sábado, 24 de setembro de 2016

Etiqueta empresarial pode salvar seu emprego e garantir promoção


É comum as pessoas tratarem com desprezo o tema etiqueta empresarial, não tendo a real noção do quanto é importante que profissionais possuam esse tipo de etiqueta. Assim, o impacto da implantação desse tipo de ação é fundamental para a manutenção e o crescimento de uma empresa. Segundo Celso Bazzola, consultor em recursos humanos e diretor executivo da BAZZ Estratégia e Operação de RH, etiqueta empresarial é um conjunto de cerimônias usadas no trato entre pessoas e empresas, regidas pela boa educação, bom comportamento, convenções sociais, ética profissional e prescrições oficiais. Veja algumas dicas de etiqueta empresarial: 

Você já reparou que, muitas vezes, pessoas altamente profissionais e competentes no que fazem acabam sendo demitidas de suas empresas e outras (nem tão competentes assim) permanecem, atingindo promoções e melhores oportunidades de carreira? Logo, podemos concluir que competência técnica não é tudo e que aquelas pessoas que não têm uma boa habilidade para criar relacionamentos, ou seja, etiqueta no convívio, acabam tendo menores chances de sucesso.

A vestimenta diz muito para as outras pessoas. Assim, é recomendável usar roupas discretas, sem modismos. Decotes e cores berrantes, dentre outros erros, devem ser evitados, sob pena de perder com a seriedade.

Tome cuidados com a higiene pessoal. O ditado a primeira impressão é a que fica deve ser levado a sério, assim, seja sempre cordial e prestativo, já em um primeiro contato.

Saiba ouvir e falar na hora certa e tenha sempre cartões profissionais disponíveis.
Ao entrar em um local, peça licença. Busque cumprimentar todas as pessoas que estiverem no local, mas só estenda a mão se o interlocutor o fizer primeiro, e só se sente se for convidado por ele.

Se comunique corretamente com as pessoas, busque olhar nos olhos, demonstre atenção no que estão falando. Não se distraia durante a conversa e busque estabelecer um diálogo.

Mantenha uma postura correta. Não cruze os braços. Evite se sentar de qualquer jeito, jogando o corpo na cadeira, como também não se sente na beirada da cadeira. É importante uma boa acomodação, porém, ereto e de forma adequada.

Seja organizado e demonstre isso. Planeje adequadamente seu tempo e sua mesa. Mantenha os papéis e arquivos de computador nos devidos lugares, onde não só você, mas qualquer membro da empresa consiga localizar quando necessário.

Respeite os colegas e o espaço de trabalho. Não precisa ficar mudo durante o expediente, mas evite, ao máximo, assuntos que exponham o seu lado pessoal ou o de alguma outra pessoa. Fofocas nunca combinaram com o ambiente profissional. Além disso, adeque a altura da sua voz ao ambiente.

Cuidado com a utilização de celulares no trabalho, evite ligações pessoais e caso estas ocorram, busque ir para um local privado. Não fale demasiadamente alto e muito menos utilize termos de baixo calão. Também é necessário cuidado com outras ferramentas tecnológicas.

Bom humor é uma necessidade nas empresas. Quando estiver tendo um dia difícil, reflita se alguém do trabalho tem a obrigação de compartilhar as dificuldades com você.

Contudo, cuidado com as brincadeiras. Um ambiente de trabalho descontraído é positivo, desde que sejam feitas apenas brincadeiras saudáveis, que promovam um ambiente alegre e equilibrado.

Busque ter “jogo de cintura” na hora de imprevistos e ouça a opinião dos outros. Muitas vezes, de opiniões divergentes se chega a um ponto em comum correto. É preciso saber argumentar e também, ceder.


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PENSE NISSO

A amizade é um meio de nos isolarmos da humanidade cultivando algumas pessoas”.

Carlos Drummond de Andrade

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