quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Você sabe como se comportar na festa de confraternização de fim de ano?


 


C om a chegada do fim de ano, famílias e empresas realizam seus encontros para confraternizar. Contudo, existem diversos pontos que devem ser destacados antes de participar desses eventos, para evitar que um momento de diversão se transforme em um problema familiar ou profissional. O consultor em recursos humanos e diretor executivo da Bazz Estratégia e Operação de RH, Celso Bazzola, comenta que já observou diversos casos em que a festa terminou muito mal para parte de seus participantes, criando uma situação que, no caso de festa de empresa, acompanhou o profissional por muito tempo. Nessa hora é importante ter em mente que o evento é relacionado ao trabalho, não sendo hora de 'soltar a franga'. Confira algumas recomendações do especialista.

 


IR OU NÃO IR? - No caso da chamada "festa da firma", a confraternização é o momento em que a empresa agradece seus colaboradores, estreita a parceria, comemora as conquistas e conclui mais um ano de trabalho, proporcionando um encontro descontraído. Mas esses momentos também são grandes canais de relacionamentos “networking”, onde há uma aproximação entre todos, independentemente dos níveis hierárquicos.

 


Portanto, estar presente torna-se importante e elegante, mesmo para os gestores, pois além de melhorar a amizade, demonstra seu interesse pelas realizações da empresa, evitando assim a taxação de pessoa não sociável ou que não gosta do ambiente de trabalho.


 

EVITE PROBLEMAS - Apesar de ser importante a ida, há relatos de excessos cometidos pelos participantes, levando a situações não comuns ou vexatórias. Isso pode causar transtornos futuros para a imagem da pessoa perante os colegas de trabalho.


 

Além disso, os smartphones e as redes sociais, fazem com que muito do que é feito nessas ocasiões se perpetuem exercendo uma grande influência na vida pessoal e profissional, aumentando a vulnerabilidade da imagem perante o meio que se relaciona e causando uma má impressão não apenas para seus colegas de trabalho, mas a outras pessoas que possam ter acesso essas informações.

 


 Algumas atitudes devem ser evitadas, como fazer declarações românticas para colegas de trabalho aos olhos de todos ou dançar de forma sensual causando constrangimentos aos participantes, dentre outras ações.



Aceite o convite da empresa e participe da confraternização, pois isto poderá ajudar a criar um ambiente de relacionamento saudável;



Não sendo possível comparecer, agradeça e informe o motivo pelo qual não poderá estar presente;

 


Chegue no horário para que possa ter tempo de cumprimentar a todos. Lembre-se: não se trata de uma balada;

 


Não exagere em bebidas alcoólicas durante a festa. Beba com responsabilidade e não dirija após o término da festa;

 


Crie um ambiente de igualdade e procure se relacionar com todos os presentes, misture-se e evite grupinhos;

 


Use roupas discretas e condizentes com o ambiente, procure utilizar roupas alegres respeitando seu visual. As mulheres devem evitar roupas curtas ou com decotes e aos homens camisas abertas ou fora do padrão local;

 


Seja cordial com todos os presentes, independente se tiver contato próximo ou não e busque falar de temas neutros, que não prejudiquem a imagem da empresa ou das pessoas;

 


Caso perceba que algum colega esteja exagerando, ajude-o retirando de forma sutil da situação e desviando a atenção para outros temas ou postura;

 


Não seja o último a sair da festa, não é uma regra;

 


Evite exageros, como comer e beber de forma excessiva, isso poderá gerar comentários desagradáveis, como o famoso 'morto de fome';

 


Enfim, é importante participar das festas comemorativas da empresa, mas fique alerta para evitar situações desagradáveis que poderão marcar sua imagem e causar transtornos momentâneos e brincadeiras futuras.





PENSE NISSO




"Jamais haverá ano novo se continuar a copiar os erros dos anos velhos".


Autor desconhecido





NOTAS





JADER FILHO MINISTRO

                                                                                                                                Foto Wagner Almeida

A gestão do empresário Jader Filho (presidente do Grupo RBA), confirmado para o Ministério das Cidades do governo Lula, resultará em eficiência de ações que trarão benefícios importantes para o povo brasileiro. Está no DNA do presidente do diretório paraense do MDB a força de vontade e o tino político para criar e implementar programas eficazes para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, principalmente as mais necessitadas. Parabéns e sucesso!

 




CONFRATERNIZANDO



Edilene Silva, Fabíola Araújo, Socorro Barros e Cristiane Salomão em confraternização de final de ano.




NIVER



O casal Elisa e Felipe de Mello no aniversário do amigo Felipe Quinco.




SABEDORIA



Samyra Coelho Medina, que está em Belém de férias e visitando o avô Pedro Medina, ouviu dele a seguinte frase de Will Durant: "Sessenta anos atrás, eu sabia tudo. Hoje sei que nada sei. A educação é a descoberta progressiva da nossa ignorância".




ANIVERSÁRIO



Quem está no berço nesta sexta-feira, 30, é a jornalista Catarina Freitas. Vai passar a virada do ano em São Luís, no Maranhão. Parabéns!




ATLETA DESTAQUE



Por meio de projeto patrocinado com sucesso pelo Banco da Amazônia, a ginasta Andreza Lima, nascida no Pará, vem arrancando suspiros de treinadores e ex-atletas da modalidade. Ela coleciona medalhas na categoria juniores da seleção brasileira, do seu atual Clube Grêmio Náutico União (GNU), e na UEPA, seu antigo centro de treinamento. Na foto, Andreza com a mãe Flávia Lima, a atual treinadora, Adriana Alves e representantes do Basa.





ACONTECE





HOMENAGEM NO COPM

                                            O coronel Piedade com os coronéis Costa Júnior, João Vieira e Dourado

O presidente do COPM, coronel Costa Junior, homenageou o coronel Astrogildo Piedade, ex-diretor de futebol de salão do clube militar, com o diploma de Sócio Benemérito, pelos relevantes serviços prestados. O coronel João Vieira foi o mestre de cerimônia do evento, que contou com a presença do coronel Dourado.




CONFRATERNIZAÇÃO

                                            O presidente Yedo Mendes com a diretoria do Cassazum

Tendo à frente o presidente Yedo Mendes e o vice João Ribeiro, a festa de confraternização do Cassazum foi um sucesso.




ALMOÇO DE FIM DE ANO

                                            Jesus de Nazareno de Sena com a diretoria da Asdefa

Sob o comando do presidente Jesus de Nazareno de Sena, a Asdefa realizou o tradicional almoço de confraternização para servidores e associados, que contou com a presença do superintendente da Ceplac, Raul Guimarães. Houve distribuição de cestas básicas.




RÉVEILLON NA AP



O Réveillon AP promete ser um dos eventos mais animados desse final de semana. O clube abriu espaço para o talento dos nossos artistas paraenses que vão comandar a festa até o sol raiar. A  atração nacional será a cantora Luciana Mello (foto) que participará como convidada do show de Arthur Espíndola. A programação começará às 19h na sede campestre e contará ainda com shows de Rafaella Travassos, Juliana Franco, Gabriel Xavier e os DJs Tarrika e Dan Miller.




PREMIAÇÃO DE ALUNOS

Será dia 24 de janeiro próximo a cerimônia de premiação dos alunos que tiveram seus trabalhos selecionados pelo 22º Concurso Cultural Calendário Sindcon/Secovi/PA. Os estudantes de escolas públicas e privadas desenvolveram frases e desenhos sobre o tema "Trabalho Infantil Não é Legal" e os 12 desenhos e as 12 frases ilustrarão o calendário 2022 do Sindcon. A cerimônia será realizada no auditório do sindicato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário