É comum
as pessoas tratarem com desprezo o tema etiqueta empresarial, não
tendo a real noção do quanto é importante que profissionais
possuam esse tipo de etiqueta. Assim, o impacto da implantação
desse tipo de ação é fundamental para a manutenção e o
crescimento de uma empresa. Segundo Celso Bazzola, consultor em
recursos humanos e diretor executivo da BAZZ Estratégia e Operação
de RH, etiqueta empresarial é um conjunto de cerimônias usadas no
trato entre pessoas e empresas, regidas pela boa educação, bom
comportamento, convenções sociais, ética profissional e
prescrições oficiais. Veja algumas dicas de etiqueta empresarial:
Você já
reparou que, muitas vezes, pessoas altamente profissionais e
competentes no que fazem acabam sendo demitidas de suas empresas e
outras (nem tão competentes assim) permanecem, atingindo promoções
e melhores oportunidades de carreira? Logo, podemos concluir que
competência técnica não é tudo e que aquelas pessoas que não têm
uma boa habilidade para criar relacionamentos, ou seja, etiqueta no
convívio, acabam tendo menores chances de sucesso.
A
vestimenta diz muito para as outras pessoas. Assim, é recomendável
usar roupas discretas, sem modismos. Decotes e cores berrantes,
dentre outros erros, devem ser evitados, sob pena de perder com a
seriedade.
Tome
cuidados com a higiene pessoal. O ditado a primeira impressão é a
que fica deve ser levado a sério, assim, seja sempre cordial e
prestativo, já em um primeiro contato.
Saiba
ouvir e falar na hora certa e tenha sempre cartões profissionais
disponíveis.
Ao entrar
em um local, peça licença. Busque cumprimentar todas as pessoas que
estiverem no local, mas só estenda a mão se o interlocutor o fizer
primeiro, e só se sente se for convidado por ele.
Se
comunique corretamente com as pessoas, busque olhar nos olhos,
demonstre atenção no que estão falando. Não se distraia durante a
conversa e busque estabelecer um diálogo.
Mantenha
uma postura correta. Não cruze os braços. Evite se sentar de
qualquer jeito, jogando o corpo na cadeira, como também não se
sente na beirada da cadeira. É importante uma boa acomodação,
porém, ereto e de forma adequada.
Seja
organizado e demonstre isso. Planeje adequadamente seu tempo e sua
mesa. Mantenha os papéis e arquivos de computador nos devidos
lugares, onde não só você, mas qualquer membro da empresa consiga
localizar quando necessário.
Respeite
os colegas e o espaço de trabalho. Não precisa ficar mudo durante o
expediente, mas evite, ao máximo, assuntos que exponham o seu lado
pessoal ou o de alguma outra pessoa. Fofocas nunca combinaram com o
ambiente profissional. Além disso, adeque a altura da sua voz ao
ambiente.
Cuidado
com a utilização de celulares no trabalho, evite ligações
pessoais e caso estas ocorram, busque ir para um local privado. Não
fale demasiadamente alto e muito menos utilize termos de baixo calão.
Também é necessário cuidado com outras ferramentas tecnológicas.
Bom humor
é uma necessidade nas empresas. Quando estiver tendo um dia difícil,
reflita se alguém do trabalho tem a obrigação de compartilhar as
dificuldades com você.
Contudo,
cuidado com as brincadeiras. Um ambiente de trabalho descontraído é
positivo, desde que sejam feitas apenas brincadeiras saudáveis, que
promovam um ambiente alegre e equilibrado.
Busque ter
“jogo de cintura” na hora de imprevistos e ouça a opinião dos
outros. Muitas vezes, de opiniões divergentes se chega a um ponto em
comum correto. É preciso saber argumentar e também, ceder.
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PENSE
NISSO
“A
amizade é um meio de nos isolarmos da humanidade cultivando algumas
pessoas”.
Carlos
Drummond de Andrade
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