminado pelo novo coronavírus, porque havia entrado em contato com um amigo ou parente que testou positivo para Covid-19. Ainda solicitaram que vítima imprimisse o anexo, com o nome EmergencyContact.xlsm, e o levasse à unidade de saúde mais próxima para a realização do exame.

É importante entender como é feito, para não ser atraído ou prejudicado por essa prática virtual maldosa. Nesse processo de isolamento social, as pessoas tendem a buscar algumas recompensas causadas pela insegurança e falta de atenção, e é nesse momento que você tem que ficar mais ligado.

O nome phishing (que em inglês corresponde a pescaria), já sugere como é a prática. A ação ocorre quando se tem o objetivo criminoso de “pescar” informações e dados pessoais utilizando do envio de mensagens não reais (fakes).

Portanto, atenção redobrada às mensagens e e-mails que lhe peçam para clicar em links muito generosos. Lembre-se do ditado: ‘Quando a esmola é demais o santo desconfia’”.

O melhor meio de se prevenir é ser pudente, não abrir links de e-mails não solicitados ou nas redes sociais, não passar suas senhas e dados para ninguém, verificar se a URL do site (endereço) está escrita corretamente e, em site de compras, sempre buscar o cadeado (que fica perto da URL).

Além disso, é fundamental usar aplicativos antivírus e ferramentas anti-phishing, tais como: PhishGuard (Firefox ou Internet Explorer) e WOT (Google Chrome).


PENSE NISSO

"Tão bonita quanto inacreditável, mas possível, é a amizade entre duas pessoas, sem outros interesses a não ser o bem-estar uma da outra".

Dom Mailliw Avlis


NOTAS

QUARENTENA
Vovô Themístocles Martins em plena quarentena na companhia dos netos Sophia, Cauã, Giulia e Maitê.


MACARONS FRANCESES
Depois do sucesso na Páscoa, a confeiteira Paola Electo segue, em casa, com sua produção dos famosos macarons franceses.


SOLIDARIEDADE
Foi um sucesso a live da banda Nosso Tom para a arrecadação de cestas básicas para músicos locais. O show, que teve a participação do governador Helder Barbalho, que assistiu em casa com a família, foi produzido por Jefferson Goldenberg.  


CARTAZ CÍRIO 2020
Na manhã desta segunda, 13, a Diretoria da Festa de Nazaré realizou a produção da foto oficial do cartaz do Círio 2020. O fotógrafo escolhido pelo coordenador da DFN, Albano Martins, foi Oswaldo Forte, fotojornalista de competência irretocável. Parabéns!  


SAUDADE
Mário Quadros, outro mestre do fotojornalismo que durante anos atuou aqui no DIÁRIO DO PARÁ e na antiga A Província do Pará, agora está mostrando sua competência também no rádio, comandando um programa de saudade, com músicas do passado. Parabéns!


ANIVERSÁRIO
A médica veterinária Carla Maria Figueiredo de Carvalho, pós-doutoranda da USP, aniversariou no último dia 13. Os parabéns recebidos de familiares e amigos foram virtuais, devido ao isolamento social, mas estiveram juntos em oração pelo fim da pandemia. Na foto, Carla aparece com sua mãe Joana D'arc Figueiredo e a irmã/tia Maria do Socorro Figueiredo de Carvalho. Parabéns!


BEM-ESTAR
Nesses tempos estressantes de pandemia, a nutricionista Luana Platilha desataca que é possível diminuir o estresse e aumentar a imunidade com alimentos de fácil acesso e bem em conta. Ela lembra que o nutricionista pode auxiliar, de forma eficaz, na diminuição, manutenção ou aumento do peso e melhoria da composição corporal.  


VACINA
A oncologista Paula Sampaio chama atenção dos pacientes em tratamento contra o câncer. No próximo dia 15, termina o período de vacinação contra a gripe para os idosos, mas começa o período preferencial para pessoas com doenças crônicas. Ou seja, os pacientes oncológicos não precisam ter pressa, mas devem, sim, tomar a vacina contra o vírus Influenza. O importante é evitar aglomerações e tomar a vacina.


"4 E 5 DE ABRIL. 2020"
João de Jesus Paes Loureiro, poeta paraense de primeira grandeza, é destaque na revista digital Amazônia Latitude, que reproduz seu poema "4 e 5 de abril.2020". Além da beleza poética, o poema leva a reflexões nesses tempos de pandemia.


TRIPLO ANIVERSÁRIO
As primas Evelise Lima, Suzan e Ana Carla comemoraram seus aniversários na semana passada. Parabéns!


ACONTECE


VIDEOAULAS GRATUITAS

Em função das medidas protetivas tomadas por conta do novo Coronavírus, o Colégio Equipe está disponibilizando aulas online para os estudantes, no canal do Youtube (/sistemaequipe), que está aberto ao público. Lives com os professores também são realizadas na plataforma diariamente, às 17h.


MISSA ONLINE
Para Dom Antonio Carlos Altieri, coordenador da Pastoral da Pró-Saúde, a missa online não perde o valor da missa física nesse momento. Missas online, entrega de mensagens aos pacientes e colaboradores, oração na parte externa dos hospitais para evitar proximidade e mensagens gravadas pelos voluntários e usuários, são estratégias usadas pela Pastoral para não deixar ninguém sem palavras de conforto e gestos de esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário