quinta-feira, 2 de julho de 2020

Saiba como higienizar o carro em época de coronavírus



Com a reabertura da economia, a tendência é de que as pessoas passem a usar seus veículos com mais frequência, em detrimento do transporte público para reduzir o risco de aglomeração e contágio.

Muitas pessoas não se dão conta, mas, mesmo dentro do veículo, alguns cuidados são necessários. Dino Lameira, especialista da PROTESTE, Associação de Consumidores, orienta a como higienizar o carro em época de pandemia. Confira algumas dicas.


Evite dar ou receber carona, pois existem muitas pessoas assintomáticas, que podem transmitir o vírus sem manifestar nenhum sintoma da Covid-19.

Ao entrar no carro, primeiro limpe as mãos, a maçaneta interna da porta, o volante e o câmbio.

Se precisar deixar o carro com um manobrista, vale a mesma orientação. Antes de iniciar a viagem, higienize o volante, painel, manopla de câmbio, maçanetas internas e externas, além dos assentos.

Esvazie a lixeira do veículo todos os dias. É importante jogar fora principalmente lenços de papéis com secreções de olhos, boca e nariz, e não esquecer de passar álcool em gel nas mãos depois do procedimento.

Outro cuidado diz respeito ao uso de ar-condicionado. Se houver outras pessoas utilizando o veículo, a melhor alternativa é manter os vidros abertos e garantir a circulação do ar.

Vale destacar que o uso de álcool em gel 70º , apesar de eficaz no combate ao novo coronavírus, pode danificar as peças do carro, de acordo informe divulgado pela indústria automobilística.

 Assim, é indicado utilizar água e sabão neutro, misturados em um borrifador pequeno, para umedecer todo o painel do veículo. Em seguida, com um pano macio de microfibra, esfregue todas as áreas, pois o vírus também não resiste ao atrito com o tecido.

Da mesma forma, não use alvejante ou água oxigenada no interior do carro, principalmente no estofamento.

Além disso, evite produtos de limpeza à base de amônia nas telas e painéis, pois eles podem comprometer o funcionamento dos aparelhos.

No entanto, o álcool líquido 70º, e não em gel, é indicado para as partes duras do carro, pois não danifica as peças. Assim, o produto pode ser eficiente para alavancas e botões de comando do painel.

É importante ter cuidado com as mãos e evitar tocar o rosto. Afinal, suas roupas, bolsa ou outras partes do corpo podem estar infectados pelo ambiente externo.

Outro cuidado diz respeito ao uso de ar-condicionado. Se houver outras pessoas utilizando o veículo, a melhor alternativa é manter os vidros abertos e garantir a circulação do ar.

Uma dica para eliminar os microrganismos que ficam no duto do ar-condicionado é, ao chegar em casa, ligar o ar quente na potência máxima. 

No entanto, é recomendada a limpeza do ar-condicionado em loja especializada a cada seis meses, já que a proliferação de microorganismos ocorre no filtro de ar, se ele estiver sujo.

---------------------------------------------------------------

PENSE NISSO


"Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida".

Platão 


---------------------------------------------------------------

NOTAS



SURPRESAS

O chef Gilberto Santos promete surpresas na reabertura da cervejaria da Estação das Docas, cuja cozinha ele comanda.


NOVO ESPAÇO

Os arquitetos Ana Perlla e José Jr assinam o visual do novo espaço gastronômico da família Salomão, que reabriu com sucesso esta semana.


"MÃO NA MASSA"

Assim que terminar o isolamento social, a confeiteira Paola Electo, famosa por seus macarons franceses, vai retomar o projeto “Mão na Massa” para mulheres portadoras de câncer.


BEBÊ À VISTA

A engenheira agrônoma Thaís Lima e o bancário Rafael Lima aguardam com muita expectativa a chegada do filho José Henrique, na próxima segunda-feira, dia 6. Thais exibe, com orgulho, a barriga, que ganhou bela homenagem da artista plástica Camila Larissa.


PREJUÍZO 

No Brasil, 43% dos pacientes com câncer tiveram o tratamento afetado pela pandemia. Na região Norte, especificamente, esse percentual sobe para 63%. É o que aponta uma pesquisa feita pelo Instituto Oncoguia. A oncologista Paula Sampaio explica que pacientes não podem interromper o tratamento sem orientação médica, como fizeram 12% dos participantes da pesquisa. O câncer não espera e o medo pode trazer prejuízos maiores para a saúde.


BODAS DE ESMERALDA

Domingos e Alda Teixeira comemoraram Bodas de Esmeralda nesta terça-feira, quando completaram 40 anos de casados. O casal recebeu parabéns dos filhos Márcio, Márcia e Marcilene, e dos netos Yasmin, Yses e Maxwell.


HABEAS CORPUS

Os advogados Joaquim Freitas Neto, Ivonaldo Cascaes e Caio Santos obtiveram vitória, nesta terça-feira, no STJ em Brasília, que concedeu habeas corpus a favor de um cliente que passou do regime semiaberto, para prisão domiciliar, uma vez que teve um problema grave de saúde e não recebia o tratamento adequado. O relator, ministro Rogério Schetti Cruz, atendeu a solicitação. A publicação sairá nesta quinta.


CASSAZUM

Yedo Mendes, presidente do Cassazum, e seu assessor Márcio Cerveira confirmam que o clube reabre as portas agora em julho, com segurança, inauguração do parque infantil e programação especial, como a homenagem à suboficial Elizabete Cunha, eleita a Mãe do Ano.


ACONTECE


AUDITORES

Foi comemorado, na última terça-feira, o Dia dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Em nota, a categoria revela otimismo com os rumos que o Pará está tomando, confiante nas ações do governo Helder Barbalho para garantir qualidade de vida, saúde e segurança alimentar às famílias.


LAZER SEGURO

A diretoria da Assubsar-PA, tendo à frente o presidente Sérgio Humberto, ultima adaptações na sede do clube, de acordo com as orientações do Governo do Estado de combate à pandemia do Covid-19, com vistas à volta das atividades neste mês de julho, com programação especial.


PREVENÇÃO

O empresário Antônio Diogo (na foto ao centro) reabre, na próxima segunda-feira, o Box 415 (Cross Trainning), adotando 15 protocolos sanitários para prevenir contaminação pelo Covid-19.


CIGARRO

Embora a propaganda de tabaco tenha sido banida em quase todo mundo, para driblar a lei a indústria do cigarro apela para filmes e séries de televisão, onde a maioria dos personagens fuma, e muito. Por sinal, as cidades europeias são muito limpas exceto pela quantidade de baganas de cigarro nas ruas, apesar de nos aeroportos e espaços públicos, existirem fumódromos, diferente do Brasil, aonde a indústria tabagista vem rolando morro abaixo. Ainda bem!


LEITURA

A pandemia do Covid-19, quem diria, fez aumentar a venda de livros nos meses de abril e maio, com mais de 4 milhões de exemplares adquiridos por leitores vorazes, que procuram a melhor forma de matar o tempo. Palavras cruzadas também estão em alta. As bancas de revistas esperam ansiosamente o retorno às aulas para sair do vermelho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário