quinta-feira, 28 de abril de 2022

Osteopatia trata e previne a dor sem a utilização de remédios ou intervenção cirúrgica


 

S egundo o professor e palestrante Luis Henrique Zafalon, fisioterapeuta especialista em Osteopatia, essa técnica de medicina complementar, que virou tendência para autoreparação, é um método de avaliação e tratamento que busca restabelecer a função da estrutura compreendendo todos os sistemas do corpo sem a utilização de remédios ou intervenção cirúrgica. São manobras alternativas de tratar – ou mesmo prevenir – uma dor sem que ela esteja exatamente naquele local. Confira as informações do especialista.

 

 

A técnica foi criada em 1874 pelo médico americano Andrew Taylor Still. Aqui no Brasil é considerada uma especialidade da Fisioterapia. A premissa consiste em avaliar todas as partes do corpo e, se uma das partes está restrita, as demais deverão sofrer compensações, levando a uma sobrecarga.

 

 

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as dores da coluna (cervical, torácica, lombar e sacral) são a segunda condição de saúde com maior prevalência no Brasil (13,5%), entre as patologias crônicas identificadas por algum médico ou profissional de saúde.

 

 

A Fisioterapia abrange métodos semelhantes ao da Osteopatia, mas o que diferencia uma especialidade da outra é o fato da particularidade de cada paciente, uma vez que os fisioterapeutas utilizam, a princípio, métodos padrões. Quando um indivíduo opta pela Osteopatia, percebe a exclusividade do tratamento – que vai além dos protocolos e das manipulações – considerando que as pessoas são diferentes e não podem receber a mesma terapia de outra, respeitando a individualidade de cada caso.

 

 

Sabemos que quando a cervical está com alguma disfunção, algum músculo que está espasmado, alguma disfunção neural, pode influenciar o ombro. Então, o profissional da área não trabalharia só olhando o ombro. Avaliamos a cervical, e é claro que vamos olhar o ombro porque essa região está com dor, mas vamos procurar a origem em outras regiões.

 

 

                                             Luis Henrique Zafalon, fisioterapeuta especialista em Osteopatia


O papel da Osteopatia consiste em notar uma região que não tem movimento e promover mais movimento, para que, assim, o corpo esteja mexendo com mais harmonia, promovendo mais equilíbrio.

 

 

Porém, as pessoas ainda costumam buscar o tratamento quando já estão com dor. Não há problema em procurar o osteopata quando a pessoa já está com dor, porque é uma forma eficiente de buscar um alívio. Mas o ideal é que se faça de forma preventiva.

 

 

Imagina se uma pessoa nunca faz nada e ela tem uma contratura muscular a qualquer momento, descendo um degrau ou dando uma tropeçada, a musculatura já tencionou.

 

 

Fazendo um preventivo, o osteopata sempre tem a possibilidade de acompanhar e soltar a tensão, deixando o corpo equilibrado. Porque se a pessoa tem uma contratura aqui, outra ali, daqui a pouco terá várias perturbações pelo corpo e, no decorrer dos dias, poderá ter uma dor generalizada”.

 

 

Se há indícios de algum problema, a recomendação é não protelar e buscar um tratamento com o osteopata. Sem remédios e sem cirurgia, mas com a finalidade de cuidar de cada paciente com as suas dores e problemas específicos.

 

 

 

 

PENSE NISSO

 

 

 

“Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito”.

 

Albert Einstein

 

 

 

 

NOTAS

 

 

 

 

ALMOÇO DE NEGÓCIOS ADVB



Encerrando o mês de abril, a ADVB realiza mais uma edição do tradicional Almoço de Negócios com a consultora de imagem e especialista em Branding, Keyla Omura. O evento será nesta quinta-feira (28), às 12h, no Restaurante Porto Ver-o-Rio.  Durante o evento, Keyla irá compartilhar estratégias para fortalecer a marca pessoal.

 

 

 

TROCA DE ALIANÇAS



Nesta sexta-feira, Natasha Paiva e Paula Massoud trocam alianças em cerimônia exclusiva, na Ilha do Combu, em um complexo rústico cheio de bossa e charme,  onde, ao lado de familiares e amigos, celebrarão o amor que começou ainda na adolescência.

 

 

 

ANIVERSÁRIOS



Carlos Valente comemorou seu 60º aniversário nesta terça-feira, 26, e recebeu inúmeras felicitações dos colegas de trabalho no Detran, bem como de seus familiares, em especial a esposa Paty, a filha Natasha, o genro Felipe e o neto Fernando (na foto com o avô), que festejou seus 5 anos de idade no último dia 4. Parabéns!

 

 

 

BRILHANDO NA SAPUCAÍ


                                        Na União da ilha, Helcker saiu de Filho de Oxum, no segundo carro alegórico


Helcker Aguiar esbanjou alegria e energia na Sapucaí, nos desfiles do Carnaval no Rio de Janeiro, onde realizou a façanha de desfilar em quatro escolas de samba: União da Ilha do Governador, Estácio de Sá, Viradouro e Mocidade Independente de Padre Miguel. Arrasou!

                                    Helcker com o lendário Adílio, na Estácio de Sá, que homenageou o Flamengo

 

 

 

FESTIVAL ESTRELA AZUL



Arlindo e Caio Guimarães estão participando mais uma vez do Festival Estrela Azul, do Diário, com menus especiais na cervejaria da Estação e no restô do Mangal.

 

 

 

FILHOTE COM JAMBU



O chef Jonas é quem assina os pratos do buffet de Cris Salomão no festival gastronômico do Diário do Pará, entre eles, o filhote com jambu e arroz cremoso de tucupi.

 

 

 

DEBUT



Rayka Teixeira completou 15 anos nesta quarta-feira, 27, quando foi celebrada missa em ação de graças no Santuário Basílica de Nazaré. A bela vai ganhar um baile temático "Raykapringtnight", neste sábado, 30, presente de seus pais Rubens e Rose Teixeira.

 

 

 

CHÁ DAS MÃES NA AP



A cantora Gretchen participará do Chá das Cinco especial em homenagem ao Dia das Mães, no próximo dia 04 de maio, no Salão Majestic - sede campestre da Assembleia Paraense. O evento terá desfile de moda, apresentação do saxofonista Esdras Souza e do cantor Markinho Duran.

 

 

 

NOVA MISSÃO



Após gestão eficiente no Batalhão de Eventos da PM, com campanhas importantes como a de combate à violência contra mulheres, o tenente coronel Eudes Alain segue para nova missão, agora no Departamento Geral de Administração da Polícia Militar.

 

 

 

BAILE TIRADENTES



A Polícia Militar realizou, na sexta-feira, 22, no Grêmio Literário e Recreativo Português, o 1º Baile Tiradentes. Na foto, os coronéis Albernando Monteiro e Fialho, com o coronel da reserva Ferreira Junior.

 

 

 

 

ACONTECE

 

 

 

 

ATEP COMEMORA 43 ANOS



A Associação da Advocacia Trabalhista Paraense (ATEP) completou 43 anos e celebrou a data com festa para associados e não associados, ocasião em que lançou a campanha "Amigos da ATEP", que visa associar advogados de todas as áreas.

 

 

 

SUCESSO



A banda Na Vibe, que tem à frente o vocalista Leandro Lima, realizou shows vibrantes durante o feriadão de Tiradentes, agitando o público em Belém e Ananindeua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário