quinta-feira, 25 de junho de 2020

Fazer o bem é como andar de bicicleta: depois que se aprende não se quer parar mais



Se fosse possível uma revolução no sistema educacional por meio de abertura de consulta pública eu diria: “Abram que vai entrar bem!”. Minha contribuição seria no sentido de que fossem introduzidas na educação infantil, pré-escola, ensino fundamental e ensino médio matérias como “Amor ao Próximo” em três níveis: “Amor ao Próximo em Família”, “Amor ao Próximo entre Amigos” e “Amor ao Próximo em Coletividade”. 

Livre de qualquer conotação ideológico-partidária-religiosa, essas matérias teriam fundamentação humanista. Dessa forma estaríamos preparando não apenas bons técnicos de níveis médio e superior, mas excelentes profissionais com grandeza humana, pois a grade curricular poderia contar também com matérias como “Respeito ao Próximo” em família, entre amigos e em coletividade.

À primeira vista a proposta pode parecer ingênua ou insustentável diante do argumento de que ensinar tais valores é responsabilidade da família, mas toda ajuda nessa tarefa é importante. Prova disso são os inúmeros casos de violência verbal e física envolvendo crianças e adolescentes (na rua, na escola e no lar), o mesmo acontecendo com adultos.

As consequências decorrentes das dificuldades econômicas e financeiras que afligem milhões de brasileiros são agravadas pela falta de uma base sólida de valores como o amor e o respeito às pessoas e ao bem público. Por isso a necessidade de reforçar a importância desses valores na sociedade. 

Praticar o amor fraterno, o estado de espírito em que as pessoas doam não apenas dinheiro ou produtos, mas também se doam (tempo, atenção e carinho), não é fácil. Mas é preciso dar o primeiro passo com sentimento verdadeiro, para experimentar o prazer sublime de fazer o bem.

É quando você percebe o poder benévolo que tem de mudar a vida das pessoas para melhor. Às vezes pode ser apenas com um sorriso, uma palavra amiga, de conforto, ou um olhar de solidariedade. Fazer o bem é como andar de bicicleta: depois que se aprende não se quer parar mais.

É essa revolução cultural que precisa ser feita dentro de cada um de nós. Precisamos mudar nossos valores e hábitos, pois se cada um pensar no coletivo todos serão beneficiados e o mundo será um lugar melhor para se viver.


--------------------------------------------------------------

PENSE NISSO


"Não espere por grandes líderes; faça você mesmo, pessoa a pessoa. Seja leal às ações pequenas porque é nelas que está a sua força".

Madre Teresa de Calcutá

-------------------------------------------------------------


NOTAS


PARABÉNS JADER FILHO!

O amigo Jader Barbalho Filho, diretor-presidente do Grupo RBA de Comunicação e presidente do Diretório Regional do MDB, comemorou seu aniversário nesta quarta-feira, ao lado da esposa Laice, filhos e demais familiares. A ele os nossos parabéns, votos de felicidades e agradecimento por tudo que tem feito em prol do Estado do Pará. 


SAMBA SOLIDÁRIO

A musa do samba, Mariza Black, vai reunir convidados, neste sábado, para o esperado “Samba Solidário da Black”, com transmissão ao vivo a partir das 14 horas em seu canal do YouTube. Produção de cinema, direto do Espaço Live JefferSom.


HOMENAGEM PARA RUTH

Quem aniversariou por esses dias foi Ruth Castro, esposa do cartorário Jacyntho Castro Jr. Ela recebeu emocionante homenagem das amigas por live, como a jornalista Regina Cruz, aqui com ela no espaço Aviú.


O RETORNO

O empresário Marcos Alves, aqui com o casal fã da boa gastronomia, Soraia e Sérgio Lima, já se prepara para o retorno do aprazível boteco de camarões que comanda. 


COMEMORAÇÃO

Mário William com a filha Maria Júlia Couto na comemoração do aniversário da gatinha. Ela recebeu o carinho da família e muitos parabéns virtuais dos amiguinhos. 


FELICIDADES MARCELINA

Marcelina Sanches aniversariou nesta terça-feira. A comemoração foi ao lado do esposo Alexandre. Pessoa de fácil comunicação, Marcelina recebeu inúmeros votos de felicitações pelo transcurso do seu natalício. Parabéns!


ANIVERSÁRIO

Nesta terça-feira, 23, o professor João Cláudio Brandemberg, doutor em Educação Matemática, ganhou inúmeras felicitações pelo transcurso do seu aniversário, comemorado em família, ao lado da esposa Leila e da filha Bárbara.


PARABÉNS ROSE

A amiga Rose Balduina ganhou idade nova e muitas felicitações de familiares e amigos, confirmando ser uma pessoa especial, de grande coração. Parabéns!


PARABÉNS MARIA FERNANDA

Quem fez aninhos na segunda-feira foi a bonita Maria Fernanda, orgulho dos pais Fernando e Alessandra Oliveira e dos bisavós Moisés e Sandra. A comemoração será em família, nesta sexta-feira. Parabéns!


NIVER DE MARIA CLARA

Na próxima terça-feira a linda Maria Clara vai ganhar parabéns pelo seu aniversário de 9 anos. A comemoração será ao lado de sua mãe, a relações públicas Suely Alcântara, e outros familiares.


9º MESÁRIO

Carol e Ivaldir Júnior comemoram nesta quinta-feira o 9º mesário do filho Jorge Lorenzo. Parabéns!


ACONTECE



ELEIÇÕES

Se as eleições para prefeitos e vereadores forem realizadas neste ano, há uma corrente política, da qual faz parte o ex-prefeito de Breves, Xarão Leão, que defende a alternativa de que cada estado federativo defina a data mais adequada para o pleito, desde que ocorra de outubro a dezembro, levando em conta a situação de cada estado em relação ao novo coronavírus.


COLETÂNEA DE POEMAS

Wilson Costa coordena o lançamento do livro Devaneios, uma coletânea de poemas premiados nacionalmente. Será durante um sarau literário, em Belém, com a participação de poetas de Bragança e Tracuateua. Em setembro a coletânea será lançada em Bragança, terra natal de Wilson.


TURISMO

Agências de turismo de todo Brasil estão recomendando aos seus clientes que priorizem os roteiros nacionais, como opção para fugir do dólar supervalorizado e, ao mesmo tempo injetar dinheiro no turismo doméstico, que está em baixa. Outro fator importante é que Europa e EUA, amedrontados com o Covid 19,  não facilitam a entrada de turistas sul americanos. Além disso, e em termos de diversidade turística, o Brasil não deixa nada a desejar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário