quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Veja como fazer corretamente um pedido de desculpas



Cometemos erros o tempo todo. São eles, afinal, o que nos torna humanos. Até quando não pensamos que fizemos algo de errado, outras pessoas encontrarão falhas em nossos caminhos. Pedir perdão ao magoar ou ofender alguém sempre é uma atitude a ser considerada, mesmo se achamos ter um bom motivo para o que aconteceu. Isso é o que explica Flora Victoria, mestre em psicologia positiva aplicada pela Universidade da Pensilvânia.

Segundo a especialista, frequentemente, o impacto da nossa ação não é o que pretendíamos. No entanto, o resultado é muito mais importante do que a intenção. “Parte da felicidade é construída, justamente, pela profundidade das nossas conexões sociais. Ou seja, relacionamentos com amigos, familiares, parceiros, vizinhos e colegas de trabalho. Portanto, quando esses laços são rompidos ou desgastados, geralmente, vale a pena consertá-los”, diz.

Flora esclarece que não corrigimos um problema nas interações sociais apenas o ignorando ou atribuindo o desacerto à outra pessoa. Então, o que fazer? “Tudo começa com um sincero pedido de desculpas”, conta Flora. Ela ensina quais são as etapas essenciais para fazer isso, de acordo com o método criado por Aaron Lazare, professor de psiquiatria da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos. Confira.


DIGA O QUE VOCÊ SENTE


Normalmente, começamos dizendo “sinto muito” para expressar remorso. “Sinto muito” é mais eficaz quando falamos sobre os nossos sentimentos. Por exemplo: “sinto muito e fico triste em saber que a minha falta de comunicação o deixou tão zangado”. Ou: “sinto muito e estou envergonhado pelo meu comentário ter causado tanto alvoroço”.

Nessas horas, porém, não é construtivo se armar de ressentimento ou atitude defensiva, como: “sinto muito, mas você está exagerando, sendo tão crítico”.



ADMITA O SEU ERRO E O IMPACTO 

NEGATIVO QUE ELE TEVE


Esta é a parte mais difícil, pois requer assumir a responsabilidade por nossas ações ou comportamentos. Pode chegar a parecer impossível se realmente não acreditamos que cometemos um erro ou se nossas intenções foram boas.

Pergunte a si mesmo: como a outra pessoa está se sentindo? O que eu fiz que causou isso nela? Poderia ter agido de uma maneira diferente?

Tenha empatia e demonstre que está disposto a entender o lado dela. Por exemplo: “vi que o meu comentário fez mal e sei que você não está se sentindo bem por isso”.

Porém, não fale nada até realmente chegar a essa conclusão. Se não conseguir se colocar no lugar do próximo, suas desculpas soarão falsas.

Também deixe de fora explicações vagas. Esqueça isso para não parecer que está na defensiva. Lembre-se: o objetivo é reparar o relacionamento, não fazer a outra pessoa acreditar que você estava certo.

Caso precise mesmo explicar por que fez aquilo, tome cuidado. Não ajuda em nada lamentar ou dizer simplesmente: “eu realmente não sabia que você ficaria magoado”. Apenas admita o impacto negativo que causou.


CONSERTE A SITUAÇÃO


Boas desculpas incluem alguma reparação real ou simbólica. É possível criar uma situação para a pessoa recuperar a credibilidade ou você admitir o seu erro publicamente. Em muitos relacionamentos, um simples abraço já é o bastante.

Explique o que fará de maneira diferente na próxima vez, para não repetir a ação ou comportamento ofensivo. Isso ajuda a reconstruir a confiança.

Se não tiver certeza de como consertar, pergunte: “há algo que eu possa fazer para compensá-lo?”

Mas, acima de tudo, cumpra todas as promessas. Quando nos sentimos culpados ou envergonhados, às vezes, nos corrigimos demais na tentativa de obter perdão. Se o outro está exigindo algo que você não pode dar, pense em outra alternativa.

“Saber como se desculpar bem é uma grande habilidade que nós podemos desenvolver. Para começar a praticar mais, reflita: quando um pedido de desculpas fez toda a diferença em sua vida?”, finaliza Flora, que também é Embaixadora da Felicidade no Brasil pela World Happiness Summit.




PENSE NISSO


"Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo".

Buda




NOTAS



MENU DE FIM DE ANO 



O premiado chef Nelson Oliveira está preparando novidades para o menu de final de ano do restaurante do Parque Mangal das Garças.


CASAMENTO



A cantora gospel Luma Elpídio casa no próximo dia 21 com o empresário Igor Siracusa, em chique cerimônia no interior de São Paulo. Daqui de Belém vão 500 macarrons para a mesa de doces, grifados por Paola Electo.


BIRTHDAY



Heloisa Martins, secretaria de Turismo de Soure, aniversariou na última segunda-feira e  recebeu  muitas manifestações de carinho da familia e amigos.


RESILIÊNCIA



Tatiane Oliveira é uma jovem adorável que luta todos os dias para se superar. Na busca incansável pela evolução profissional, se faz vigilante para não dar espaço ao egoismo, e vive em busca de compreender melhor a natureza do ser humano e de fortalecer o amor a Deus, razão de nossa existência. Sua filosofia de vida se alinha com o pensamento de Marcilene Dumont: "Para não me perder de vista, sou uma mulher que supero minhas dores, meus anseios, meus temores, minhas dúvidas. Eu sou assim, exatamente como você".


15 ANOS



Samara Carvalho, filha de Andreia e Alexandre Carvalho, completou 15 anos nesta terça-feira. Felicidades!


TIM-TIM



Quem aniversaria nesta sexta-feira é o exemplar servidor público Guilherme Gama, que emplaca 50 anos. No último domingo, ele e a esposa Cristiane comemoraram o aniversário de 18 anos do filho João Guilherme. Parabéns!


NIVER



O acadêmico de Medicina João Adhan, filho do médico oftalmologista e deputado estadual Dr Galileu, fez aniversário nesta segunda-feira. Parabéns!


PARABÉNS



Antônio Carlos Nunes de Lima, vice-presidente da CBF, comemora seu aniversário neste sábado, ao lado da esposa, Rosa Nunes, e demais familiares.


ANIVERSÁRIO



O empresário Benjamin Gayoso festeja seu aniversário, nesta quinta-feira, com familiares e amigos mais chegados.


PALMAS PRA ELE



Quem somou idade nova nesta terça-feira foi o experiente radialista Laulito Miranda. Comemoração em família.




ACONTECE



FEIRA DE TURISMO



O secretário de Turismo, André Dias, aqui na foto com sua equipe e visitantes, considerou um sucesso o estande do Pará montado pelo governo Helder, na Feira de Turismo em Gramado (RS).


DIREITOS HUMANOS

A Defensoria Pública do Estado realiza hoje, na Escola Estadual Marta da Conceição, em Cotijuba, o projeto Direitos Humanos em Ação, com prestação de vários serviços à comunidade. Trata-se de ação integrada por meio de parceria com instituições como Sespa, Diretoria de Identificação da Polícia Civil,  Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Segup, Cooperativa de Barqueiros da Ilha de Cotijuba,  Instituto Hidrovias e Faculdade Uninassau.


PARCERIA



O Clube de Engenharia do Pará, através do presidente André Tavares, assinou convênio com o Pará Clube, na pessoa do presidente Almir Barra, através do qual, associados e familiares podem frequentar o tradicional clube social.


ANUIDADE ZERO

O Conselho Federal de Odontologia acaba de lançar o Programa Anuidade Zero. Utilizando um aplicativo de celular, o profissional pode fazer compras com desconto e um percentual do valor é acumulado em sistema de cashback e pode ser usado para abater a anuidade do Conselho.


SAÚDE DOS HOMENS



Pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia mostra que o número de consultas com urologistas caiu em 80%, o que afeta diretamente o diagnóstico precoce, fundamental para que o tratamento do câncer de próstata tenha sucesso, destaca a oncologista Paula Sampaio.


PANELA NA MESA



É até charmoso levar uma panela bonita para a mesa, não é mesmo? Glauber Britto aprova a ideia e dá a dica: "As panelas que podem ir direto são as de barro, pedra sabão, ferro e titânio. Isso porque existem comidas que depois de prontas não ficam legais se forem transferidas para recipientes, então a ideia é servir direto na panela e ficam bonitas postas a mesa. Temos como exemplo uma boa moqueca em uma panela de barro".


BNDES VERDE

O BNDES lança websérie no YouTube para debater sustentabilidade ambiental. Apresentada pelo presidente Gustavo Montezano, BNDES Verde conta com participação de especialistas e empresários ligados ao setor. Entrevistas serão divulgadas todas as terças, às 18h, no canal do Banco na rede social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário