quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Mofou? Veja se tem problema tirar a parte 'feia' do alimento e comer o resto


 


D e vez em quando somos acometidos de dúvida sobre se determinado alimento ainda está apropriado para consumo, seja pelo cheiro meio esquisito, pelo gosto meio diferente ou a aparência meio estranha. Aí vem a questão: comer ou não comer? Na dúvida, fico com a opção de optar pela segurança e preservar a minha saúde.

A jornalista Gabriele Maciel, da UOL/FOLHAPRESS, abordou o assunto nesta interessante matéria. Confira!



Quem nunca esqueceu uma fruta, verdura ou legume no fundo de uma das gavetas da geladeira e, quando se deu conta, o alimento já estava esquisito, murcho, com aparência sem graça? Nesses casos, vale tirar essa parte "feia" e comer o resto ou isso faria mal à saúde?



A resposta é depende. De acordo com a nutricionista Denise Vilas, se o alimento estiver íntegro, ou seja, não apresentar rachaduras nem pontos de bolor, ele pode sim ser consumido.



"O que acontece muito é que o alimento não está como veio da feira e daí já achamos que ele tem que ir pro lixo, quando, na verdade, ele pode não estar tão visualmente agradável, mas ainda guarda todas as qualidades nutricionais", conta Vilas, que trabalha na gerência de alimentação e segurança alimentar do Programa Mesa Brasil Sesc.



Por outro lado, se o alimento apresenta uma "raminha" esverdeada/acinzentada, mesmo que de forma bem sutil, ele não deve ser consumido. "Esses aspectos já demonstram deterioração e são resultado da contaminação causada por fungos", diz a nutricionista Valéria Santana, que é especialista em Saúde Pública e é Fiscal de Controle Sanitário na Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (BA).



E não adianta cortar somente a parte do alimento que apresenta o mofo, porque não conseguimos mensurar, a olho nu, o quanto aquele alimento está contaminado nem o tipo de fungo presente. "Existem mais de 300 mil espécies de bolores e alguns deles produzem micotoxinas, que são substâncias perigosas à saúde humana", explica Santana.



COMO ACONTECE A CONTAMINAÇÃO?


Os bolores ou fungos filamentosos são micro-organismos que estão amplamente distribuídos na natureza, podendo contaminar diversos alimentos e bebidas. Dessa forma, a contaminação pode ocorrer em qualquer etapa de produção e até mesmo na própria casa do consumidor.



Isso quer dizer que nem sempre é possível ficar livre desses contaminantes. Alguns tipos de fungos, inclusive, são regulamentados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O órgão delimita limites seguros para a saúde humana, com base em metodologias recomendadas pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura).



Por outro lado, o correto acondicionamento dos alimentos diminui os riscos de desenvolvimento e proliferação dos fungos. "A gente tem que tomar cuidado, por exemplo, quando fazemos pão em casa e colocamos ele ainda quente dentro de uma embalagem, porque a umidade que fica ali pode propiciar o crescimento de fungos", alerta a doutora em microbiologia Liliana Rocha, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).



Além disso, não adianta nada submeter o alimento contaminado a altas ou a baixas temperaturas na tentativa de matar os fungos, já que eles apresentam resistência térmica. "Você pode até ter uma redução de fungos, mas o problema é que primeiro ele pode sobreviver e segundo, ele pode já ter produzido micotoxinas", diz Rocha.



Ainda de acordo com Rocha, estudos indicam que a exposição crônica a alguns tipos de micotoxinas pode causar câncer de fígado e de esôfago.



Você deve ter ainda mais cuidados com os cereais e com as frutas da sua casa, porque nesses alimentos os fungos encontram condições favoráveis para se multiplicar. "Pela presença de amido, os cereais são um dos principais nichos de crescimento fúngico. Já nas frutas, os fungos se adaptam bem devido ao pH mais ácido", diz Rocha.



COMO REDUZIR O RISCO DE CONTAMINAÇÃO?


Lembrando que a contaminação se dá não só por fungos, mas também por bactérias, vírus, toxinas, veja a seguir algumas dicas de como diminuir o risco:



Acondicionar os alimentos de forma adequada, em ambiente seco e refrigerado;



Lavar as mãos com água limpa e sabão, principalmente antes de preparar ou ingerir alimentos;



Consumir carnes bem cozidas;



Leite e seus derivados devem ser pasteurizados ou fervidos;



Higienizar frutas, verduras e legumes: mergulhe-os em uma solução de 1 litro de água e uma colher (sopa) de hipoclorito de sódio;



Lavar e desinfetar as superfícies, os utensílios e os equipamentos usados na preparação de alimentos;



Não comprar alimentos cujas embalagens estejam violadas;



Prazos de validade devem ser considerados;



Na hora da compra de alimentos no supermercado, observe se eles estão bem armazenados, em temperatura ideal, principalmente os tipos perecíveis.





PENSE NISSO




"O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá mais se tem".


Antoine de Saint-Exupéry





NOTAS





ANIVERSÁRIO



Além dos parabéns de seus familiares e amigos, o coronel Mauro Sérgio da Silva Martins recebeu uma homenagem especial do comandante geral da PMPA, coronel Dilson Júnior, pela passagem do seu aniversário, no último dia 10.



MOMENTO RELAX



Os amigos Fernando Braga e Fátima Peixoto em um momento relax no lendário Bar do Parque, na Praça da República.



OUTUBRO ROSA



A prefeita de Oeiras do Pará, Gilmara Rodrigues, promoveu campanha de conscientização e prevenção do câncer de mama, com a realização de exames laboratoriais e clínicos, palestras e cuidados com a beleza. Oeiras, por sinal, foi um dos 30 municípios beneficiados pelo Governo o Estado com o programa Creches Por Todo Pará.



SAÚDE PREVENTIVA



O mastologista Fábio Botelho chama a atenção para o aumento da incidência do câncer de mama entre mulheres abaixo de 35 anos, que chegou a aproximadamente 5% dos casos, mais do que o dobro do registrado há dois anos. Alimentação saudável, exercícios físicos regulares e o corte do consumo de bebida alcoólica são medidas preventivas da doença.



DIA DAS CRIANÇAS



Com a presença do comandante geral, coronel Dilson Júnior, a Polícia Militar do Pará promoveu um evento para comemorar o Dia das Crianças, com distribuição de lanches, tendo como atrações o Batalhão de Ações com Cães (BAC), o Regimento de Polícia Montada (RPMont), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQ), Proerd, Banda de Música, Escovódromo e cosplays.



COMEMORAÇÃO



O advogado criminalista Lucas Sá, sócio do escritório Sá Souza Advogados, comemorou idade nova na última segunda-feira (17). A data foi celebrada em família, durante viagem especial a Portugal.



CÍRIO EM FAMÍLIA



Família unida em mais um Círio: Raiana e Caio Guimarães, com os filhos Daniel e Felipe.



CÍRIO FLUVIAL



A médica Elisa Alves e o marido Felipe de Mello saudaram Nossa Senhora de Nazaré participando do Círio Fluvial.





ACONTECE




TRANSPLANTE



A convite da Organização Internacional Myeloma Foundation Latin América, o hematologista João Saraiva participará de um webinar on-line, falando sobre os desafios do transplante de medula óssea para os pacientes de mieloma múltiplo. O bate papo será no dia 24 de outubro, às 19h.



CONGRESSO



O Pará foi representado no Congresso da Sobrice, em São Paulo, pelos neurocirurgiões Carlos Lisboa Neto e Thiago Dantas Brandão, palestrantes no evento realizado na semana passada no Centro de Convenções Rebouças. O evento é considerado o maior congresso de radiologia intervencionista da América Latina.



ABRAT 



As advogadas Paula Frassinetti Mattos e Ana Maria Franco participaram do 43º Congresso Nacional da Advocacia Trabalhista, que foi realizado presencialmente em São Paulo, promovido pela Associação Brasileira da Advocacia Trabalhista (ABRAT), que se reúne anualmente para debater os rumos dos direitos sociais. O tema do congresso foi: “Independência ou morte dos direitos sociais”.



MOSTRA ARTÍSTICA



O projeto “Semear Arte na Ilha”, da Cia Experimental de Dança Waldete Brito, que levou oficinas de canto e dança para crianças da Ilha do Combu e suas famílias, realiza, neste sábado, 15, às 10h, uma grande mostra de encerramento. A companhia também apresenta “O Seguinte é Isso”, espetáculo de seu repertório com balões e bolas, para interagir com a  garotada no Espaço Oryba, bem na beira do rio.



BAILE NO CASSAZUM

O Baile da Asa da Aeronáutica, que será realizado nesta sexta-feira, 21, no Cassazum, comemora, além dos 58 anos de fundação do clube militar, presidido por Yedo Mendes, o Bicentenário da Independência do Brasil, o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira.



ANIVERSÁRIO DA AEAPA

A Associação dos Engenheiros Agrônomos do Pará (AEAPA) comemorou mais um ano de existência da entidade, atualmente presidida por Antônio Carlos Albério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário