quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Demissão silenciosa mostra tendência de novo modelo de vida


 

D esistir do trabalho para priorizar a vida pessoal. Esse é o conceito de “quiet quitting", que, em português, significa desistir silenciosamente. O termo, que viralizou no TikTok quando um americano afirmou que “o trabalho não é a sua vida”, foi compartilhado milhares de vezes e deu início a uma ampla discussão nas redes sociais. A prática sintetiza a decisão tomada por alguns profissionais de abandonar determinadas práticas de trabalho prejudiciais à rotina pessoal, como passar do horário ou responder mensagens fora do expediente, na busca por mais qualidade de vida. 


Desde o início da pandemia, um número crescente de jovens trabalhadores demonstram estar cansados de não receber reconhecimento e compensação pelas horas extras de trabalho. Para o especialista em carreira Fábio Vizeu, doutor em Administração e professor do mestrado e doutorado em Administração da Universidade Positivo (UP), tem se tornado cada vez mais comum desistir do emprego em busca de mais bem-estar. 


“As pessoas optam por abandonar carreiras para ter mais qualidade de vida, condição que seus empregos não estariam proporcionando. É um movimento voltado para a desistência consciente, planejada. Uma desistência em razão de outros valores, que muitas vezes ficam em segundo plano por causa de carreiras que exigem muito”, ressalta.


Ainda segundo o especialista, essa é a consequência de uma nova concepção de vida que está relacionada a uma crise do modelo de carreira tradicional. “Na sociedade contemporânea, as pessoas passaram a optar, conscientemente, por seguir carreiras menos estressantes e menos competitivas. Mesmo que isso signifique estacionar em posições não tão altas ou ter uma remuneração menor”, detalha. 


Fábio Vizeu  explica que, mesmo ganhando menos, esses profissionais têm mais tempo para passear com os filhos, familiares e amigos, e para se dedicar a atividades que trazem muito mais prazer e tranquilidade. Esse tempo extra pode até ser usado para ter mais saúde.


Todas essas questões estão diretamente relacionadas ao que tradicionalmente se conhece por carreira, que segue o modelo “fordista”. “Essa era a regra do século passado - e ainda é em muitas empresas -, mas hoje observamos alguns movimentos questionando esse modelo, e a demissão silenciosa certamente é um deles”, complementa.


Para o especialista, no entanto, essa nova tendência também compreende alguns riscos, tanto para o empregado quanto para o empregador. “A leitura equivocada que o empregador pode ter é achar que isso é moda, que é passageiro, que logo voltaremos ao modelo antigo. Mas a verdade é que essa nova forma de pensar veio para ficar. 


Por isso, as empresas precisam começar a buscar formas de colocar como prioridade a qualidade de vida de seus colaboradores”, argumenta. Isso acontece porque os profissionais já não estão preocupados apenas com o retorno financeiro.

                                                                                                                                    Crédito: Foto Envato



Por outro lado, os colaboradores devem estar cientes de todas as variáveis que têm influência em uma decisão importante como a de desistir de um emprego. “Se isso não acontecer e a demissão ocorrer sem que haja estabilidade para isso, essa escolha pode levar a uma crise financeira”, alerta. 


O especialista afirma que a demissão silenciosa representa um novo paradigma e que ela só começou a acontecer devido a uma crise do modelo de carreira tradicional, baseado na alta remuneração e na ascensão vertical. 


“As pessoas estão tomando a decisão correta ao optar por não ter mais o trabalho como prioridade em suas vidas. O trabalho faz parte da vida, mas não pode se contrapor a tantos outros fatores importantes. Essa visão é uma maturidade que começa a chegar agora ao mundo do trabalho”, finaliza.


Se, por um lado, é vantajoso poder escolher o cargo ou função que melhor se encaixa em cada momento da vida, por outro, pode ser arriscado trocar muitas vezes de emprego em pouco tempo. Alguns contratantes desistem de bons candidatos quando percebem que eles não estiveram por muito tempo em suas ocupações. 


Para a diretora de Gente & Gestão (RH) na Tecnobank, Michaela Vicare, esse pode ser um problema na hora de disputar uma vaga. "Do lado das empresas, há um movimento cada vez mais forte no sentido de melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. 


Por isso mesmo, os headhunters analisam bem o perfil dos candidatos antes de contratar - e muitos têm evitado contratações de pessoas com muitos empregos diferentes no currículo”, alerta.





PENSE NISSO





“O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes”.


Cora Coralina





NOTAS





FELICIDADES DANIELA!


      

Segunda-feira passada foi dia de comemorar o aniversário da primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, que recebeu incontáveis manifestações de carinho, desejando felicidades. A data foi comemorada com o marido, o governador Helder Barbalho, os filhos, outros familiares e amigos mais próximos. Parabéns!




BÊNÇÃO ESPECIAL



O advogado criminalista Lucas Sá e sua esposa, Adriana Nery, estiveram na Cidade do Vaticano, onde receberam bênção especial do Papa Francisco pela chegada dos cinco anos de casados. O líder da Igreja Católica também abençoou os enfermos, famílias, crianças e grávidas.




FESTA SHOW DE BOLA

                                        Sandro Lima com a esposa Ellen em noite inesquecível


Sandro Lima, o jogador paraense do Gwangju, da Coreia do Sul, celebrou seus 32 anos de vida, em noite dourado e preto, na Assembleia Paraense, na última sexta (28), com a esposa Ellen, o filho João Lucas, e muitos amigos e fãs de seu talento internacional.


                                                        Sandro com Andresa Brito, que assinou a produção da festa

 

 


ANIVERSÁRIO



Célia Aguiar ganhou idade nova na última segunda-feira, e descobriu que concocorda, cada vez mais, com Jacques Lacan, ao dizer que “você pode saber o que disse, mas nunca o que outro escutou”.




BIRTHDAY



William Almeida é o aniversariante deste sábado (5). Certamente receberá, além das felicitações de seus familiares, inúmeros parabéns da legião de amigos que cultiva. Parabéns!




NOVA MISSÃO



Após desempenhar comando eficiente no 26° BPM do Outeiro, com ações preventivas importantes, como a Ronda Comunitaria Escolar, PROERD, Ciclo de Palestra nas Escolas e grande número de apreensões de drogas, refletindo no baixo índice de criminalidade na ilha, o coronel PM Marcus Formigosa segue para nova missão, agora na Segurança Orgânica do DETRAN-PA.




CASAMENTO



Raiana e Caio Guimarães, com o filho Daniel e Rosana Tamer, durante badalado casamento em Alter do Chão.




CAIXAPARAH



Lorena Sampaio, Synthya Martins, Silvia Silva, Sabrina Fonseca, Poliane Gomes e Natalina Araujo comemorando os 70 anos do Caixaparah, presidido por Alberto Henrique.




TIM-TIM



Quem esteve aniversariando foi o tenente coronel Maurício, comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar, em Barcarena.





ACONTECE





COMEMORAÇÃO



Os advogados Sávio Barreto, Evandro Costa, Leonardo Nascimento e Leandro do Mar começaram os preparativos para os 15 anos de fundação do escritório Barreto e Costa. O evento será no dia 1º de dezembro, no Restô do Porto.




INAUGURAÇÃO



Ana Valente ao lado das irmãs e sócias Lorena Alves e Alethea Rodrigues na noite de inauguração do novo endereço da Le Joie (Foto Vitória Guarany)




FRIDAY NIGHT



Nesta sexta-feira, 4, a AP realizará o evento Friday Night Celebration, a partir das 21h, na Boate Social (Sede Social). As atrações serão os DJs Halden Boy e Tarrika (foto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário