quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Saiba como proteger os animais dos estampidos dos fogos de artifício


 

E m época de Copa do Mundo, a exemplo das festas de fim de ano, algumas pessoas costumam comemorar com a queima de fogos de artifício. Entretanto, a explosão, que significa alegria para essas pessoas, se transforma em pavor para os animais, principalmente para cães e gatos, além de assustar crianças, autistas, gestantes, idosos e pessoas acamadas. Por esse motivo, a soltura de fogos de artifício com estampido está proibida no Pará, pois o governador Helder Barbalho sancionou, no dia 13 de maio deste ano, a Lei nº 9.593, que veta esse tipo de conduta, que é prejudicial para a saúde dos humanos e dos animais, que sofrem reações variadas, que vão desde a aceleração dos batimentos cardíacos até crises de pânico.



Com os sentidos aguçados, o barulho dos fogos é recebido de modo inesperado e muito mais alto para os animais, principalmente para os cães. Para amenizar o pânico dos pets, Bruno Alvarenga, professor de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Brasília (CEUB), recomenda algumas condutas preventivas. Confira.


                                                Bruno Alvarenga, professor de Medicina Veterinária

São diversos os transtornos e malefícios causados para os animais de companhia gerados pelos fogos. Além de cães e gatos, as aves são alvo de estresse profundo causado pelos itens pirotécnicos, podendo levar ao óbito. 



Animais ansiosos, medrosos e cardiopatas podem ficar muito assustados, correndo contra portas de vidro, quebrando itens em casa, até fugindo, com risco de sofrer atropelamento. Também há os casos dos animais epilépticos, que podem sofrer crises com o barulho das explosões.



Para amenizar o problema, os donos de pets podem colocar algodão no ouvido dos animais e ligar a televisão de casa em um volume mais alto para disfarçar o volume dos fogos. 



Proporcionar conforto também é importante. Os tutores podem preparar um local acolchoado, onde eles fiquem protegidos e se sintam mais acolhidos nesses momentos.



No caso de animais que já foram diagnosticados com transtornos, é recomendado que o tutor solicite ao veterinário a prescrição de medicamentos para aliviar o estresse, como ansiolíticos e antidepressivos, sejam eles fitoterápicos ou medicações industrializadas. 




Alguns animais respondem positivamente ficando no colo de seus tutores. Proteção e carinho geram confiança para o animal.



Os tutores também devem avaliar o histórico de doença dos indivíduos. Doenças como cardiopatias ou transtornos comportamentais podem se agravar numa situação de estresse. Um paciente cardiopata pode ter uma sobrecarga cardíaca por conta do barulho e acabar morrendo, ou um animal mais sensível, como um gato, pode parar de se alimentar ou tomar água, levando inclusive a uma insuficiência renal.



Para além de todos os cuidados preventivos para proteger os animais do barulho das explosões, é muito importante conscientizar a população sobre o uso dos fogos de artifício para comemorações. Os tutores precisam conversar com os amigos e comunidade para evitar a compra e queima de fogos, justificando os males que causam aos animais e a algumas pessoas.





PENSE NISSO



"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina".



Cora Coralina 





NOTAS





TROFÉU ESTRELA AZUL



Duas premiadas com o Troféu Estrela Azul do Diário: Cristiane Salomão, que levou o de Melhor Restaurante Regional, e Angela Sicília, o de Melhor Chef. Parabéns às duas!



PRIMEIRO LUGAR



Mayara Hamad e Rodrigo Aguilera festejam o primeiro lugar na categoria Vinho, do Troféu Estrela Azul, do Diário. Foi o hexa campeonato da vinheria comanda por eles.



POESIA E VINHO



A escritora paraense Rose White, está lançando seu livro “Uma poesia para cada noite”, e deverá estar em Inhotim, Minas Gerais, para um sarau de seus poemas tendo o vinho como maior inspiração. 




ANIVERSÁRIO



Bolo Fofo foi o tema do aniversário de um ano do Joaquim Werneck. Na foto, os pais Dandara Carvalho e Washington Oliveira com os avós Luis Eduardo Werneck e Linda Carvalho e a tia Carolina Carvalho.



TIM-TIM




Ontem foi dia de dar parabéns para o engenheiro João Bosco Lobo, secretário adjunto da Setran. A comemoração foi em família. Parabéns!



COLAÇÃO DE GRAU



Maria Letícia Piedade colou grau em Medicina pela UPFPA. Ela é filha do coronel PM Arthur e de Míriam Piedade, que aguardam o avô, o coronel Astrogildo Piedade, para comemorar a conquista.



FORMATURA



O príncipe Matheus Fadell recebendo o anel da formatura do pai coruja Warley Fadell.



PELE



Pelas estimativas do INCA, o Brasil vai registrar 220 mil novos casos de câncer de pele em 2023. Mesmo assim, 63% dos brasileiros não usam nenhum tipo de proteção solar, aponta pesquisa da Sociedade Brasileira de Dermatologia. A oncologista Paula Sampaio lembra que esse mês é chamado Dezembro Laranja e é dedicado à prevenção do câncer de pele, o de maior incidência no mundo.





ACONTECE





OSB EMOCIONA ALTAMIIEA



A peça “As quatro estações” do italiano Antonio Vivaldi, interpretada pelo Concerto de Cordas da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), emocionou o público de Altamira, no sudoeste do Pará, na noite do último sábado (3). O espetáculo foi um presente de Natal da Norte Energia, e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Altamira. 



RÉVEILLON AP



Arthur Espíndola e Gigi Furtado serão atrações do Réveillon AP. Este ano, o evento será em ritmo bem paraense, com vários artistas da terra passsando pelo palco do Deck 360º, na sede campestre do clube.



O QUEBRA NOZES



Marielson Barbosa e Naiara Matoso estarão no corpo de ballet do espetáculo O Quebra Nozes, que a Escola de Danças Clara Pinto apresentará, nos dias 17 e 18 de dezembro, no Theatro da Paz. A direção do espetáculo será da professora e coreógrafa Clara Pinto, com músicas de Tchikovisky e participação especial do coreógrafo e bailarino Douglas Motta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário