Todos os profissionais almejam um melhor salário, porém, em
momento de crise essa expectativa se reduz, sendo considerado muito difícil
atingir esse objetivo, mas não impossível. Segundo o diretor executivo da Bazz
Estratégia em RH, Celso Bazzola, a solicitação de aumento pode ser obtida,
desde que se estabeleça uma estratégia prévia. Confira as orientações.
O profissional deve ter em mente que a conquista deve estar
ligada aos resultados obtidos. Respeitando a política salarial e o momento da
empresa. Ter a sensibilidade para requerer este reajuste e saber o melhor
momento torna-se fundamental, assim, se deve criar um ambiente no qual se
estabelece a política do ganha a ganha.
Dentre as ações que podem aumentar as chances de um aumento
estão o desenvolvimento e formação, tempo de trabalho, desempenho e avaliação
pelo resultado.
Normalmente as empresas têm suas políticas de remuneração e
carreira, assim, em vez de pensar no melhor momento, se deve pensar que cada
ação e resultado pode proporcionar uma proximidade maior do momento de
conquista de aumento. O profissional deve se mostrar preparado para os
desafios, técnica e comportamentalmente, se mostrando apto às oportunidades.
Geralmente, o crescimento da empresa e da confiança no trabalho do colaborador
proporciona o melhor momento para o pedido. E como dito, sempre respeitando e
conhecendo as políticas da empresa que nortearão esse pedido.
Sempre uma conversa sobre reajustes salariais deve ser
realizada em momentos oportunos, com locais adequados e de preferência de
maneira bem amigável. O debate deve ser de forma transparente, onde as partes
expõem sua visão e necessidades, garantindo a possibilidade do feedback para se
chegar a um consenso seja lá qual for.
Ponto importante é ter clareza nos objetivos, sem deixar de
ser flexível. Também é fundamental a confiança, tanto na hora de pedir, como na
relação com o superior. Independente do resultado do pedido, passe uma imagem
profissional. Lembrando que os valores devem seguir os padrões do mercado.
Muitas vezes o resultado da conversa serão promessas, mas
como fazer com que essas sejam respeitadas? É importante cumprir promessas
profissionais, porém, é necessário levar em conta o momento da empresa. O que
pode parecer fácil hoje, amanhã pode se tornar impossível. Portanto, faça a sua
parte no sentido de resultados, desempenhos, posturas e se atente a prazos e ao
que foi prometido.
Ponto importante é documentar o que foi acordado, o que
facilmente pode ser feito por meio de e-mail, com o detalhamento do proposto,
pois será um documento assegurando o acordo da negociação. Caso as promessas
não sejam respeitadas é importante a realização de uma conversa mais franca,
analisando os motivos. Se houver persistência no ato de não cumprimento, se
deve avaliar uma possível mudança de rumo profissional. Cuidado para não se
utilizar dessas informações como forma de pressão e nunca tenha esse acordo
como algo garantido, devendo ser uma forma de lembrar do combinado, como uma
ata sobre o tema.
A crise não é motivo para voltar atrás no combinado, todavia
pode ser uma razão para repensar as bases negociadas. Nos períodos de
dificuldades, a flexibilidade é parte fundamental da habilidade profissional.
Se a empresa está em dificuldade se deve repensar reajustes salariais e o
profissional deve estar pronto e aberto para novos posicionamentos.
Em relação a negociação, é importante uma ação mais
transparente e argumentativa dos motivos que levam ao pedido. Ameaçar a empresa
na tentativa de sucesso no reajuste salarial é demonstrar que seus objetivos
pessoais estão acima de suas responsabilidades. O caminho mais adequado sempre
é a negociação entre as partes.
PENSE NISSO
“Pensamos demasiadamente e sentimos muito pouco.
Necessitamos mais de humildade que de máquinas. Mais de bondade e ternura que
de inteligência. Sem isso, a vida se tornará violenta e tudo se perderá”.
Charles Chaplin
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