quinta-feira, 17 de março de 2022

Saiba como obter isenção do IR para aposentados e pensionistas


 

 

R eduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda é um desejo geral de quantos têm essa obrigação. Segundo Bruno Farias, sócio da Restituição IR, empresa especializada em restituição de Imposto de Renda, muitos possuem o benefício de se isentarem no pagamento de valores tão elevados para a Receita Federal, “mas, o desconhecimento deste direito impede que diversos o façam, acarretando o pagamento de valores indevidos”. Segundo Bruno Farias, para aposentados e pensionistas, este é um dos equívocos mais recorrentes no processo de declaração, o qual necessita ser esclarecido para evitar a contribuição desnecessária de quantias elevadas. Confira as dicas.

 

 

Se tratando dos aposentados e pensionistas, todos aqueles que possuem alguma das 16 doenças graves conferidas em nossa legislação, podem solicitar a isenção permanente de seus rendimentos tributáveis. O benefício, gratificado pela Lei nº 7.713/1988, visa auxiliar todos esses que já arcam com valores elevados para o tratamento de problemas de saúde sérios.

 

 

Em uma listagem, as doenças estabelecidas pela lei são: cardiopatia grave; câncer; doença grave nos rins; fígado; AIDS; alienação mental; cegueira; contaminação por radiação; doença de Paget em estado avançado; Parkinson; esclerose múltipla; espondiloartrose anquilosante; fibrose cística; hanseníase; paralisia irreversível e incapacitante e tuberculose ativa.

 

 

Mesmo se tratando de uma lista ampla, algumas normas e procedimentos são exigidos para a obtenção de tal isenção. Dentre eles, há a necessidade de um laudo comprovatório da doença por um médico do Estado. O profissional precisa ser licenciado por uma unidade de saúde pública, principalmente caso o paciente não esteja realizando um tratamento via o Sistema Único de Saúde (SUS).

 

 

                                                                Bruno Farias é sócio da Restituição IR


O documento em si não demanda grande complexidade, podendo ser preenchido com as informações pessoais do paciente, a descrição da doença existente, seu estado (curado ou em tratamento) e, exposições detalhadas sobre o acometimento. Uma vez aprovado, os aposentados e pensionistas podem recuperar os valores pagos até cinco anos retroativos, desde que a doença tenha sido contraída neste período. Ainda, terão direito à isenção permanentemente, mesmo que a condição esteja sob controle ou clinicamente curada.

 

 

Com o laudo em mãos, basta levá-lo às fontes pagadoras – seja o INSS ou outras complementares, para entrar com o pedido, cujo prazo para obtenção pode variar, dependendo da fonte pagadora. Mesmo se tratando de um processo relativamente fácil, contar com o apoio de uma empresa especializada no segmento trará uma maior confiança na aprovação da isenção, garantindo a entrega correta dos documentos solicitados no prazo estipulado e a recuperação retroativa devida de cada um.

 

 

Afinal, o não cumprimento da obrigação ou atraso nas entregas, pode acarretar multa que pode variar entre o mínimo de R$ 165,74, a 20% do imposto devido. É preciso o máximo de atenção no preenchimento de todos os dados solicitados, avaliação do enquadramento das doenças permitidas para isenção e comprovação médica dentro dos critérios estabelecidos em lei. São diversas regras que, apenas com o devido acompanhamento de profissionais qualificados, terão a máxima segurança da entrega devida para a isenção deste pagamento nas declarações de imposto de renda.

 

 

Mesmo em meio à pandemia, o número de contribuintes que declararam o IR em 2021 superou a expectativa da Receita Federal. Foram mais de 34 milhões de documentos recebidos, segundo dados do próprio órgão – um crescimento de 6,8% em relação ao ano anterior. Em crescentes volumes de arrecadação, erros de valores a serem declarados se tornam cada vez mais comuns, prejudicando financeiramente aqueles que poderiam economizar pelo conhecimento de seus direitos.

 

 

 

PENSE NISSO

 


“Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com os nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo”

 

Buda

 

 

 

 

NOTAS

 

 

 

 

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO



Em nome do governador Helder Barbalho, José Fernando Gomes Jr., secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, visitou, na última sexta-feira (11), o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e o seu novo presidente, o ex-ministro Raul Jungmann, para tratar de parcerias entre o Instituto e o Governo do Estado no setor mineral. Na reunião, ficou definido que serão realizados vários eventos em parceria ao longo do ano, sempre em prol do desenvolvimento econômico e sob o comando do governador Helder Barbalho.

 

 

 

RAINHA AP



A bonita Isabela Brabo foi renomeada Rainha da Assembleia Paraense durante o último Chá das Cinco, realizado no Salão Majestic (sede campestre). Com isso, Isabela tornou-se a única a possuir três títulos de Rainha no clube, já que foi coroada em 2020, 2021 e 2022.

 

 

 

CONCURSOS



O casal Lorena e Daniel Alves, que comanda uma franquia de estudos em Belém, tem recebido elogios pelo sucesso na aprovação em concursos.

 

 

 

NOVO HERDEIRO



Raiana e Caio Guimarães, na foto com o primogênito Daniel, estão na doce espera de mais um filho, o Felipe. A foto é de Ana Mokarzel.

 

 

 

RESORT



Carol Braga cuida pessoalmente da pesquisa e escolha de todo o enxoval dos quartos do Aqualand Resort. Carol e Ulli Braga querem tudo do melhor para os cotistas do resort.

 

 

 

SEJA LUZ



A foto especial de Jhelly Vilhena, no Espaço Náutico Marine Club, traduz um dos seus pensamentos favoritos: aonde você for, seja luz!

 

 

 

 

ACONTECE

 

 

 

 

OPERAÇÕES FLUVIAIS



A Polícia Militar do Pará intensifica a capacitação de seus quadros, com a realização do V Curso de Operações Fluviais, cuja aula inaugural contou com as presenças do comandante-geral, Dilson Júnior, e dos comandantes do Comando de Policiamento Ambiental, Antônio Cavalcante, e da Companhia Independente de Polícia Fluvial, Anderson Almeida. Na foto, o coronel Cavalcante com a pedagoga Emiko Alves, que representou o Nurmec da Casa Civil.

 

 

 

MUDAR VALE A PENA



No livro “Coragem e mais alguns Cês da Vida”, a escritora e empresária Carol Manciola reflete sobre o que impede as pessoas mudarem. Segundo ela, a maioria crê que é o medo, mas o que inibe a tomada de decisão é a falta de coragem. Para ela, “coragem não é o contrário do medo; coragem é agir apesar dele”.

 

 

 

TERÇO DOS HOMENS



integrantes da coordenação geral do Terço dos Homens da Paróquia de Santa Cruz, prestaram homenagem às suas esposas, filhas e netas, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O Terço dos Homens é rezado toda segunda-feira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário