terça-feira, 28 de janeiro de 2014

O jardim da felicidade pode estar em você



Ao aproximar-se um novo ano, marco criado pelos homens para medir coisas materiais e imateriais, surge espontaneamente a necessidade de reflexão sobre o que temos feito e o que deixamos de fazer para nos conduzir à felicidade, como se ela fosse algo a ser conquistado de forma definitiva. Seria melhor compará-la a um jardim, que precisa permanentemente de cuidados.
Você é o jardineiro de si próprio. É quem decide o que plantar e cultivar: se amor ou ódio; caridade ou avareza; amizade ou inimizade; fraternidade ou discórdia e por aí vai. Uma coisa você não pode esquecer: do que você plantar, vai colher.
Por isso é preciso estar sempre atento em relação aos problemas e frustrações e refletir com serenidade para encontrar a melhor solução. Uma planta que não pode faltar em seu jardim chama-se "Pensamento Positivo", pois dela desabrocha uma linda flor chamada Esperança.
Aprenda a não agir apenas por impulso, mas sim aconselhado pela voz da razão. Estabeleça prioridades, para alcançar, de forma mais rápida e segura, as condições para eliminar as sensações desagradáveis que nos tornam infelizes, os desconfortos físicos como fome, sede e frio. Quando conseguimos estabelecer um ponto de equilíbrio em nossa vida,em relação a esses aspectos, sentimos sensação de prazer, mas não podemos esquecer que essa é uma sensação de felicidade originada a partir de problemas resolvidos,  situação essa que pode abranger, inclusive, questões emocionais, como a carência afetiva.
Para alcançar o estado de felicidade que nos proporciona tranquilidade, se faz necessário cultivar outra planta importante em nosso jardim, chamada "Espírito de Paz", pois o momentos verdadeiramente felizes são aqueles que vivemos quando estamos em paz com nossos semelhantes e, principalmente, com nós mesmos. Quando isso ocorre, seu jardim estará mais protegido de "pragas", posto que é adubado com convicção de vida.
Evidente que não existe um estado permanente de felicidade, mas há como vivê-la de forma mais perene. Cuidando bem da flor espiritual que existe em você, os momentos felizes ocorrerão em maior profusão, baseados em valores que atendam os seus verdadeiros anseios e não apenas aos prazeres ligados ao consumo de mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário