quinta-feira, 21 de abril de 2022

Raciocínio rápido e boa memória de longo prazo podem ser sinais de superinteligência


 


V ocê já ouviu falar sobre pessoas superinteligentes? Esse é um dos termos utilizados para se referir às pessoas que têm um quociente de inteligência (QI) muito acima da média. Aprenda a identificar características que podem ser encontradas em pessoas com altas habilidades/superdotação.

Segundo Rodrigo Sauaia, presidente da Associação Mensa Brasil, organização que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais no País, a superinteligência é uma característica que pode ser medida objetivamente, por meio de testes padronizados. Confira as dicas.

 

 

O primeiro passo para reconhecer sinais de altas habilidades é respeitar as características individuais da pessoa. Indivíduos com alto QI compartilham alguns traços recorrentes, que podem servir de pistas. A inteligência é inerente à pessoa, mas o ambiente externo no qual ela está inserida também exerce influência no desenvolvimento deste potencial.

 

 

Além disso, a inteligência não está restrita ao desempenho escolar ou acadêmico. Essas capacidades se expandem para outras áreas da vida, como atividades artísticas, esportivas, profissionais, idiomas, entre outras.

 

 

O conceito das altas habilidades ainda traz muitas discussões. De acordo com a definição mais atual, a pessoa que apresenta altas habilidades tem um desempenho superior em comparação aos seus pares, em uma ou mais áreas do conhecimento.

 

 

Essas habilidades podem englobar a capacidade intelectual em geral, a aptidão acadêmica, a criatividade, a capacidade de liderança, os talentos artísticos e esportivos, entre outros. Segundo Rodrigo Sauaia, para se tornar membro da Associação Mensa Brasil, o candidato precisa estar no percentil 98 ou superior, ou seja, nos 2% maiores resultados de QI da população. 



A pontuação de cada tipo de teste varia de acordo com a metodologia utilizada. Por exemplo, para um teste em que o resultado médio da população brasileira é de 100 pontos, com variação de 15 pontos para mais ou para menos (o chamado “desvio padrão”), é necessário obter 131 pontos ou mais para atingir o requisito de admissão da Mensa Brasil”, esclarece Sauaia.

 

 


 

 

 

COMO RECONHECER OS SINAIS DE SUPERINTELIGÊNCIA?

 

Reconhecer as altas habilidades, tanto em crianças, quanto em adultos, pode ser um desafio para pais, professores, amigos e colegas de trabalho. “Para os adultos, descobrir se você possui alto QI pode contribuir para ampliar sua rede de contatos e se envolver mais ativamente em iniciativas em prol das altas habilidades/superdotação. Já para as crianças e jovens, essa descoberta pode fazer uma enorme diferença em todos os aspectos da vida, principalmente durante a formação socioeducacional, com reflexos profundos na vida pessoal e profissional”, aponta Sauaia.

 

SINAIS DE SUPERINTELIGÊNCIA:

 

1 - Raciocínio rápido para resolver problemas.

 

2 - Boa memória de longo prazo: capta as informações e as recupera com facilidade quando necessário (lembra-se de nomes ou rostos de pessoas que não vê há muito tempo, datas históricas, imagens, números etc.).

 

3 - Boa memória operacional: capta e processa diferentes tipos de informações ao mesmo tempo.

 

4 - Consegue diferenciar sons e visualizar detalhes em imagens com muita facilidade.

 

5 - Rápida curva de aprendizado, apresentando habilidades avançadas para a sua idade cronológica: crianças que aprendem a ler aos 3 anos ou antes; crianças que conseguem compor uma música sem nunca ter estudado para isso etc. 

 

 

Apenas reconhecer estas características não é suficiente para trazer a confirmação de que a pessoa possui realmente altas habilidades/superdotação, mas ajuda a levantar a possibilidade. O próximo passo recomendado é realizar uma avaliação de QI especialmente desenvolvida para esta finalidade.

 

 

A avaliação do QI pode ser feita a partir de diferentes tipos de testes, padronizados por faixa etária e característica populacional. Os testes são realizados por psicólogos e neuropsicólogos, conforme diretrizes do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

 

 

“Identificar uma pessoa com altas habilidades permite que seu potencial seja mais bem compreendido, trabalhado, estimulado e desenvolvido. Neste sentido, ainda não há um mapeamento abrangente desta população no Brasil. Também faltam programas e políticas públicas adequadas para apoiá-los a se desenvolver e contribuir com o avanço da nossa sociedade”, destaca Sauaia.

 

 

Diante deste cenário, um dos objetivos da Associação Mensa Brasil é promover, ao redor do País, testes de admissão e avaliação de alto QI em pessoas com 17 anos ou mais. Este ano, a organização já promoveu uma rodada de testes de admissão, em 26 de março, em 11 cidades de oito estados brasileiros. Na ocasião, foram identificadas 19 pessoas com altas habilidades. A entidade prepara nova rodada de testes, prevista para o final de maio deste ano. A avaliação em crianças e jovens também é possível, exclusivamente por meio da submissão de laudo emitido por psicólogo ou neuropsicólogo.

 

 

 

 

PENSE NISSO

 

 

 

 

"O homem digno ganha para viver; o menos honesto vive para ganhar".

 

Textos Judaicos

 

 

 

 

NOTAS

 

 

 

 

SAÚDE



O Grupo Cynthia Charone, idealizado pela médica Cynthia Charone, inaugurou, na última terça-feira, 19, seu mais novo espaço, a unidade Cynthia Charone Augusto Montenegro, na esquina da rodovia do Tapanã. Para atender as demandas sociais, a médica Cynthia Charone criou o filantrópico do Grupo, a Associação Multidisciplinar de Atenção ao Idoso crianças, adolescentes e pessoas de baixa renda (AMAI).

 

 

 

ANIVERSARIANTE



O ilustre aniversariante deste sábado, 23, é o vereador Zeca Pirão, presidente da Câmara Municipal de Belém. Receberá inúmeras felicitações de familiares, amigos e correligionários. Parabéns!

 

 

 

PARCERIA



Manuel Netto fechou parceria com a empresária de gastronomia Cris Salomão, que agora tem em seu restô um espaço dedicado aos sabores da Amazônia.

 

 

 

SUCESSO



O arquiteto Felipe de Mello, aqui com o irmão Henrique, acaba de entregar, através de sua incorporadora, mais uma residência no condomínio Arbre.

 

 

 

DIETA NÓRDICA



Segundo a nutricionista Monik Cabral, a dieta nórdica pode ajudar a reduzir risco de câncer, diabetes e problemas cardiovasculares. Uma revisão de estudos feita pela OMS comprovou as evidências de que tanto a dieta mediterrânea quanto a nórdica podem ajudar a reduzir o risco de doenças não transmissíveis.

 

 

 

PALAVRAS TÊM PODER



Para Thais Galassi, mentora de inteligência emocional e bem-estar, perder o hábito de falar coisas destrutivas é tão importante quanto as próprias ações. Segundo ela, a ciência já comprovou que as palavras têm o poder de provocar modificações cerebrais. “Falar coisas negativas faz os picos de hormônios do estresse, como cortisol, irem às alturas. Por outro lado, falar coisa construtivas libera dopamina, que proporciona sensação de prazer”, afirma Thais.

 

 

 

TRATAMENTO CAPILAR



Raphael Pontes, especialista em biomedicina e estética avançada, comemora os ótimos resultados que vem obtendo com o tratamento Fatores de Crescimento Capilar, que podem ser sintéticos ou tirados da própria corrente sanguínea. São proteínas ou pedaços de proteínas (oligoproteínas) que atuam como mediadores químicos fisiológicos e estimulam os folículos capilares a produzirem cabelos mais densos e fortes.

 

 

 

PARABÉNS!



A médica veterinária Carla Maria Figueiredo de Carvalho, filha de Joana D'arc Figueiredo e Luiz Carlos Carvalho, aniversariou no último dia 13. Ela reside atualmente em São Paulo, onde finaliza seu pós-doutorado. Felicidades!

 

 

 

NOVA IDADE



Quem trocou de idade, na última semana, foi a advogada criminalista Luana Leal Viegas, que celebrou a chegada de mais um aniversário ao lado de familiares e amigos.

 

 

 

BIRTHDAY


                                                             

Quem aniversariou nesta terça-feira foi o professor Cleber Mesquita dos Santos, servidor público do TCMPA, que recentemente foi aceito no Departamento de Biodireito da Cátedra Internacional de Bioética da UNESCO, ocasião em que palestrou em inglês, na 14ª Conferência Mundial de Biomédica, Ética Médica e Direito à Saúde.

 

 

 

ANIVERSÁRIO



O oficial da Marinha Mercante Salatiel Campos, pós-graduado em Gestão de Pessoas e de Negócios, comemorou seu aniversário no salão nobre do Caixaparah, ao lado da esposa, a médica Kátia Campos. Na foto, Salatiel recebe os parabéns da presidenta da FPF, Graciete Maués, e de Alberto Henrique, presidente do Caixaparah.

 

 

 

DIA DE NAT



O jovem Eduardo Vaz comemora seu aniversário nesta quinta-feira, e receberá diversas manifestações de carinho de familiares, entre os quais seus pais Yedo Mendes e Wanda Vaz, e dos amigos que o admiram.

 

 

 

CONQUISTA



O advogado paraense Cássio Mácola, está radicado em Brasília, onde mantém escritório voltado para causas públicas. Ele tem conseguido reverter na Justiça muitas decisões da União, beneficiando prefeituras que estão no cadastro de inadimplentes, o temido CAUC.

 

 

 

7 ANOS DE ARTHUR


 

Completou idade nova, no último dia 13, Arthur Folador, filho da cientista e pesquisadora da UFPA, professora Adriana Folador. O parabéns contou com a participação de familiares e amiguinhos de Arthur.

 

 

 

 

ACONTECE

 

 

 

 

CALDINHO DE JORGE



Será neste sábado, 23, a partir das 19h, na sede da Grande Família, a homenagem dos sambistas a São Jorge. O evento Caldinho do Jorge, terá apresentações de Jorge Dadoninha, Altair Diniz, Fábio Moreno, Brenda Moraes e Tony Melodia. A produção é da jornalista Lourdinha Bezerra (98160-5979).

 

 

 

ELOPEMENT WEDDING



A tendência de casamento intimista, o chamado Elopement Weddings, está forte. É o casamento formado somente pelo casal, o oficial de justiça e o fotógrafo, que costuma atuar como testemunha. Um dos locais mais procurados é Anguilla, uma romântica e maravilhosa ilha do Caribe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário